DSpace/Manakin Repository

A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, L. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2837745068895198 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.referee2 LACERDA, Andréa Maria de Araújo.
dc.description.resumo Este trabalho apresenta a leitura e recepção de textos literários no âmbito da sala de aula. A pesquisa teve por objetivo geral estudar a representação da mulher na poesia e na prosa de Adélia Prado e refletir sobre a recepção pelos alunos. Este estudo constituise uma pesquisa-ação, desenvolvida através de aulas de leitura literária e discussões realizadas em uma escola da rede pública, no município de Pocinhos-PB, tendo como colaboradores alunos do 3º ano do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos aos estudos de Iser(1996), Jauss (1994), para tratar sobre a recepção do texto literário; Jouve(2002), Kleiman (1996) Cosson (2009), Rouxel (2013), Rezende (2013), no que se refere ao ensino de leitura e literatura; Soares(1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) para a análise dos textos de Adélia; Aguiar e Bordini (1993), Cosson (2009) no que concerne aos aspectos metodológicos. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência literária realizada, conseguimos aproximar os alunos do texto literário. Constatou-se que desenvolver um trabalho de literatura com estudantes da EJA é possível desde que saibamos reconhecer a riqueza de informações que são compartilhadas durante as aulas, pois tais alunos trazem consigo experiências, ideologias e expectativas que são facilmente discutidas em sala. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. pt_BR
dc.date.issued 2015-07
dc.description.abstract This paper presents proposed reading and reception of literary texts within the classroom. The research aimed to study the representation of women in poetry and prose Adelia Prado and reflect on the reception by the students. This study is an action research, developed through literary reading lessons and discussions at the public school in the municipality of Pocinhos-PB, with students employees of the 3rd year of high school EJA (Youth and Adult Education). As theoretical research framework, we use the ideas Iser (1996), Jauss (1994), to deal in receiving the literary text; Jouve (2002), Kleiman (1996), Cosson (2009) Rouxel (2013), Rao (2013) with regard to the teaching reading and literature; Soares (1999), Alves (1992), Oliveira (2012), Hohlfeldt (2000) for review of Adelia texts; Aguiar and Bordini (1993) Cosson (2009) with respect to methodological aspects. The survey results revealed that, through literary experimentation carried out, bring students to the literary text. It was found that the development of a work of literature with the EJA of students is possible since we can recognize the wealth of information that is shared during classes, such as students bring with them experiences, ideologies, expectations and values that are easily exploited in the discussions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328
dc.date.accessioned 2022-09-20T20:42:24Z
dc.date.available 2022-09-20
dc.date.available 2022-09-20T20:42:24Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Adélia Prado - escritora pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Estética da recepção pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Textos narrativos em sala de aula pt_BR
dc.subject Poemas em sala de aula pt_BR
dc.subject Representação da mulher na poesia - Adélia Prado pt_BR
dc.subject Prosa - Adélia Prado pt_BR
dc.subject Representação da mulher na prosa - Adélia Prado pt_BR
dc.subject Recepção do texto literário pt_BR
dc.subject Ensino de literatura - educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Adelia Prado - writer pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - EJA pt_BR
dc.subject Reception aesthetics pt_BR
dc.subject Teaching Literature pt_BR
dc.subject Narrative texts in the classroom pt_BR
dc.subject Poems in the Classroom pt_BR
dc.subject Representation of women in poetry - Adélia Prado pt_BR
dc.subject Prose - Adélia Prado pt_BR
dc.subject Representation of women in prose - Adélia Prado pt_BR
dc.subject Reception of the literary text pt_BR
dc.subject Teaching Literature - Youth and Adult Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Laysa Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reception of poems and narrative texts by Adélia Prado by EJA students. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Laysa Cavalcante. A recepção de poemas e textos narrativos de Adélia Prado por alunos da EJA. 2015. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27328 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta