DSpace/Manakin Repository

As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1526892603003096 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
dc.contributor.referee1ID SOARES JÚNIOR, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS. pt_BR
dc.contributor.referee1ID DOS SANTOS SOARES JÚNIOR, AZEMAR. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5548182860228173 pt_BR
dc.contributor.referee2 BATISTA, Ricardo dos Santos.
dc.contributor.referee2ID BATISTA, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6384260374646803 pt_BR
dc.contributor.referee3 MENESES, Joedna Reis.
dc.contributor.referee3ID MENESES, J. R. pt_BR
dc.contributor.referee3ID MENESES, JOEDNA REIS DE. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/9425453622434049 pt_BR
dc.contributor.referee4 CURY, Claudia Engler.
dc.contributor.referee4ID CURY, C. E. pt_BR
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/2093931424355800 pt_BR
dc.contributor.referee5 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee5ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee5ID Oliveira, Iranilson Buriti de. pt_BR
dc.contributor.referee5ID OLIVEIRA, IRANILSON BURITI. pt_BR
dc.contributor.referee5Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.description.resumo Essa dissertação tem por objetivo analisar os discursos pedagógicos sobre a Aids publicados no jornal Nós Por Exemplo no período que compreende o recorte que vai de 1991 a 1995. As notícias publicadas no referido jornal continham orientações para os leitores a respeito do sexo seguro como também de informações sobre a doença. Compreendemos que esses discursos se configuravam como práticas educativas a partir do momento que buscavam promover nos leitores do jornal hábitos higiênicos pautados pelo saber médico a respeito do tema. Para tanto, inspirado pelos modos de fazer história, possibilitados pela História Cultural, me apropriarei dos conceitos de biopolítica de Michel Foucault (1988), de sensibilidades a partir dos escritos de Sandra Pesavento (2007), de doença de acordo com Jacques Le Goff (1985), doença como metáfora conforme Susan Sontag (2007) e estigma de acordo Erving Goffman (2013). Metodologicamente, me apoiei em Michel Foucault (2014) para operar a análise do discurso, que só pode se referir a coisas ditas, a frases que foram realmente pronunciadas ou escritas, a elementos significantes que foram traçados ou articulados e, mais precisamente, a essa singularidade que as faz existirem, as oferece à observação, à leitura, a uma reativação e apropriação dos discursos de uma dada época e em uma determinada sociedade, para problematizar os discursos pedagógicos sobre a aids publicados no impresso no recorte em análise. Conclui-se que, por se tratar de um periódico voltado para o público gay, existia um interesse de desenvolver um cuidado de si nesse público por meio da promoção da vida, uma biopolítica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991- 1995). pt_BR
dc.date.issued 2021-07-14
dc.description.abstract The purpose of this dissertation is to analyze the pedagogical discourses about AIDS published in the journal Nós Por Exemplo in the period that comprises the clipping from 1991 to 1995. The news published in that journal contained guidelines for readers about safe sex as well as about information about the disease. We understand that these discourses were configured as educational practices from the moment they sought to promote hygienic habits in the newspaper readers guided by medical knowledge about the subject. Therefore, inspired by the ways of making history, made possible by Cultural History, I will appropriate the concepts of biopolitics by Michel Foucault (1988), of sensibilities from the writings of Sandra Pesavento (2007), of illness according to Jacques Le Goff (1985), disease as a metaphor according to Susan Sontag (2007) and stigma according to Erving Goffman (2013). Methodologically, I relied on Michel Foucault (2014) to operate discourse analysis, which can only refer to things said, sentences that were actually uttered or written, significant elements that were traced or articulated and, more precisely, this uniqueness that makes them exist, offers them to observation, to reading, to a reactivation and appropriation of the discourse of a given time and in a given society, in order to problematize the pedagogical discourses about AIDS published in the printed section in the analysis. It is concluded that since it is a periodical aimed at the gay public, there was an interest in developing self-care in this public through the promotion of life, a biopolitics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27315
dc.date.accessioned 2022-09-20T12:16:10Z
dc.date.available 2022-09-20
dc.date.available 2022-09-20T12:16:10Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject História Cultural pt_BR
dc.subject Jornal Nós por Exemplo – Análise do discurso pt_BR
dc.subject Discursos Pedagógicos – AIDS pt_BR
dc.subject AIDS – Práticas Educativas pt_BR
dc.subject Homossexualidade – Biopolítica – Jornal Nós Por Exemplo pt_BR
dc.subject Cultural History pt_BR
dc.subject Newspaper Nós por Example – Analysis of the speech pt_BR
dc.subject Pedagogical Discourses - AIDS pt_BR
dc.subject AIDS - Practices Educational pt_BR
dc.subject Homosexuality – Biopolitics – Jornal Nós Por Example pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The educational practices of AIDS in the newspaper Nós Por Exemple (1991- 1995). pt_BR
dc.identifier.citation HENRIQUES, Adolfo Veiller Souza. As práticas educativas da AIDS no jornal Nós Por Exemplo (1991-1995). 2021. 174fl. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta