DSpace/Manakin Repository

Análise de material didático na perspectiva da aprendizagem multimodal em um curso técnico integrado.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, F. K.. L. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3662242058929178 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3662242058929178 pt_BR
dc.contributor.referee1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.referee2 DIONÍSIO, Angela Paiva.
dc.contributor.referee3 SILVA, Williany Miranda.
dc.description.resumo A tecnologia invadiu a sala de aula e trouxe consigo um mosaico multissemiótico, representado por palavras, gestos, imagens, sons, animações etc. Essa mudança na sociedade exige que a escola prepare a sua clientela para se adequar ao funcionamento da sociedade cada vez mais digital e para a leitura de diferentes modos. Os avanços nos recursos tecnológicos têm contribuído para a mudança em termos de ensinoaprendizagem dos componentes curriculares das áreas de formação técnico-profissional, o que implica a necessidade de se observar princípios de elaboração de materiais didáticos tendo em vista o processo cognitivo de aprendizagem. Procurando inserir-se nessa linha de reflexão, esta pesquisa busca investigar como o professor de língua materna, através do seu deslocamento para os contextos disciplinares de formação técnica, pode contribuir para auxiliar na aprendizagem ativa dos conteúdos dos diferentes componentes curriculares. De modo específico, o estudo pretende descrever três princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimodal (TCAM) em materiais instrucionais de formação técnica disponíveis em ambiente virtual. O referencial teórico utilizado para análise dos dados está representado pelas contribuições de estudos situados em três campos: (a) dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN, 2009; BAZERMAN & PRIOR, 2007; DEVITT, 2004; MILLER, 2012), (b) da interdisciplinaridade como deslocamento de contexto (BAZERMAN, 2007; ETGES, 2011; FAZENDA, 2013; MOURA, 2012) e (c) da aprendizagem multimodal (DIONISIO & VASCONCELOS, 2013; MAYER, 2009 e 2010 [2008]). O primeiro campo tem como base o entendimento de que o estudo dos gêneros é indissociável de seu contexto social e a inserção nesses contextos favorece o conhecimento da cultura disciplinar. O segundo consiste na interdisciplinaridade como deslocamento de contexto em que o professor de língua materna pode contribuir de forma efetiva com adequação de materiais na área de formação específica. O terceiro campo teórico enfoca fatores favoráveis à aprendizagem multimodal na elaboração de material instrucional multimodal. Os dados da pesquisa são de natureza documental e estão constituídos por quatro vídeos de domínio público destinados à complementação da aprendizagem em ambiente virtual, para acompanhamento de cursos presenciais em um curso de Mecatrônica do Instituto Federal de Pernambuco - câmpus Caruaru. Os resultados da análise mostram que dois dos materiais em referência apresentam fatores que não favorecem a aprendizagem ativa, pois sobrecarregam os canais de processamento de informações, ora incluem conteúdos irrelevantes. Os dois materiais seguintes, elaborados em parceria do professor de componente de formação técnica com a professora de linguagem, atendem aos princípios da TCAM. Como principal consequência desses resultados, a pesquisa aponta para a necessidade do diálogo (inter)disciplinar entre o docente de língua materna e os docentes das disciplinas de formação técnica, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de materiais didáticos que envolvem multissemioses e da consequente aprendizagem ativa dos estudantes em cursos profissionalizantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Análise de material didático na perspectiva da aprendizagem multimodal em um curso técnico integrado. pt_BR
dc.date.issued 2014-09
dc.description.abstract Technology has invaded the classroom and has brought along a multisemiotic mosaic represented by words, gestures, images, sounds, animations etc. That change in society demands schools to prepare the population for the functioning of an increasing digital society and to read different modes. The advances on technological resources have contributed to the change in the components of curriculum considering the teachinglearning aspects on the field of technical professional education, which imply the need to observe the principals in the elaboration of didactic courseware based on the cognitive learning process. Searching for that line of thought, this research investigates how the mother language teachers, by their dislocation to disciplinary contexts in technical formation, can contribute to aid the active learning of the subjects on different components of curriculum. Specifically, the study intents to describe three principals of the Cognitive Theory of Multimodal Learning (CTML) concerning instructional materials of technical education available in virtual environment. The theoretical reference used for data analysis is represented by the contributions from three research fields: (a) rhetorical studies of genre (BAZERMAN, 2009; BAZERMAN & PRIOR, 2007; DEVITT, 2004; MILLER, 2012), (b) interdisciplinarity as dislocation of context (BAZERMAN, 2007; ETGES, 2011; FAZENDA, 2013; MOURA, 2012) and (c) multimodal learning (DIONISIO & VASCONCELOS, 2013; MAYER, 2009 e 2010 [2008]). The first field is based on the understanding that the study of genres is inseparable of its social context and the insertion in these contexts favors the acknowledgement of the disciplinary culture. The second one consists of the interdisciplinarity as a mother language teacher’s context dislocation contributing effectively to the adequacy of materials on a specific area of expertise. The third field focuses on multimodal learning, which aims to elaborate a multimodal instructional material. The research data are of nature documentary and are constituted by four public domain videos intended to learning complementation in learning virtual environment, used as follow-up material on classroom courses of the Mechatronics course in the Federal Institute of Pernambuco – Caruaru campus. The results of the analysis show that two of the materials do not favor an active learning, once they either overload information process channels or include irrelevant contents. The other two prepared along with the language teachers and the teachers of the specific component comply with the principals of the CTML. As main consequence of the results, the research points to the necessary interdisciplinary dialog among the mother language teacher and the teachers of the specific fields, as a way to contribute to the improvement of the didactic courseware encompassing multisemiotic aspects and consequent active learning of the students attending professional courses. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27301
dc.date.accessioned 2022-09-19T19:45:33Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T19:45:33Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Material didático - análise pt_BR
dc.subject Análise de material didático pt_BR
dc.subject Recursos didáticos - análise pt_BR
dc.subject Aprendizagem multimodal pt_BR
dc.subject Linguagem e ensino pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Ensino médio integrado pt_BR
dc.subject Teoria cognitiva da aprendizagem multimodal pt_BR
dc.subject Aprendizagem em ambiente virtual pt_BR
dc.subject Instituto Federal de Educação de Pernambuco - Caruaru pt_BR
dc.subject Curso de Mecatrônica - IFPE - Caruaru pt_BR
dc.subject Estudos retóricos de gênero pt_BR
dc.subject Retórica de gênero pt_BR
dc.subject Teaching material - analysis pt_BR
dc.subject Analysis of teaching material pt_BR
dc.subject Teaching resources - analysis pt_BR
dc.subject Multimodal learning pt_BR
dc.subject Language and teaching pt_BR
dc.subject Interdisciplinary pt_BR
dc.subject Integrated high school pt_BR
dc.subject Cognitive theory of multimodal learning pt_BR
dc.subject Learning in a virtual environment pt_BR
dc.subject Federal Institute of Education of Pernambuco - Caruaru pt_BR
dc.subject Mechatronics Course - IFPE - Caruaru pt_BR
dc.subject Rhetorical studies of gender pt_BR
dc.subject Gender rhetoric pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Flávia Karolina Lima Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of teaching material from the perspective of multimodal learning in an integrated technical course. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Flávia Karolina Lima Duarte. Análise de material didático na perspectiva da aprendizagem multimodal em um curso técnico integrado. 2014. 115f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27301 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta