Dépôt DSpace/Manakin

A recepção da poesia de Sérgio de Castro Pinto no ensino médio.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID OLIVEIRA, G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7602985463269236 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Eli Brandão da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, E. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.referee2ID WANDERLEY, N. A. pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho, refletimos sobre uma experiência de leitura do livro O Cristal dos Verões (2007), de Sérgio de Castro Pinto, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Massaranduba (PB) em 2014. O propósito dessa experiência foi verificar como se daria a recepção de poemas cuja temática fosse voltada para o homem e seus dilemas. No que concerne à coleta de dados, utilizamos: diário de campo, gravações das aulas em áudio, registro por meio de fotos, questionários e a página criada no facebook. A fundamentação, no âmbito da crítica literária, se pautou nas contribuições de: Barbosa Filho (1989), (2008), Brito (1995), Lima (1968) e Paz (1982). Quanto aos aspectos voltados para o ensino de literatura, tivemos como aporte teórico: Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007), Cosson (2006), (2014), Jauss (1994) Jouve (2002), Iser (1996), Guimarães (2012), Pinheiro (2007), Rezende (2013) e Zilberman (1989). Nesse sentido, constatou-se, durante a intervenção, que a adoção de uma metodologia mais dialógica e interativa, quanto ao trabalho com a poesia em sala de aula, revela que os alunos conseguiram perceber nos poemas de Castro Pinto temas voltados para a dimensão do humano. A postura de valorização do leitor, também contribuiu para que eles percebessem aspectos formais nos poemas lidos. Portanto, os resultados alcançados nos indicam que a partir do momento em que se pensa metodologicamente a abordagem da poesia em sala de aula, com base na leitura dos textos e não na aquisição de um saber sobre a literatura, os discentes conseguem participar mais ativamente da aula, mostrando entusiasmo e interesse diante da presença de temas vinculados às suas vivências pessoais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title A recepção da poesia de Sérgio de Castro Pinto no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2015-07-24
dc.description.abstract The reception of Sérgio de Castro Pinto's poetry in high school In this dissertation we reflected upon a reading experience with the work “O Cristal dos Verões” (2007) by Sergio de Castro Pinto, with high school students of a public school in Massaranduba (PB) in 2014. Our objective was to verify the reception of poems thematizing the self and its dilemmas with High school first graders. To reach this aim, we used field diary, audio recordings of some literature classes, photographs, questionnaires and a specific page on Facebook. In this sense, our data revealed that the adoption of a more dialogical and interactive methodology to work poetry in class enabled students to see themes related to the human dimension in the studied poems. Besides, the appreciation of the reader also led students to realize formal aspects in the analyzed poems. Regarding the criticism, we based our work on the contributions of Barbosa Filho (1989, 2008), Brito (1995), Lima (1968) and Paz (1982). As for aspects related to the teaching of literature, we had as theoretical support Bordini and Aguiar (1988), Colomer (2007) Cosson (2006), (2014), Jauss (1994), Jouve (2002), Iser (1996) Guimarães (2012), OCEM (2008), Pinheiro (2007), Rao (2013), RCEM-PB (2006) and Zilberman (1989). Therefore, the results indicate that whilst we think methodologically of teaching poetry based on experiences in classroom, the students are able to participate more actively in the poetry reading, showing enthusiasm and interest in themes linked to their personal experiences. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27324
dc.date.accessioned 2022-09-20T17:10:53Z
dc.date.available 2022-09-20
dc.date.available 2022-09-20T17:10:53Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Poetas Paraibanos pt_BR
dc.subject Sérgio de Castro Pinto - Poeta Paraibano pt_BR
dc.subject Poesia no ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino de literatura - poesia pt_BR
dc.subject Estética da recepção pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Lirismo e antilirismo - poesia pt_BR
dc.subject Sanhauá - poesia de Sérgio Castro Pinto pt_BR
dc.subject Ensino médio - literatura pt_BR
dc.subject Função social da poesia - escola pt_BR
dc.subject Facebook - grupo pt_BR
dc.subject Rede social Facebook pt_BR
dc.subject Poets from Paraíba pt_BR
dc.subject Sérgio de Castro Pinto - Poet from Paraíba pt_BR
dc.subject High school poetry pt_BR
dc.subject Teaching Literature - Poetry pt_BR
dc.subject Reception aesthetics pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Lyricism and antilyricism - poetry pt_BR
dc.subject Lyricism and antilyricism - poetry pt_BR
dc.subject High school - literature pt_BR
dc.subject Social function of poetry - school pt_BR
dc.subject Facebook - group pt_BR
dc.subject Facebook social network pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Gabriela Santana de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reception of Sérgio de Castro Pinto's poetry in high school pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Gabriela Santana de. A recepção da poesia de Sérgio de Castro Pinto no ensino médio. 2015. 171f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27324 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte