DSpace/Manakin Repository

Seminários acadêmicos: concepções e estratégias didático-discursivas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FELICIANO, G. H . M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6079052757047144 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Lúcia de Fátima.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.description.resumo O seminário é um evento de oralidade formal, inserido em uma prática letrada avaliativa, com etapas bem definidas e unidades retóricas que encaminham a exposição ao alcance do seu objetivo. Para tanto, envolve interações, postura adequada dos envolvidos, gêneros diversos e estratégias de construção de conhecimentos, configurando-se como planejada na medida em que é pensada, organizada e projetada pelo grupo para a transposição do conteúdo, mas também sujeita à dinâmica da oralidade e do universo da sala de aula. Nesse sentido, a realização dessa prática no ensino superior, especificamente na formação de professores de língua portuguesa, contribui no desenvolvimento da competência comunicativa dos sujeitos e na formulação de estratégias flexíveis da prática docente, tanto no que diz respeito ao conteúdo, o fazer-saber, quanto à práxis, o saber-fazer. Diante desse contexto, essa dissertação visa contribuir para os estudos da oralidade formal através de uma reflexão mais aprofundada acerca do seminário no âmbito acadêmico, fornecendo subsídios para um trabalho interativo e eficiente com o evento, e, de modo específico: a) Identificar as concepções de seminário acadêmico que norteiam a prática e o discurso dos envolvidos; b) Descrever as estratégias didáticodiscursivas que permeiam o agir dos sujeitos implicados (professor e alunos); e c) Relacionar a utilização das estratégias didático-discursivas com a mobilização dos conhecimentos no momento da exposição oral. Atendendo aos objetivos, buscamos responder às seguintes questões de pesquisa: Qual(is) a(s) concepção(ões) de seminário acadêmico subjaz(em) às práticas realizadas? e De que maneira as estratégias didático-discursivas utilizadas nas diferentes fases de seminário acadêmico evidenciam a mobilização de conhecimentos expostos?; à luz dos conceitos de seminário, segundo Dolz e Schneuwly (2004), Vieira (2007), Silva (2007), Goulart (2010) e Meira e Silva (2013), de estratégias didático-discursivas, de acordo com Barros (1999), Matencio (2001) e Aparício (2001) e de competência comunicativa por Hymes (1972). A metodologia, de tipo etnográfico e caráter descritivointerpretativista, seguiu o procedimento de observação participante e sistemática dos momentos de execução e avaliação de dez seminários realizados no componente curricular Prática de Leitura e Produção de Textos II (PLPT II), ofertada pelo curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no período letivo de 2010.2. A análise dos dados revela ação e discurso dos seminaristas limitados à concepção de técnica, enquanto o professor, embasado pelo Interacionismo sociodiscursivo (ISD), compreende o seminário como prática letrada, desenvolvido por etapas de planejamento, execução e avaliação. Quanto às estratégias didático-discursivas, verificamos, quanto ao fazer-saber, ações relativas à interação e à resolução da questão, com a reformulação e a retomada como principais operações, mobilizando o conhecimento estilístico; e no tocante ao saber-fazer, estratégias de utilização do material e de interação mobilizando conhecimentos linguísticos, pragmáticos e textuais. Essas identificações atestaram a limitação ao cumprimento de tarefas estabelecidas durante as avaliações e a necessária relação entre conhecimento teórico e metodológico para o alcance do objetivo do seminário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Seminários acadêmicos: concepções e estratégias didático-discursivas. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The seminar is a formal oral event, placed into an evaluative literate practice, with welldefined steps and rhetorical units which conduct the exposure to reach one’s objective. For this reason, it involves interactions, proper posture of those involved, diverse genres and strategies of knowledge building, configuring it as something planned provided that it is designed and organized by the group for the implementation of content, but it is also subject to the dynamics of orality and the universe of the classroom. Accordingly, the realization of this practice in higher education, specifically in the education of Portuguese teachers, contributes to the development of the communicative competence of the participants and formulates flexible strategies of teaching practice, both with respect to its content and praxis. In this context, this thesis aims to contribute to the study of formal speaking skills through further reflection on the seminar in the academic context, providing support for an interactive and efficient work with the event, and, specifically: a) To identify the concepts of academic seminar that guide the practice and discourse of those involved; b) To describe the didactic and discursive strategies underlying the act of those involved (teacher and students); c) To relate the use of didactic and discursive strategies in mobilizing knowledge at the moment of oral exposure. In order to reach the objectives we seek to answer the following research questions: Which concept(s) regarding the academic seminar underlie the practice taking place? and How do the didactic and discursive strategies in the different phases of the academic seminar show the mobilization of knowledge?; in harmony with the concepts of the seminar, according to Dolz and Schneuwly (2004), Vieira (2007), Silva (2007), Goulart (2010) and Meira and Silva (2013), didactic and discursive strategies, according to Barros (1999), Matencio (2001) and Aparicio (2001) and communicative competence by Hymes (1972). The methodology employed is ethnographic and descriptive-interpretative, following the procedure of participant and systematic observation of the moments of implementation and evaluation of ten seminars as part of the curriculum component of Reading Practice and Text Production II (PLPT II), offered by the course of Letters at the Federal University of Campina Grande (UFCG), during the second semester of the 2010 school year. The data analysis reveals that the action and speech on the part of seminarians is limited to technical concepts, while the teacher, based on Socio-Discursive Interactionism (SDI), comprises the seminar as literate practice, developed in the stages of planning, execution and evaluation. As for didactic and discursive strategies, we find actions related to interaction and resolution of the question, with emphasis on reformulation and resumption as the main operations, thus mobilizing the stylistic knowledge; and with respect to the praxis, we perceived strategies in using the material and producing interaction, which resulted in the mobilization of linguistic, pragmatic and textual knowledge. These identifications testified limitations in the fulfillment of tasks applied during the assessment, and the necessary relationship between theoretical and methodological knowledge for achieving the objective of the seminar. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27302
dc.date.accessioned 2022-09-19T19:58:46Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T19:58:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Estratégias didático-discursivas pt_BR
dc.subject Seminário acadêmico pt_BR
dc.subject Mobilização de conhecimentos pt_BR
dc.subject Oralidade formal - seminário acadêmico pt_BR
dc.subject Formação de professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Didactic-discursive strategies pt_BR
dc.subject Academic seminar pt_BR
dc.subject Knowledge mobilization pt_BR
dc.subject Formal orality - academic seminar pt_BR
dc.subject Training of Portuguese language teachers pt_BR
dc.subject Sociodiscursive interactionism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FELICIANO, Glenda Hilnara Meira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Academic seminars: didactic-discursive concepts and strategies. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation FELICIANO, Glenda Hilnara Meira. Seminários acadêmicos: concepções e estratégias didático-discursivas. 2014. 114f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27302 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta