DSpace/Manakin Repository

Os desafios do ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva de Amparo-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DINIZ, T. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, J. M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9994199425868630 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Maria Helena Costa Carvalho de.
dc.contributor.referee2ID ARAÚJO, M. H. C. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2022.tccmon.diniz
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores, alunos dos anos finais e seus responsáveis, com o Ensino Remoto Emergencial, na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva em Amparo, na Paraíba. A pesquisa realizada no ano de 2021 é um estudo quantitativo, que buscou a coleta de dados através da plataforma on-line WhatsApp, e questionários impressos para os alunos e responsáveis que não possuíam acesso à internet, elaborados na plataforma Google Forms, que foram enviados aos participantes, respeitando o isolamento social estabelecido pelo Ministério da Saúde, no período da pandemia de Covid-19. A partir da análise de dados e estudo bibliográfico ficou evidente que os profissionais e alunos do município não estavam preparados para vivenciar essa nova experiência, pois houve a exclusão de alunos no processo de ensino remoto. Além disso, foram apresentadas dificuldades de acesso e de uso das tecnologias digitais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Os desafios do ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Educação Básica Ildefonso Anselmo da Silva de Amparo-PB. pt_BR
dc.date.issued 2022-09-02
dc.description.abstract The present work aims to analyze the challenges faced by teachers, students and their guardians, with Emergency Remote Teaching, at the Municipal School of Basic Education Ildefonso Anselmo da Silva in Amparo, Paraíba. The research carried out in 2021 is a quantitative study, which sought to collect data through the WhatsApp online platform, and printed questionnaires, prepared on the Google Forms platform, which were sent to participants, respecting the social isolation established by the Ministry. of Health, in the period of the Covid-19 pandemic. From the data analysis and bibliographic study, it was evident that professionals and students in the municipality were not prepared to experience this new experience, as students were excluded from the remote teaching process. In addition, difficulties in accessing and using digital technologies were presented. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27303
dc.date.accessioned 2022-09-19T20:39:11Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T20:39:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Educação a distância pt_BR
dc.subject Distance education pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Digital technologies pt_BR
dc.subject Escola e tecnologias pt_BR
dc.subject School and technologies pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Escola Municipal Idelfonso pt_BR
dc.subject Idelfonso Municipal School pt_BR
dc.subject Anselmo da Silva – Amparo - PB pt_BR
dc.subject Anselmo da Silva – Amparo - PB pt_BR
dc.subject Desigualdade de acesso à internet pt_BR
dc.subject Inequality of internet access pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Thamires Maciel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The challenges of remote teaching in the final years of elementary school, at the Municipal School of Basic Education Ildefonso Anselmo da Silva de Amparo-PB. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Thamires Maciel. Os desafios do ensino remoto nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Educação Básica Idelfonso Anselmo da Silva – Amparo - PB. 2022. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27303 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta