dc.creator.ID |
HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1526892603003096 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOARES JÚNIOR, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
DOS SANTOS SOARES JÚNIOR, AZEMAR. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5548182860228173 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BATISTA, Ricardo dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BATISTA, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6384260374646803 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
MENESES, Joedna Reis. |
|
dc.contributor.referee3ID |
MENESES, J. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
MENESES, JOEDNA REIS DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9425453622434049 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
CURY, Claudia Engler. |
|
dc.contributor.referee4ID |
CURY, C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2093931424355800 |
pt_BR |
dc.contributor.referee5 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.referee5ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee5ID |
Oliveira, Iranilson Buriti de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee5ID |
OLIVEIRA, IRANILSON BURITI. |
pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Essa dissertação tem por objetivo analisar os discursos pedagógicos sobre a Aids
publicados no jornal Nós Por Exemplo no período que compreende o recorte que vai de
1991 a 1995. As notícias publicadas no referido jornal continham orientações para os
leitores a respeito do sexo seguro como também de informações sobre a doença.
Compreendemos que esses discursos se configuravam como práticas educativas a partir
do momento que buscavam promover nos leitores do jornal hábitos higiênicos pautados
pelo saber médico a respeito do tema. Para tanto, inspirado pelos modos de fazer história,
possibilitados pela História Cultural, me apropriarei dos conceitos de biopolítica de
Michel Foucault (1988), de sensibilidades a partir dos escritos de Sandra Pesavento
(2007), de doença de acordo com Jacques Le Goff (1985), doença como metáfora
conforme Susan Sontag (2007) e estigma de acordo Erving Goffman (2013).
Metodologicamente, me apoiei em Michel Foucault (2014) para operar a análise do
discurso, que só pode se referir a coisas ditas, a frases que foram realmente pronunciadas
ou escritas, a elementos significantes que foram traçados ou articulados e, mais
precisamente, a essa singularidade que as faz existirem, as oferece à observação, à leitura,
a uma reativação e apropriação dos discursos de uma dada época e em uma determinada
sociedade, para problematizar os discursos pedagógicos sobre a aids publicados no
impresso no recorte em análise. Conclui-se que, por se tratar de um periódico voltado
para o público gay, existia um interesse de desenvolver um cuidado de si nesse público
por meio da promoção da vida, uma biopolítica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-07-14 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this dissertation is to analyze the pedagogical discourses about AIDS
published in the journal Nós Por Exemplo in the period that comprises the clipping from
1991 to 1995. The news published in that journal contained guidelines for readers about
safe sex as well as about information about the disease. We understand that these
discourses were configured as educational practices from the moment they sought to
promote hygienic habits in the newspaper readers guided by medical knowledge about
the subject. Therefore, inspired by the ways of making history, made possible by Cultural
History, I will appropriate the concepts of biopolitics by Michel Foucault (1988), of
sensibilities from the writings of Sandra Pesavento (2007), of illness according to Jacques
Le Goff (1985), disease as a metaphor according to Susan Sontag (2007) and stigma
according to Erving Goffman (2013). Methodologically, I relied on Michel Foucault
(2014) to operate discourse analysis, which can only refer to things said, sentences that
were actually uttered or written, significant elements that were traced or articulated and,
more precisely, this uniqueness that makes them exist, offers them to observation, to
reading, to a reactivation and appropriation of the discourse of a given time and in a given
society, in order to problematize the pedagogical discourses about AIDS published in the
printed section in the analysis. It is concluded that since it is a periodical aimed at the gay
public, there was an interest in developing self-care in this public through the promotion
of life, a biopolitics. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27315 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-20T12:16:10Z |
|
dc.date.available |
2022-09-20 |
|
dc.date.available |
2022-09-20T12:16:10Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
História Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal Nós por Exemplo – Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Discursos Pedagógicos – AIDS |
pt_BR |
dc.subject |
AIDS – Práticas Educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Homossexualidade – Biopolítica – Jornal Nós Por Exemplo |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural History |
pt_BR |
dc.subject |
Newspaper Nós por Example – Analysis of the speech |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Discourses - AIDS |
pt_BR |
dc.subject |
AIDS - Practices Educational |
pt_BR |
dc.subject |
Homosexuality – Biopolitics – Jornal Nós Por Example |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The educational practices of AIDS in the newspaper Nós Por Exemple (1991- 1995). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza. As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991-1995). 2021. 174fl. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. |
pt_BR |