dc.creator.ID |
DINIZ, T. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, J. M. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9994199425868630 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.referee1ID |
TORRES, D. X. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Maria Helena Costa Carvalho de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ARAÚJO, M. H. C. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2022.tccmon.diniz |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores,
alunos dos anos finais e seus responsáveis, com o Ensino Remoto Emergencial, na Escola
Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo, na Paraíba. A pesquisa
realizada no ano de 2021 é um estudo quantitativo, que buscou a coleta de dados através da
plataforma on-line WhatsApp, e questionários impressos para os alunos e responsáveis que não
possuíam acesso à internet, elaborados na plataforma Google Forms, que foram enviados aos
participantes, respeitando o isolamento social estabelecido pelo Ministério da Saúde, no período
da pandemia de Covid-19. A partir da análise de dados e estudo bibliográfico ficou evidente
que os profissionais e alunos do município não estavam preparados para vivenciar essa nova
experiência, pois houve a exclusão de alunos no processo de ensino remoto. Além disso, foram
apresentadas dificuldades de acesso e de uso das tecnologias digitais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.title |
Os desafios do ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva de Amparo-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-02 |
|
dc.description.abstract |
The present work aims to analyze the challenges faced by teachers, students and their guardians,
with Emergency Remote Teaching, at the Municipal School of Basic Education Ildefonso
Anselmo da Silva in Amparo, Paraíba. The research carried out in 2021 is a quantitative study,
which sought to collect data through the WhatsApp online platform, and printed questionnaires,
prepared on the Google Forms platform, which were sent to participants, respecting the social
isolation established by the Ministry. of Health, in the period of the Covid-19 pandemic. From
the data analysis and bibliographic study, it was evident that professionals and students in the
municipality were not prepared to experience this new experience, as students were excluded
from the remote teaching process. In addition, difficulties in accessing and using digital
technologies were presented. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27303 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T20:39:11Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T20:39:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Educação a distância |
pt_BR |
dc.subject |
Distance education |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Digital technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
School and technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal Idelfonso |
pt_BR |
dc.subject |
Idelfonso Municipal School |
pt_BR |
dc.subject |
Anselmo da Silva – Amparo - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Anselmo da Silva – Amparo - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Desigualdade de acesso à internet |
pt_BR |
dc.subject |
Inequality of internet access |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DINIZ, Thamires Maciel. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The challenges of remote teaching in the final years of elementary school, at the Municipal School of Basic Education Ildefonso Anselmo da Silva de Amparo-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DINIZ, Thamires Maciel. Os desafios do ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Educação Básica Idelfonso Anselmo da Silva – Amparo - PB. 2022. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27303 |
pt_BR |