DSpace/Manakin Repository

O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4707786439893157 pt_BR
dc.creator.Lattes SOUSA, K. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes CORRÊA, A. M. S.; pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Com a ampla difusão dos sistemas digitais na sociedade atual, a comunicação torna-se, cada vez mais plural e, por conseguinte, multimodal. Nesse contexto, a interação entre as informações verbais e não verbais expandiu o conceito de texto que se caracteriza por englobar múltiplas formas de linguagem e isso faz com que docentes e discentes de Língua Portuguesa teçam outros olhares sobre os gêneros textuais e suas potencialidades no âmbito escolar. Nesta perspectiva, este trabalho têm o intuito de debater o gênero textual charge na perspectiva multimodal por atrair o leitor pelo modo crítico, reflexivo e de forma humorada. Portanto, destacamos como objetivo geral discutir o potencial metodológico do trabalho com a multimodalidade presente no gênero charge para o ensino de Língua Portuguesa nas aulas da 3ª série do ensino médio. Como objetivos específicos delineamos: apresentar a multimodalidade e as suas contribuições no ensino de Língua Portuguesa; definir o gênero charge, suas características, origem e diferenciando-a do cartum e da caricatura; descrever proposta pedagógica com charges pautada no modelo de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para a 3ª série do ensino médio. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica, quanto aos objetivos se caracteriza como exploratória com abordagem qualitativa, de acordo com Prodanov e Freitas (2013). As discussões realizadas nesse escrito pautaram-se nas contribuições de: Kress e Van Leeuwen (2006, 2011), Dionísio (2005,2014), Lima (2015), Rojo (2012), Ribeiro (2017) e entre outros pesquisadores. Como resultados evidenciamos a importância de o professor utilizar essa diversidade de textos que é apresentada de forma contínua durante as práticas sociais dos estudantes, entre eles a charge visto que, ao priorizarem o trabalho com os elementos verbovisuais possibilitará leituras aprofundadas sobre esses gêneros a fim de tornar o processo de aprendizagem mais detalhado e reflexivo. Outrossim, apresentamos uma cartilha com proposta de atividades que pode ser aplicada por docentes dessa etapa de ensino e que foi organizada em 11 aulas, com atividades que versam sobre as características da charge, sobre elementos que favorecem a leitura desse texto, a produção e exposição dos resultados pelos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-02
dc.description.abstract With the wide diffusion of digital systems in today's society, communication becomes increasingly plural and, therefore, multimodal. In this context, the interaction between verbal and non-verbal information expanded the concept of text, which is characterized by encompassing multiple forms of language and this makes Portuguese Language teachers and students weave different views on textual genres and their potential in the school environment. In this perspective, this work aims to debate the textual genre charge in a multimodal perspective by attracting the reader through a critical, reflective and humorous way. Therefore, we highlight as a general objective to discuss the methodological potential of working with the multimodality present in the charge genre for the teaching of Portuguese Language in the classes of the 3rd grade of high school. As specific objectives we outline: to present the multimodality and its contributions in the teaching of Portuguese Language; define the cartoon genre, its characteristics, origin and differentiating it from the cartoon and the caricature; to describe a pedagogical proposal with cartoons based on the didactic sequence model of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) for the 3rd grade of high school. The methodology used is of a bibliographic nature, as for the objectives it is characterized as exploratory with a qualitative approach, according to Prodanov and Freitas (2013). The discussions held in this writing were based on the contributions of: Kress and Van Leeuwen (2006, 2011), Dionísio (2005, 2014), Lima (2015), Rojo (2012), Ribeiro (2017) and among other researchers. As a result, we evidence the importance of the teacher using this diversity of texts that is presented continuously during the social practices of the students, among them the cartoon, since, by prioritizing the work with the verbal-visual elements, it will allow in-depth readings about these genres in order to make the learning process more detailed and reflective. Furthermore, we present a booklet with a proposal of activities that can be applied by teachers of this stage of teaching and that was organized in 11 classes, with activities that deal with the characteristics of the cartoon, on elements that favor the reading of this text, the production and exhibition of results by students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27316
dc.date.accessioned 2022-09-20T12:38:54Z
dc.date.available 2022-09-20
dc.date.available 2022-09-20T12:38:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Charge pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Multimodality pt_BR
dc.subject Textual Genre pt_BR
dc.subject Cartoon pt_BR
dc.subject Text pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Karina Marcelino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The genre charge in Portuguese language classes: a pedagogical proposal for the 3rd grade of high school. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA,Karina Marcelino de.O gênero charge nas aulas de língua portuguesa: uma proposta pedagógica para a 3º série do ensino médio. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta