DSpace/Manakin Repository

Hoje é dia de Maria: intertextualidade e vivências em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY, N. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Maria Edileuza da.
dc.contributor.referee2ID COSTA, M. E. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho é uma pesquisa de leitura literária em sala de aula com a primeira jornada da obra Hoje é dia de Maria (2005), de Luiz Fernando de Carvalho e Carlos Alberto de Abreu. A pesquisa teve como objetivo principal estudar a construção intertextual presente na primeira jornada da obra Hoje é dia de Maria a partir de uma proposta de leitura dos contos de fadas, dos contos populares e do texto dramático em sala de aula. O estudo compõe uma pesquisa-ação, desenvolvida com base em oficinas de leitura literária realizadas numa escola estadual de ensino fundamental e médio, no município de Campina Grande-Pb, tendo como colaboradores alunos do 7º, 8º e 9º anos, participantes do Projeto Mais Educação. No tocante ao referencial teórico, nos fundamentamos, dentre outros, em Ceccantini (2009), Zilberman (2009), Cavalcanti (2009), Candido (2004), Cosson (2006), Rios (2008), Colomer (2007), Bordini; Aguiar (1988) para tratar das questões referentes à leitura literária e/na escola; com relação à intertextualidade recorremos a Kristeva (2012), Samoyault (2008), Paulino; Walty; Cury (2010), Genette (2006). Já para as discussões envolvendo contos de fadas e a cultura popular, nos pautamos em Khéde (1986), Coelho (1985), Lúcio (2005), Chartier (2011), Traça (1992), Ayala (1988), Cascudo (1978), Abreu (2006). A pesquisa demonstrou que a leitura do texto literário em sala de aula contribui para o engajamento do aluno no processo de leitura e discussão da obra e que a literatura infanto-juvenil continua a ser uma alternativa para se trabalhar a obra literária em sala de aula, uma vez que, os contos de fadas permanecem abordando os elementos tradicionais como príncipes, bailes, feitiços para tratar do que mais nos humaniza no texto literário: as emoções, sensações e sentimentos. Além de encontrarem na intertextualidade uma possibilidade de recontar e atualizar suas histórias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Hoje é dia de Maria: intertextualidade e vivências em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2015-07-24
dc.description.abstract The present dissertation brings a reading suggestion for a Literature classroom with the first part of the work called Hoje é dia de Maria (2005), by Luiz Fernando de Carvalho and Carlos Alberto de Abreu. In this way, we aimed to study the intertextual construction present in the opening part of the cited work from a proposal based on the reading of fairy tales, folk tales and dramatic texts in classroom. With this, we developed an action research from literary reading workshops held in a public state school in Campina Grande-PB, having the 7th, 8th and 9th school graders as our research subjects. They participated in the program Mais Educação. Regarding the theoretical framework, we have considered, among others, Ceccantini (2009), Zilberman (2009), Cavalcanti (2009), Candido (2004) Cosson (2006), Rios (2008), Colomer (2007) and Bordini; Aguiar (1988) to address issues of literary reading and/in school. Regarding intertextuality, we resorted to Kristeva (2012), Samoyault (2008), Pauline; Walty; Cury (2010) and Genette (2006). Finally, for the discussions involving fairy tales and popular culture, we based on Khéde (1986), Coelho (1985), Lúcio (2005), Chartier (2011), Traça (1992), Ayala (1988), Cascudo (1978) and Abreu (2006). Some results have shown that the activity of reading literary texts in the classroom contributes to student‟s engagement in the process of reading and discussion of the work. It has also indicated that children's literature continues to be an alternative to work the literary text in the classroom, since the stories remain addressing some of the traditional elements that constitute a tale like princes, balls and spells that deal with emotions, sensations and feelings, that is, elements responsible for humanizing us in the literary text. In addition, to meeting in intertextuality a change to retell and update their stories. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27300
dc.date.accessioned 2022-09-19T19:43:37Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T19:43:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Intertextualidade pt_BR
dc.subject Ensino de Literatura Brasileira pt_BR
dc.subject Hoje é dia de Maria - Luiz Fernando de Carvalho e Carlos Alberto de Abreu pt_BR
dc.subject Leitura literária na escola pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Oficinas de leitura literária pt_BR
dc.subject Letramento infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Narrativas infantis pt_BR
dc.subject Literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Intertextuality pt_BR
dc.subject Teaching Brazilian Literature pt_BR
dc.subject Today is Maria's day - Luiz Fernando de Carvalho and Carlos Alberto de Abreu pt_BR
dc.subject Literary reading at school pt_BR
dc.subject Action research pt_BR
dc.subject Literary Reading Workshops pt_BR
dc.subject Children's literacy pt_BR
dc.subject Children's narratives pt_BR
dc.subject Children's Literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Elisângela Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Today is Maria's day: intertextuality and classroom experiences. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Elisângela Araújo. Hoje é dia de Maria: intertextualidade e vivências em sala de aula. 2015. 170f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27300 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta