DSpace/Manakin Repository

A crônica como recurso pedagógico para o resgate das memórias em sala de aula: uma intervenção para o 9 do ensino fundamental II.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/1955601247389545 pt_BR
dc.creator.Lattes BEZERRA, J. V. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo textuais em sala de aula numa perspectiva interdisciplinar, sobretudo, porque permite ao aprendiz relacionar os diferentes usos da língua e da linguagem a outros saberes constituídos dialogicamente dentro e fora da escola. Um desses gêneros é a crônica, tomada aqui como instrumento rico para, através da leitura e da escrita, percorrer saberes de uma cidade, de um povo, de um A presente pesquisa tem como foco a importância do trabalho com os gêneros momento, dentre outros, conhecimentos esses vivos na memória e na história de uma comunidade. Nessa direção, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar como a abordagem interdisciplinar, atravessada, sobretudo, pela dinamicidade dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa, pode ser utilizada como ferramenta para discutir com os alunos os aspectos linguísticos, discursivos e históricos que os textos encerram. Partindo deste objetivo geral, foi elencado como objetivos específicos da investigação: a) apresentar as contribuições da abordagem dos gêneros textuais e da interdisciplinaridade para práticas exitosas nas aulas de língua portuguesa; b) discorrer sobre o papel social do gênero crônica para debater em sala de aula valores históricos, discursivos e sociais que envolvem os alunos, sobretudo, os da cidade de Cajazeiras- PB; c) propor uma sequência didática para alunos do Ensino Fundamental II com foco no trabalho interdisciplinar a partir do gênero crônica. Para desenvolvê-la, é pertinente as contribuições de Marcuschi (2008), Sá (2008), Dolz; Schneuwly (2010a), dentre outros. Quanto à metodologia, é uma pesquisa básica, exploratória, bibliográfica e qualitativa. Ao final da pesquisa, é importante trabalhar em favor de práticas com o ensino de língua portuguesa fundamentadas no trabalho com sequências didáticas, metodologia essa comprovadamente eficaz para o êxito dos aprendizes nos processos de leitura e de escrita. Como forma de valorizar os aspectos históricos de uma localidade e suas memórias, foi proposta uma sequência didática cujo plano de fundo é lançar um olhar interdisciplinar através da leitura e produção do gênero crônica em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A crônica como recurso pedagógico para o resgate das memórias em sala de aula: uma intervenção para o 9 do ensino fundamental II. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract The present research focuses on the importance of working with textual genres in the classroom from an interdisciplinary perspective, above all, because it allows the learner to relate the different uses of language and language to other dialogically constituted knowledge inside and outside school. One of these genres is the chronicle, taken here as a rich instrument for, through reading and writing, exploring the knowledge of a city, a people, a moment, among others, knowledge that is alive in the memory and history of a community. In this direction, the present research has as general objective to investigate how the interdisciplinary approach, crossed, above all, by the dynamics of the textual genres in the Portuguese language classes, can be used as a tool to discuss with students the linguistic, discursive and historical aspects that the texts contain. Based on this general objective, we list as specific objectives of the investigation: a) to present the contributions of the textual genres approach and interdisciplinarity to successful practices in Portuguese language classes; b) to describe the social role of the chronicle genre to classroom discussion about historical, discursive and social values that involve students, especially those from the town of Cajazeiras-PB; c) to propose a didactic sequence for Elementary School II students with a focus on interdisciplinary work from the chronicle genre. To develop it, we started with the contributions of Marcuschi (2008), Sá (2008), Dolz and Schneuwly (2010a), among others. As for the methodology, it is a basic, exploratory, bibliographic and qualitative research. At the end of the research, we advocate practices with the teaching of Portuguese language based on working with didactic sequences, a methodology that has been proven to be effective for the success of learners in the processes of reading andwriting. As a way of valuing the historical aspects of a locality and its memories, a didactic sequence was proposed whose background is to launch an interdisciplinary look through the reading and production of the chronicle genre in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27312
dc.date.accessioned 2022-09-20T12:03:26Z
dc.date.available 2022-09-20
dc.date.available 2022-09-20T12:03:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Gênero crônica pt_BR
dc.subject Memórias pt_BR
dc.subject Usos da Língua pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Aulas de Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Produção de Crônica pt_BR
dc.subject Textual Genre pt_BR
dc.subject Chronic genre pt_BR
dc.subject Memoirs pt_BR
dc.subject Uses of Language pt_BR
dc.subject Interdisciplinary pt_BR
dc.subject Language pt_BR
dc.subject Portuguese language classes pt_BR
dc.subject Chronicle production pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Júlia Vitória Menezes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The chronicle as a pedagogical resource for the rescue of memories in the classroom: an intervention for the 9th of elementary school II. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA,Júlia Vitória Menezes.A crônica como recurso pedagógico para o resgate das memórias em sala de aula: uma intervenção para o 9 do ensino fundamental II. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta