dc.creator.ID |
BARBOSA, F. K.. L. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3662242058929178 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3662242058929178 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.referee2 |
DIONÍSIO, Angela Paiva. |
|
dc.contributor.referee3 |
SILVA, Williany Miranda. |
|
dc.description.resumo |
A tecnologia invadiu a sala de aula e trouxe consigo um mosaico multissemiótico,
representado por palavras, gestos, imagens, sons, animações etc. Essa mudança na
sociedade exige que a escola prepare a sua clientela para se adequar ao funcionamento
da sociedade cada vez mais digital e para a leitura de diferentes modos. Os avanços nos
recursos tecnológicos têm contribuído para a mudança em termos de ensinoaprendizagem
dos componentes curriculares das áreas de formação técnico-profissional,
o que implica a necessidade de se observar princípios de elaboração de materiais
didáticos tendo em vista o processo cognitivo de aprendizagem. Procurando inserir-se
nessa linha de reflexão, esta pesquisa busca investigar como o professor de língua
materna, através do seu deslocamento para os contextos disciplinares de formação
técnica, pode contribuir para auxiliar na aprendizagem ativa dos conteúdos dos diferentes
componentes curriculares. De modo específico, o estudo pretende descrever três
princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimodal (TCAM) em materiais
instrucionais de formação técnica disponíveis em ambiente virtual. O referencial teórico
utilizado para análise dos dados está representado pelas contribuições de estudos
situados em três campos: (a) dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN, 2009;
BAZERMAN & PRIOR, 2007; DEVITT, 2004; MILLER, 2012), (b) da interdisciplinaridade
como deslocamento de contexto (BAZERMAN, 2007; ETGES, 2011; FAZENDA, 2013;
MOURA, 2012) e (c) da aprendizagem multimodal (DIONISIO & VASCONCELOS, 2013;
MAYER, 2009 e 2010 [2008]). O primeiro campo tem como base o entendimento de que
o estudo dos gêneros é indissociável de seu contexto social e a inserção nesses
contextos favorece o conhecimento da cultura disciplinar. O segundo consiste na
interdisciplinaridade como deslocamento de contexto em que o professor de língua
materna pode contribuir de forma efetiva com adequação de materiais na área de
formação específica. O terceiro campo teórico enfoca fatores favoráveis à aprendizagem
multimodal na elaboração de material instrucional multimodal. Os dados da pesquisa são
de natureza documental e estão constituídos por quatro vídeos de domínio público
destinados à complementação da aprendizagem em ambiente virtual, para
acompanhamento de cursos presenciais em um curso de Mecatrônica do Instituto
Federal de Pernambuco - câmpus Caruaru. Os resultados da análise mostram que dois
dos materiais em referência apresentam fatores que não favorecem a aprendizagem
ativa, pois sobrecarregam os canais de processamento de informações, ora incluem
conteúdos irrelevantes. Os dois materiais seguintes, elaborados em parceria do professor
de componente de formação técnica com a professora de linguagem, atendem aos
princípios da TCAM. Como principal consequência desses resultados, a pesquisa aponta
para a necessidade do diálogo (inter)disciplinar entre o docente de língua materna e os
docentes das disciplinas de formação técnica, como forma de contribuir para a melhoria
da qualidade de materiais didáticos que envolvem multissemioses e da consequente
aprendizagem ativa dos estudantes em cursos profissionalizantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Análise de material didático na perspectiva da aprendizagem multimodal em um curso técnico integrado. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-09 |
|
dc.description.abstract |
Technology has invaded the classroom and has brought along a multisemiotic mosaic
represented by words, gestures, images, sounds, animations etc. That change in society
demands schools to prepare the population for the functioning of an increasing digital
society and to read different modes. The advances on technological resources have
contributed to the change in the components of curriculum considering the teachinglearning
aspects on the field of technical professional education, which imply the need to
observe the principals in the elaboration of didactic courseware based on the cognitive
learning process. Searching for that line of thought, this research investigates how the
mother language teachers, by their dislocation to disciplinary contexts in technical
formation, can contribute to aid the active learning of the subjects on different components
of curriculum. Specifically, the study intents to describe three principals of the Cognitive
Theory of Multimodal Learning (CTML) concerning instructional materials of technical
education available in virtual environment. The theoretical reference used for data
analysis is represented by the contributions from three research fields: (a) rhetorical
studies of genre (BAZERMAN, 2009; BAZERMAN & PRIOR, 2007; DEVITT, 2004;
MILLER, 2012), (b) interdisciplinarity as dislocation of context (BAZERMAN, 2007;
ETGES, 2011; FAZENDA, 2013; MOURA, 2012) and (c) multimodal learning (DIONISIO
& VASCONCELOS, 2013; MAYER, 2009 e 2010 [2008]). The first field is based on the
understanding that the study of genres is inseparable of its social context and the insertion
in these contexts favors the acknowledgement of the disciplinary culture. The second one
consists of the interdisciplinarity as a mother language teacher’s context dislocation
contributing effectively to the adequacy of materials on a specific area of expertise. The
third field focuses on multimodal learning, which aims to elaborate a multimodal
instructional material. The research data are of nature documentary and are constituted
by four public domain videos intended to learning complementation in learning virtual
environment, used as follow-up material on classroom courses of the Mechatronics
course in the Federal Institute of Pernambuco – Caruaru campus. The results of the
analysis show that two of the materials do not favor an active learning, once they either
overload information process channels or include irrelevant contents. The other two
prepared along with the language teachers and the teachers of the specific component
comply with the principals of the CTML. As main consequence of the results, the research
points to the necessary interdisciplinary dialog among the mother language teacher and
the teachers of the specific fields, as a way to contribute to the improvement of the
didactic courseware encompassing multisemiotic aspects and consequent active learning
of the students attending professional courses. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27301 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T19:45:33Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T19:45:33Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático - análise |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de material didático |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos - análise |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem multimodal |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio integrado |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria cognitiva da aprendizagem multimodal |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem em ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Instituto Federal de Educação de Pernambuco - Caruaru |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Mecatrônica - IFPE - Caruaru |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos retóricos de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Retórica de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching material - analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Analysis of teaching material |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resources - analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodal learning |
pt_BR |
dc.subject |
Language and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinary |
pt_BR |
dc.subject |
Integrated high school |
pt_BR |
dc.subject |
Cognitive theory of multimodal learning |
pt_BR |
dc.subject |
Learning in a virtual environment |
pt_BR |
dc.subject |
Federal Institute of Education of Pernambuco - Caruaru |
pt_BR |
dc.subject |
Mechatronics Course - IFPE - Caruaru |
pt_BR |
dc.subject |
Rhetorical studies of gender |
pt_BR |
dc.subject |
Gender rhetoric |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Flávia Karolina Lima Duarte. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of teaching material from the perspective of multimodal learning in an integrated technical course. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Flávia Karolina Lima Duarte. Análise de material didático na perspectiva da aprendizagem multimodal em um curso técnico integrado. 2014. 115f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27301 |
pt_BR |