DSpace/Manakin Repository

Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/1613348617915290 pt_BR
dc.creator.Lattes RAMALHO, K. É. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes FERREIRA JUNIOR, Nelson; pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Ligia Regina Calado de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Francisca Alves da.
dc.description.resumo Esse trabalho tem a pretensão de promover o letramento literário por meio de uma proposta didática a partir da obra O Quinze da autora cearense Rachel de Queiroz em turmas da 3º série do ensino médio. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: refletir sobre aspectos do letramento literário e sua importância para a formação do leitor crítico reflexivo e propor uma sequência didática expandida tendo como foco o letramento literário e o romance escolhido para esse estudo. Para a realização do nosso trabalho, selecionamos como aporte teórico: Cosson (2021), BNCC (2018), OCEM (2006) dentre outros. Para tanto, temos um estudo aplicado, de cunho exploratório e de método bibliográfico. A base teórica aborda temáticas que tratam sobre as questões do letramento literário e também sobre a fortuna crítica da obra como Andrade (2020) Schmidt (2020) e Medeiros (2010). Como resultado da pesquisa, elaboramos uma sequência didática direcionada a alunos da 3° série do Ensino Médio e fundamentada no modelo de sequência expandida de Cosson (2021). Tal sequência foi desenvolvida com atividades que contribui com o letramento literário e a formação leitora. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Letramento literário: uma sequência didática da obra "O quinze" de Rachel de Queiroz. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-26
dc.description.abstract This work intends to promote literacy literacy through a didactic proposal from O quinze by the natural author of the state of Ceará Raquel de Queiroz, to 3rd year high school students. For this goal to be achieved, the specific objectives of this proposal are the following: to reflect on literacy literacy aspects and their importance for the reader's formation and propose an expanded didactic sequence focusing on the literacy literacy from the novel selected for this study. For the accomplishment of our work, contributions to the theoretical discussions were used Cosson (2021), BNCC (2018), OCEM (2006), among others. For that, we have applied study, exploratory and bibliographic methods. The theoretical basis addresses issues of literary literacy and also the critical fortune of the work and we followed studies of Andrade (2020), Schmidt (2020), and Medeiros (2010). As a result of this research, we elaborated a didactic sequence focused on students from the 3rd year of high school, following the sequence model by Cosson (2021). Such a sequence was developed with activities that intend to put into practice the literacy literacy, which should culminate in the formation of readers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27319
dc.date.accessioned 2022-09-20T13:00:48Z
dc.date.available 2022-09-20
dc.date.available 2022-09-20T13:00:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Queiroz Rachel O quinze pt_BR
dc.subject Literary Literacy pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Queiroz Rachel The Fifteen pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMALHO, Karintya Évillyn Xavier.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literary literacy: a didactic sequence of Rachel de Queiroz's work "The fifteen". pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation RAMALHO,Karintya Évillyn Xavier. Letramento literário: uma sequência didática da obra " O quinze" de Rachel de Queiroz. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta