DSpace/Manakin Repository

Práticas com os aspectos fonológicos da língua na BNCC: reflexões ao professor de educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA JUNIOR, W. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8424236167485158 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAZ, Rafael Francisco.
dc.contributor.referee2 SILVA , Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo Os campos da Fonética e da Fonologia foram reconhecidos e estudados pela Linguística, e, hoje, são relacionados ao ensino de línguas como fundamentais em processos como, a construção de uma consciência fonológica e a produção de sentidos, seja do texto oral ouescrito. Além disso, os processos fonológicos, de reconhecimento da Fonologia Gerativa, estãointrinsecamente relacionados ao desenvolvimento da linguagem pelo aprendiz, sendo um aliado na construção de habilidades como ler e escrever. Dito isso, esse trabalho, produzido a partir do projeto de pesquisa Diretrizes para o trabalho com fonética e fonologia na base nacionalcomum curricular (BNCC) e suas implicações para as práticas de ensino de língua portuguesa,vinculado ao Grupo de Pesquisa “Mediação – Grupo de pesquisa sobre as práticas de escrita,oralidade e mediação docente”, teve como objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular(BRASIL, 2018), documento norteador de ensino nacional, com o intuito de investigar qual espaço dado por ela à Fonética e à Fonologia, tendo em vista que ambas se constituem fundamentais à formação linguística do aprendiz nos processos de aprendizado e desenvolvimento da leitura e da escrita. Desta forma, seguimos uma metodologia de cunho qualitativo e interpretativo dos dados, além de documental, e que foi baseada em teóricos quetêm a devida relevância nos estudos linguísticos que dialogam com os campos em questão (MORAIS, 2020; ROBERTO, 2016; LEE 2017; SIMÕES, 2006; OTHERO, 2005;RODRIGUES, 2005; SCHANE 1975.) Assim, foram discutidos os quadros de habilidades previstas pela BNCC, que competem aos anos iniciais e finais do ensino fundamental, percebendo qual corrente fonética/fonológica eles abarcavam, considerando como são estabelecidas as relações entre os conteúdos pragmáticos e pressuposições fonológicas da língua. Ao final, apontamos que enquanto nos anos iniciais a BNCC prevê, em maior número, habilidades que dialogam com a Fonética e a Fonologia estrutural para a construção do processo desenvolvimento linguístico do aprendiz, nos anos finais do ensino fundamental ela pouco destaca a importância desses dois campos, supervalorizando o ensino de língua portuguesa a partir dos gêneros textuais, deixando lacunas referentes à exploração do funcionamento da língua através dos processos fonológicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Práticas com os aspectos fonológicos da língua na BNCC: reflexões ao professor de educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract The fields of Phonetics and Phonology have been recognized and studied by Linguistics, and today are related to language teaching as fundamental in processes such as the construction of phonological awareness and the production of meaning, whether in oral or written text. Moreover, the phonological processes of recognition of Generative Phonology, are intrinsically related to the development of language by the learner, being an ally in the construction of skills such as reading and writing. That said, this work, produced from the research project Guidelines for work with Phonetics and Phonology in Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and its implications for the teaching practice of Portuguese language, linked to the Research Group that "Mediation - Research group on writing practices, orality and teaching mediation", aimed to analyze the Base Nacional Comum Curricular (BRAZIL, 2018), a guiding document for Nacional education, to investigate the space given by it to Phonetics and Phonology, considering that both are fundamental to the linguistic training of learner in the processes of learning and development of reading and writing. In this way, we followed a qualitative and interpretive methodology, as well as a documental one, based on theoreticians who have due relevance in linguistic studies that dialogue with the fields in question (MORAIS, 2020 ROBERTO, 2016; LEE 2017; SIMÕES, 2006; OTHERO, 2005; RODRIGUES, 2005; SCHANE 1975). Thus, the frameworks of skills provided by the BNCC, which compete with the early and final years of elementary school, were discussed, noticing which phonetic/phonological current they encompassed, and considering how the relations between pragmatic contents and phonological presuppositions of the language established. In the end, we pointed out that while the early years of BNCC provide more skills that dialogue with Phonetics and structural Phonology for the construction of the linguistic development process of the learner, in the final years of elementary school, it hardly highlights the importance of these two fields, overvaluing the teaching of Portuguese language based on textual genres, leaving gaps concerning the exploration of how language works through phonological processes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27321
dc.date.accessioned 2022-09-20T13:38:22Z
dc.date.available 2022-09-20
dc.date.available 2022-09-20T13:38:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Fonética pt_BR
dc.subject Fonologia pt_BR
dc.subject Formação linguística pt_BR
dc.subject Ensino de línguas pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Processo de aprendizado leitura e escrita pt_BR
dc.subject Phonetics pt_BR
dc.subject Phonology pt_BR
dc.subject Language training pt_BR
dc.subject Language teaching pt_BR
dc.subject Common National Curriculum Base pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Learning process reading and writing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA JUNIOR, Wellington Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Practices with the phonological aspects of language in the BNCC: reflections to the basic education teacher. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA JUNIOR, Wellington Gomes de. Práticas com os aspectos fonológicos da língua na BNCC: reflexões ao professor de educação básica. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta