dc.creator.ID |
MOURA, L. O. B. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6582817917266112 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Maria de Fátima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290512017403409 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Regina Celi Mendes Pereira da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, R. C. M. P. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O domínio do letramento acadêmico tem sido amplamente reconhecido como condição
de inserção do graduando nas práticas de produção e socialização dos saberes no
universo acadêmico. Componentes curriculares voltados para o ensino dos gêneros
acadêmicos vêm sendo incluídos nos currículos de alguns cursos de nível superior com a
finalidade de promover o aperfeiçoamento das competências para uso e produção dos
gêneros da esfera acadêmica. Diante desse panorama, a presente investigação tem
como objetivo investigar a eficácia dos componentes curriculares de ensino de escrita
acadêmica e suas implicações para a expansão do letramento dos graduandos de
Pedagogia da UFCG. Como objetivos específicos, busca investigar (I) o impacto do
componente Análise e Produção de Textos Acadêmicos no Letramento Acadêmico dos
graduandos do Curso de Pedagogia; (II) os mecanismos linguístico-discursivos usados
para introduzir marcas de autoria na introdução do artigo científico; e (III) o domínio da
escrita acadêmica dos graduandos revelado a partir da produção escrita do artigo
realizado no componente Análise e Produção de Textos Acadêmicos. Para tanto,
realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo participante, na qual aliamos dados de
natureza exploratória, documental e descritiva, com uso de diferentes instrumentos de
coleta de dados - questionário, observação direta, entrevista, diário de campo e análise
documental. Os dados foram analisados à luz dos pressupostos teóricos da
Sociorretórica (SWALES, 1990; BAZERMAN, 2011; MILLER, 1984, 2009; MOTTA-ROTH,
1995, 2010), dos Novos Estudos dos Letramentos, especificamente da perspectiva do
Letramento Acadêmico (LEA e STREET, 1998; STREET, 2010, 2013; MARINHO, 2010),
e dos estudos enunciativos no tocante à autoria (BAKHTIN, 2003). Os dados apontaram
relativa eficácia do componente curricular investigado para a expansão do letramento
acadêmico dos graduandos do Curso de Pedagogia, tendo em vista as limitações
encontradas nos resultados: (I) as produções escritas revelaram a apropriação de
aspectos formais sem a apropriação de aspectos discursivos na/para a produção da
seção introdução; (II) os alunos fizeram uso pouco recorrente de recursos linguísticodiscursivos
para introduzir marcas de autoria; e (III) a prática do plágio confirmou o não
domínio das práticas e conhecimentos exigidos para a escrita do texto especializado.
Diversos fatores – notadamente, o fator tempo, as condições de produção, a condição de
ingressantes – concorreram para o não alcance de um domínio satisfatório na/para a
produção do gênero investigado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho com a produção do artigo científico: implicações na construção do letramento acadêmico e da autoria. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-07 |
|
dc.description.abstract |
The domain of the academic literacy has been widely recognized as insertion condition of
undergraduate in production practices and socialization of knowledge in the academic
world. Curriculum components devoted to the teaching of academic genres have been
included in the curricula of some higher education courses in order to promote the
improvement of skills for use and production of genres of academic sphere. Against this
background, this research aims to investigate the effectiveness of curriculum components
of teaching academic writing and its implications for the expansion of literacy of Pedagogy
students from UFCG. Specific objectives, investigates (i) the impact analysis component
and Academic Texts production in Academic Literacy of the students of the School of
Education; (II) the linguistic and discursive mechanisms used to introduce written marks
on academic article; and (III) the academic writing field of undergraduates revealed from
the production article writing done in the Analysis and Production Academic Texts
component. Therefore, we conducted a qualitative research participant type, in which we
combine data exploratory, documentary and descriptive, using different data collection
instruments - questionnaire, direct observation, interview, field diary and document
analysis. The data were analyzed based on the theoretical assumptions of Sociorretórica
(SWALES, 1990; BAZERMAN, 2011; MILLER, 1984, 2009; MOTTA-ROTH, 1995, 2010),
the New Literacies Studies of, specifically from the perspective of the Academic Literacy
(LEA and STREET, 1998; STREET, 2010, 2013; MARINHO, 2010) as well as from
Bakhtin's notion of authorship (BAKHTIN, 2003). The data showed relative effectiveness
of curriculum component investigated for the expansion of academic literacy of graduates
of the School of Education, in view of the limitations found in results: (i) the written
productions revealed the appropriation of formal aspects without the appropriation of
discursive aspects in / for the production of academic text; (II) the students made little
recurrent use of language resources - discursive to introduce written marks; and (III) the
practice of plagiarism confirmed no control practices and knowledge required for the
writing of specialized text. Several factors - notably, the time factor, the production
conditions, the condition of entering - competed for not reaching a satisfactory mastery in
producing the investigated gender. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27334 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-21T10:35:41Z |
|
dc.date.available |
2022-09-21 |
|
dc.date.available |
2022-09-21T10:35:41Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Artigo científico - produção |
pt_BR |
dc.subject |
Autoria - contexto acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Plágio |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de textos acadêmicos |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de textos acadêmicos |
pt_BR |
dc.subject |
Textos acadêmicos - análise e produção |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa participante |
pt_BR |
dc.subject |
Sociorretórica |
pt_BR |
dc.subject |
Novos estudos dos letramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Academic literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific article - production |
pt_BR |
dc.subject |
Authorship - academic context |
pt_BR |
dc.subject |
Plagiarism |
pt_BR |
dc.subject |
Academic writing |
pt_BR |
dc.subject |
Production of academic texts |
pt_BR |
dc.subject |
Analysis of academic texts |
pt_BR |
dc.subject |
Academic texts - analysis and production |
pt_BR |
dc.subject |
Participant research |
pt_BR |
dc.subject |
Sociorhetorical |
pt_BR |
dc.subject |
New studies of literacies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOURA, Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The work with the production of the scientific article: implications for the construction of academic literacy and authorship. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOURA, Lucielma de Oliveira Batista Magalhães de. O trabalho com a produção do artigo científico: implicações na construção do letramento acadêmico e da autoria. 2015. 135f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27334 |
pt_BR |