DSpace/Manakin Repository

Oficina de leitura: uma proposta de formação continuada para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
dc.contributor.referee2 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.description.resumo Para que a leitura se torne um hábito e, mais ainda, para que seja um ato prazeroso, o processo é gradativo, e a atuação do professor mediador é crucial para adjuvar na formulação de ideias, pensamentos, imaginação, de modo a despertar nos alunos o gosto por ler, atrelando-o ao que vivenciam diariamente. Desse modo, a associação da atividade leitora a situações do cotidiano estimula o interesse dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo propor uma intervenção pedagógica de formação continuada para os professores de Ensino Fundamental, com ênfase na mediação em leitura. Para atingir essa meta, articulamos conceitos da Sociolinguística Interacionista Escolar com a mediação em eventos de leitura; discutimos sobre a formação continuada de professores da Educação Básica, com destaque para a do professor letrador; e elaboramos uma oficina como proposta de formação continuada sobre a mediação em leitura sob a perspectiva da Sociolinguística Interacionista Escolar, que também fundamenta teoricamente este trabalho, a partir de Bortoni-Ricardo (2004). Essa teoria considera a escola como ambiente propício para que cada indivíduo contribua à sua maneira com a atividade comunicativa, orientado por um mediador que conduza o diálogo sem descartar as características interacionais de cada sujeito. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, básica, aplicada, de abordagem qualitativa. As discussões teóricas resultaram em oficinas que orientam a utilização das pistas de contextualização como forma de andaimes nos eventos de leitura em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Oficina de leitura: uma proposta de formação continuada para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract The way reading becomes a habit and, even more, a pleasurable practice involves a gradual process in which the mediator teacher plays a crucial role in assisting the formulation of ideas, thoughts, and imagination in awakening in students the taste for reading, in addition to linking it to the daily experience. Therefore, the association of reading activities with everyday situations stimulates students' interest. In this context, the present work proposes a pedagogical intervention of continuing education for elementary school teachers, emphasizing reading mediation. To achieve this goal, we articulated concepts of School Interactionist Sociolinguistics with the reading mediation events; discussed the continuing education of Basic Education teachers, with an emphasis on the literacy teacher; and developed a workshop as a proposal for continuing education on reading mediation from the perspective of School Interactionist Sociolinguistics, which also theoretically supports this work, following the appointment of Bortoni-Ricardo (2004). This theory considers the school as a favorable environment for each individual to contribute in their way with the communicative activity, guided by a mediator who conducts the dialogue without discarding the interactional characteristics of each subject. It is a bibliographical, basic, applied research with a qualitative approach. The theoretical discussions resulted in workshops that guide contextualization clues as a form of scaffolding in classroom reading events. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27317
dc.date.accessioned 2022-09-20T12:48:37Z
dc.date.available 2022-09-20
dc.date.available 2022-09-20T12:48:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Sociolinguística interacional pt_BR
dc.subject Mediação docente pt_BR
dc.subject Mediação de leitura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Interactional sociolinguistics pt_BR
dc.subject Teaching mediation pt_BR
dc.subject Reading mediation pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Thaís de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading workshop: a proposal for continuing education for teachers in the final years of Elementary School. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Thaís de Souza. Oficina de leitura: uma proposta de formação continuada para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta