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A recepção da poesia de autoria feminina por mulheres em privação de liberdade

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dc.creator.ID MACEDO, F. I. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria Tavares da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, M. T. pt_BR
dc.contributor.referee2 SEGABINAZI, Daniela.
dc.contributor.referee2ID SEGABINAZI, D. pt_BR
dc.description.resumo O debate em torno da formação de leitores é sempre acompanhado por vários questionamentos sobre que tipo de leitor se deseja formar. Pensando nas necessidades de formação de leitores de literatura em ambiente de exclusão, realizamos experiência de leitura com a poesia de autoria feminina, junto a mulheres em privação de liberdade na Penitenciária Feminina de Campina Grande, através de oficinas de leitura. A pesquisa foi motivada pelas seguintes questões: há espaços de leitura literária na Penitenciária Feminina de Campina Grande? Quais são os espaços disponíveis? Como eles funcionam? Favorecem a interação entre texto e leitor, contribuindo, assim, para a formação de leitores? Que tipo de leitura literária está ao alcance desse público? A partir dessas questões definimos como objetivo geral: contribuir para a formação leitora de mulheres em privação de liberdade, reclusas na Penitenciária Feminina de Campina Grande/PB, a partir de poemas de autoria feminina. Para alcançar tal objetivo definimos as ações que corroboraram nos objetivos específicos: investigar quais são os espaços de leitura disponíveis na Penitenciária Feminina de Campina Grande; verificar se esses espaços auxiliavam na formação leitora do público; propor e executar oficinas de leitura, a partir de poemas de autoria feminina e, por fim, reconhecer a contribuição da leitura literária para o público envolvido na pesquisa a partir da análise dos dados. Desse modo, nosso objeto de estudo consistiu nos dados de recepção produzidos pelas participantes. Nosso trabalho se fundamentou nas discussões em torno do leitor, desenvolvidas a partir da estética da recepção [Jauss (1979) e (1994); Iser (1996) e (1999); Pinheiro (2007) e (2012); Cosson (2014); Jouve (2002, 2013) e Rouxel (2009, 2012, 2013 e 2014)], além de reflexões sobre a educação prisional [Barros (2009), Boiago; Noma (2012)] e a natureza da poesia lírica [Carpeaux (1999), Cohen (1974) e Staiger (1975)]. Os dados coletados demonstraram que as participantes conseguiram experienciar os poemas por meio das categorias de fruição estética aisthesis, poiesis e katharsis, discutidas por Jauss, indicando que elas vivenciaram a experiência estética tanto no plano sensorial quanto conceitual. Os resultados evidenciaram, ainda, que a metodologia de trabalho utilizada favoreceu o processo de atualização da obra por parte dos leitores. Colaborou para isso a seleção dos poemas que, ao dialogar com o horizonte de expectativa das participantes, favoreceu o processo de interação entre texto e leitor, contribuindo para atingir o objetivo da pesquisa. As obras selecionadas para a apreciação durante as oficinas foram poemas dos livros: Dois em um, de Alice Ruiz; Cecília de Bolso – uma antologia poética e Antologia Poética, de Cecília Meireles; e Amargos como os frutos, de Paula Tavares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title A recepção da poesia de autoria feminina por mulheres em privação de liberdade pt_BR
dc.date.issued 2016-07
dc.description.abstract The debate on the formation of readers is always accompanied by many questions about what kind of reader you want to form. Thinking about the training needs of literature readers in the exclusion environment, we have performed a reading experience with female authors of poetry, with women in prison at Women's Penitentiary of Campina Grande, through reading workshops. The research was motivated by the following questions: Are there literary reading spaces in the Women's Penitentiary of Campina Grande? What are the spaces available? How do they work? Does the space favors the interaction between text and reader? Does the public has access to what kind of literary reading? We define the general objective: helping the reader formation of the women prisoners in the Women's Penitentiary of Campina Grande/PB, using poems of the female authors. The specific objectives of the research were: investigating what the reading spaces available in Women's Penitentiary of Campina Grande; checking if these spaces assisted in the formation of the public reader; proposing and conducting reading workshops. Data analysis was made from the reception of literary works selected, by the research participants. Our work is based on the discussions developed from the aesthetics of reception [Jauss (1979) e (1994); Iser (1996) e (1999); Pinheiro (2007) e (2012); Cosson (2014); Jouve (2002, 2013) e Rouxel (2009, 2012, 2013 e 2014)], as well as reflection on prison education in Brazil [Barros (2009), Boiago; Noma (2012)] and lyric poetry [Carpeaux (1999), Cohen (1974) and Staiger (1975)]. The data collected showed that the participants were able to experience the poems through the enjoyment aesthetic categories aisthesis, poiesis and katharsis discussed by Jauss. Indicating that they experienced sensory and conceptually the aesthetic experience. The results showed that the working methodology favored the process of literary work updated by the readers, helping to achieve the stated goal. The literary works selected for consideration during the workshops were poems from the books: Dois em um, Alice Ruiz; Cecília de bolso – uma antologia poética and Antologia poética, Cecilia Meireles; and Amargos como os frutos, Paula Tavares. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27331
dc.date.accessioned 2022-09-21T09:56:41Z
dc.date.available 2022-09-21
dc.date.available 2022-09-21T09:56:41Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Estética da recepção pt_BR
dc.subject Poesia de autoria feminina pt_BR
dc.subject Mulheres privadas de liberdade pt_BR
dc.subject Educação prisional no Brasil pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Políticas públicas para a educação prisional pt_BR
dc.subject Poesia lírica pt_BR
dc.subject Penitenciária Feminina de Campina Grande pt_BR
dc.subject Experiência estética - poesia pt_BR
dc.subject Oficinas de leitura pt_BR
dc.subject Privação de liberdade - mulheres pt_BR
dc.subject Mulheres detentas pt_BR
dc.subject Reception aesthetics pt_BR
dc.subject Female authored poetry pt_BR
dc.subject Women deprived of liberty pt_BR
dc.subject Prison education in Brazil pt_BR
dc.subject Literary reading pt_BR
dc.subject Public policies for prison education pt_BR
dc.subject lyrical poetry pt_BR
dc.subject Campina Grande Women's Penitentiary pt_BR
dc.subject Aesthetic experience - poetry pt_BR
dc.subject Reading workshops pt_BR
dc.subject Deprivation of liberty - women pt_BR
dc.subject Women inmates pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACEDO, Francy Izabelly de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reception of poetry of female authorship by women in deprivation of liberty. pt_BR
dc.identifier.citation MACEDO, Francy Izabelly de Oliveira. A recepção da poesia de autoria feminina por mulheres em privação de liberdade. 2016. 147f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27331 pt_BR


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