DSpace/Manakin Repository

Da margem para o centro da aula: leituras e discussões sobre a representação feminina em contos de Maria Valéria Rezende.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, M. N. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2778503692271034 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.advisor1ID NÓBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 NEVES, Ana Lúcia Maria de Souza.
dc.contributor.referee1ID NEVES, A. L. M. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee2ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.description.resumo O estudo de Literatura, durante décadas, esteve restrito a historiografia, através da exposição cronológica das escolas literárias, autores, datas e características principais dos períodos literários. Entretanto, pesquisas têm revelado que esse tipo de ensino não surte efeito desejado quanto à formação de leitores críticos e autônomos. Em face do exposto, surge o desejo de agregar a linha de pesquisa da Pós-graduação em Linguagem e Ensino um trabalho que se dedique aos aspectos estéticos do texto bem como sua dimensão social, que parte primordialmente da leitura. Para isso elegemos dois contos de Maria Valéria Rezende: “O mundo visto do alto” e “O tempo em que Dona Eulália foi feliz”, como objeto de estudo. A partir da análise do corpus, buscamos responder a seguinte problemática: como ocorre a recepção dos contos por parte dos alunos e quais relações poderão ser construídas a partir de contos que tematizam a condição feminina e a realidade social que os circunda? Para tanto, a pesquisa objetivou analisar a recepção dos alunos do 2° ano do ensino médio no que diz respeito à representação feminina em contos da autora citada. Desta forma, os demais objetivos foram dedicados a conhecer parte da obra da escritora paraibana e sua localização cultural num contexto em que o cânone é constituído por escritores; ler o texto literário em sala de aula e a partir dessa leitura, estimular os alunos a construir uma significação para a obra; discutir com os colaboradores acerca das identidades femininas e das práticas sociais que as envolvem; observar e refletir que caminhos os alunos construíram para expressar essa temática. A coleta de dados se deu por meio do registro de áudio, das anotações da pesquisadora no decorrer da intervenção, entrevistas não diretivas com o ex-professor da turma, questionários de pesquisa e um grupo no facebook, no qual ficaram registrados fotos e uma encenação filmada pelos alunos. Os pressupostos teóricos norteadores dessa pesquisa estão fundamentados em três vertentes: a primeira ligada ao estudo de gêneros; a segunda destinada a compreender a recepção do texto literário e a terceira, relacionada ao ensino de literatura. Deste modo, o estudo de gênero se deu a partir de Butler (2010), Holanda (2003), Falci (2002), Perrot (2013) e Duarte(2003). Quanto à recepção do texto literário, as principais bases teóricas foram Jauss (1994), Iser (1996) e a metodologia estético-recepcional proposta por Aguiar e Bordini (1988).Para isso, utilizamos a estratégia de compartilhamento de leitura, sugerida por Colomer (2007) e a mediação de leitura tal qual como trata Petit (2008). Quanto ao ensino, buscamos os documentos: Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM, 2006) e Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006), bem como a perspectiva de letramento literário e sistematização da leitura proposta por Cosson (2006). Os resultados da pesquisa revelam que abordar a literatura a partir da leitura do texto literário se traduz como uma tarefa que desperta a fruição estética e contribui para a formação de um letramento que se pretenda literário. Foi através da leitura, discussões, debates e produções textuais que os alunos vivenciarem a experiência estética. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Da margem para o centro da aula: leituras e discussões sobre a representação feminina em contos de Maria Valéria Rezende. pt_BR
dc.date.issued 2014-09-24
dc.description.abstract During decades the study of literature has been restricted to historiography, through the chronologic exposition of literary movements, their main characteristics and authors. However, this kind of teaching does not contribute to the development of readers' autonomy and criticality, as suggested by researchers. Therefore, the desire to add a study focused on the aesthetic aspects of literary texts as well as on their social dimension to the 'Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino'. Based on this will, we chose two short stories of Maria Valeria Rezende, "O Mundo visto do alto" and "O tempo em que Dona Eulalia foi feliz", as our object for study. This research aimed at describing and analyzing the reception of the texts by a group of high-school-second-year students of a public institution in the City of Campina Grande, observing how feminine issues were taken and reworked by them. Data collection was carried out through audio recording, notes taken during the intervention, non-directive interviews with students' former teacher, survey questionnaires, and a webpage on Facebook where photos of a play enacted and filmed by students were displayed. Theoretical assumptions which guided this research are divided into three tenets: the first is related to gender studies; the second to the understanding of the reception of literary texts and the third related to the teaching of literature. Concerning gender studies, we highlight the following works: Butler (2010), Holanda (2003), Falci (2002), Perrot (2013) and Duarte (2003). For the reception of literary texts, Jauss (1994), Iser (1996) and the aesthetic-recepcional methodology proposed by Aguiar and Bordini (1988). The methodology applied gave special attention to shared reading (Colomer, 2007) and reading mediation (Petit, 2008). Regarding education, the following documents were considered: 'Orientações Curriculares para o Ensino Médio' (OCEM, 2006) and 'Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba' (2006), as well as the perspective of literary literacy and systematization of reading proposed by Cosson (2006). The findings reveal that it is possible to approach literature from the reading of literary texts, through discussions, debates and text production, enabling students to experience the aesthetic experience. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27304
dc.date.accessioned 2022-09-20T09:38:35Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-20T09:38:35Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Maria Valéria Rezende - escritora Paraibana pt_BR
dc.subject Estética da recepção - contos pt_BR
dc.subject Conto - recepção pt_BR
dc.subject Aulas de literatura - ensino médio pt_BR
dc.subject Representação feminina na literatura - contos pt_BR
dc.subject Literatura Paraibana pt_BR
dc.subject Escritora Paraibana pt_BR
dc.subject Texto literário em sala de aula pt_BR
dc.subject Recepção do texto literário - ensino médio pt_BR
dc.subject Compartilhamento de leitura pt_BR
dc.subject Teaching literature pt_BR
dc.subject Maria Valéria Rezende - writer from Paraíba pt_BR
dc.subject Reception aesthetics - short stories pt_BR
dc.subject Tale - reception pt_BR
dc.subject Literature classes - high school pt_BR
dc.subject Female representation in literature - short stories pt_BR
dc.subject Literature from Paraíba pt_BR
dc.subject Writer from Paraíba pt_BR
dc.subject Literary text in the classroom pt_BR
dc.subject Reception of the literary text - high school pt_BR
dc.subject Read sharing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Mariana Nunes Ribeiro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From the margin to the center of the class: readings and discussions about female representation in stories by Maria Valéria Rezende. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Mariana Nunes Ribeiro de. Da margem para o centro da aula: leituras e discussões sobre a representação feminina em contos de Maria Valéria Rezende. 2014. 135f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27304 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta