DSpace/Manakin Repository

Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, V. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3954981300450760 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA , Francisca Damiana Formiga.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo A Gramática contextualizada é a gramática dos usos cujo foco de análise é o texto. Por este viés, esta pesquisa tem como objetivo explorar o uso dos verbos no imperativo em anúncios publicitários como forma de trabalhar a gramática contextualizada nas aulas de língua portuguesa do 9° ano do ensino fundamental. Para tanto, refletimos sobre a importância da gramática contextualizada nas aulas de língua portuguesa; analisamos o uso dos verbos no imperativo em anúncios publicitários de acordo com a teoria funcionalista; e desenvolvemos uma proposta didática direcionada ao estudo dos verbos imperativos em anúncios publicitários. Nessa direção, esta investigação fundamenta-se, essencialmente, nos aportes teóricos do funcionalismo da linguagem com Neves (2001, 2018), considerando também Cunha (2010) e outros autores que defendem esta teoria; nos estudos sobre o ensino de gramática contextualizada com Antunes (2007, 2014); nos estudos dos gêneros textuais/discursivos com Bakhtin (2000), bem como no aporte teórico do procedimento de Sequência Didática com os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este trabalho centra-se na metodologia de pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa. O universo da pesquisa são os anúncios publicitários. Desse universo, o corpus escolhido foram três anúncios publicitários; dois pertencentes à esfera comercial e um de uma campanha governamental de vacinação. A categoria de análise foram os verbos imperativos nos anúncios publicitários. E para olharmos com objetividade para essa categoria, os critérios foram: identificar a função dos verbos imperativos; a importância dos verbos imperativos para alcançar o propósito comunicativo do gênero anúncio publicitário; e a relevância desses verbos para a composição do gênero. Como resultados desta investigação, foi elaborada uma Sequência Didática para o trabalho contextualizado dos verbos no imperativo em anúncios publicitários pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-22
dc.description.abstract The contextualized grammar is the grammar of uses whose analysis focus is the text. So, from this perspective, this research aims to demonstrate the use of imperative verbs in advertisements as a way to work the contextualized grammar at the Portuguese language classes in the 9th grade of elementary school. Therefore, we reflect about the importance of contextualized grammar at the Portuguese language classes; we analyzed the use of verbs in the imperative form in the advertisements according to the functionalist theory; and we also developed a didactic proposal aimed at the study of imperative verbs in advertisements. That way, this investigation is essentially based on the functional theoretical contributions of language by Neves (2001, 2018), also considering Cunha (2010) and other authors who defend this theory; in studies about the teaching of contextualized grammar with Antunes (2007, 2014); in the studies of textual/discursive genres by Bakhtin (2000), as well as in the theoretical contribution of the Didactic Sequence procedure with the studies of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). This work focuses on applied research methodology, with a qualitative approach. The research universe is based on the advertisements that present imperative verbs. From this universe, we chose three advertisements as the corpus. The category of analysis, a priori, were the imperative verbs presents in the advertisements. And to look objectively to that category, the criteria were: to identify the function of imperative verbs; importance of imperative verbs to achieve the communicative purpose of the advertisements; and the relevance of these verbs to the composition of the genre. As the result of this investigation, a Didactic Sequence was elaborated for the contextualized work of verbs in the imperative form presents on the advertisements genre. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27320
dc.date.accessioned 2022-09-20T13:06:20Z
dc.date.available 2022-09-20
dc.date.available 2022-09-20T13:06:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject Verbos imperativos pt_BR
dc.subject Anúncios publicitários pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Grammar pt_BR
dc.subject Imperative verbs pt_BR
dc.subject Advertising pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Vanessa Leite.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contextualized grammar and the use of imperative verbs in advertisements advertising: a study proposal for the 9th grade. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Vanessa Leite. Gramática contextualizada e o uso dos verbos imperativos em anúncios publicitários: uma proposta de estudo para o 9º ano. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta