DSpace/Manakin Repository

Professora de língua portuguesa em início de carreira: autonomia e adaptação em atividades de ensino.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9385656394838920 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.advisor1ID RAFAEL, E. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 pt_BR
dc.contributor.referee1 REICHMANN, Carla.
dc.contributor.referee1ID REICHMANN, C. pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.referee2ID ARAÚJO, D. L. pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa buscou investigar o trabalho de uma professora em início de carreira, em contexto de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objeto de pesquisa as atividades profissionais de ensino, manifestadas através de um relato de atividades e das aulas de língua portuguesa ministradas em contexto inicial de docência. Partindo do pressuposto de que um professor pode agir adaptando-se ao contexto de trabalho, mantendo as rotinas padronizadas pela escola, bem como pode, aos poucos, alterar tais rotinas, desenvolvendo ações mais autônomas, essa pesquisa objetivou, de modo mais específico, (1) Identificar os indícios de adaptação e/ou autonomia subjacentes às minhas atividades profissionais durante o meu primeiro ano de trabalho e (2) Analisar como esses indícios se manifestaram nessas atividades. Para compreender como se manifestam tais ações profissionais, busquei, dentro dos estudos em ciências sociais, explicações referentes ao conceito de rotinização e posicionamento social (GIDDENS, 2009), por entender que autonomia e/ou adaptação estão interligadas às rotinas estruturadas pela sociedade. Ainda no capítulo teórico, assumo a concepção de linguagem e ensino como prática social. Para ancorar a denominação “autonomia” utilizo as discussões de Contreras (2012) e de outras pesquisas em LA que trazem à tona este conceito. A análise também apoiou-se nos estudos sobre Linguagem e Trabalho, relativos ao trabalho docente (AMIGUES, 2004) e em Educação, relativos ao planejamento de ensino (ZABALA, 1998). O corpus de análise desta pesquisa foi constituído por (1) relato de atividades que reconstruíram as primeiras experiências de ensino e (2) aulas audiogravadas e transcritas referentes ao segundo semestre de trabalho. Esses dados foram analisados conjuntamente, a partir das categorias relacionadas à seleção de objetivos e de conteúdos e seleção e elaboração de materiais. Os resultados demonstraram que os indícios de adaptação manifestaram-se através de atividades de ensino que já eram institucionalizadas na rotina escolar. Os indícios de autonomia, por sua vez, manifestaram-se através de ações em que as escolhas profissionais guiaram-se, em boa parte dos dados analisados, pelo envolvimento dos alunos no processo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Professora de língua portuguesa em início de carreira: autonomia e adaptação em atividades de ensino. pt_BR
dc.date.issued 2015-07-31
dc.description.abstract Portuguese language teacher at the beginning of her career: autonomy and adaptation in teaching activities. This research aims to investigate the work of a teacher at the start of the career in the context of the Youth and Adult Education (YAE). The objects of research are the professional teaching activities revealed by means of an activity report and through Portuguese lessons held at the initial stage of teaching. Given that a teacher is capable of adapting to the working environment, acting all the way through the routines standardized by the school, and gradually changing such routines, developing more autonomous actions, this research specifically aims to (1) Identify evidences of adaptation and/or autonomy underlying my professional activities during my first year of work and (2) Analyze how such evidences are demonstrated in those activities. In order to understand how those professional actions take place, I have sought explanations concerning the concept of routinization and social positioning (GIDDENS, 2009) within the studies in social sciences; understanding that autonomy and/or adaptation are related to routines structured by society. Also in the theoretical chapter, I hold up the notion of language and education as social practices. In the attempt to anchor the term "autonomy", I use Contreras’ (2012) discussions as well as other researches in Apllied Linguistics (AL) that bring up this concept. The analysis also relied on studies of Language and Work, related to teaching (AMIGUES, 2004) and of Education, concerning the teaching planning (ZABALA, 1998). The corpus of this research consists of (1) an activity report that reconstructed the first educational experiences and (2) audio-recorded and transcribed classes from the second semester of work. The data were analyzed in conjunction, throughout the categories related to the selection of the objectives and contents as well as the selection and elaboration of materials. The results showed that the evidences of adaptation were demonstrated during teaching activities previously institutionalized in the school routine. Otherwise, in most cases, evidences of autonomy were expressed through professional choices conducted by the student’s involvement in the process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27330
dc.date.accessioned 2022-09-21T09:44:14Z
dc.date.available 2022-09-20
dc.date.available 2022-09-21T09:44:14Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Formação de professores - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Autonomia docente pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Professor de língua portuguesa - início de carreira pt_BR
dc.subject Relatos de atividades - aulas de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Posicionamento social - Giddens pt_BR
dc.subject Linguagem e ensino pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Teacher training - Portuguese language pt_BR
dc.subject Teacher autonomy pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - EJA pt_BR
dc.subject Portuguese language teacher - early career pt_BR
dc.subject Activity reports - Portuguese language classes pt_BR
dc.subject Social Positioning - Giddens pt_BR
dc.subject Language and teaching pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Jardiene Leandro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Portuguese language teacher in early career: autonomy and adaptation in teaching activities. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Jardiene Leandro. Professora de língua portuguesa em início de carreira: autonomia e adaptação em atividades de ensino. 2015. 115f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27330 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta