dc.creator.ID |
BUENO, M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2376096564406420 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Eliana Kéfalás. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, E. K. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NÓBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho teve por objetivo geral investigar como os alunos de Ensino Fundamental no
quarto ano receberam poemas cuja temática é a dança. Para tanto, nossa pesquisa teve
dois eixos: o primeiro analítico e o segundo didático. Partimos dos conceitos de dança de
GARAUDY (1980) e SETENTA (2008), para os quais a dança é a expressão do indizível e é
um “dizer-fazer” respectivamente. Visitamos também o lugar da poesia infantil na sala de
aula, com apoio em AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000) e CADEMARTORI (1984), como
sendo o do lúdico, da investigação e do jogo. Nessa seara, selecionamos nove poemas que
tematizam e/ou mimetizam a dança para comporem nossa antologia, base para análise e
leituras em sala de aula. Tecem\os considerações analíticas dos poemas à luz de
ZUMTHOR (2007) e KEFALÁS (2012), voltada para a possibilidade de performance. Essa
performance ganha características de dança, como o ritmo marcado e alguns passos de
estilos tradicionais, como valsa e ciranda. Fizemos uso de uma pesquisa-ação, com duração
total de cinco meses, entre observação e intervenção. Em uma escola da rede pública
municipal de Campina Grande, selecionamos uma turma de quarto ano do Ensino
Fundamental com dezenove alunos. Observamos a turma por dois meses antes de
iniciarmos as leituras. Nossa participação se deu em vinte momentos de meia hora cada,
duas vezes por semana, incluindo visita à biblioteca da escola para explorar-lhe o acervo de
poesia e uma performance final na quadra da escola. Na intervenção, lançamos mão da
leitura vocalizada como estratégia metodológica central e a performance ao longo das
leituras. Pudemos observar que o ritmo reverberou nos corpos dos alunos a cada poema, se
manifestando por meio de batucadas, barulhos de passarinhos entre outros. A experiência
de leitura envolvendo o corpo ampliou as possibilidades de expressar compreensões e
interações com o texto poético, bem como contribuiu para tornar significativa, lúdica e
participativa a relação com os poemas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
“Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation’s main objective is to investigate how Year 4 Elementary students receive
poetry whose theme is dance. Therefore our research has two main center lines: the first one
is analytical and the second one is didactical. We start on the concept of dance provided by
GARAUDY (1980) and SETENTA (2008), to whom dance is the expression of the
unspeakable and also a “saying-doing” respectively. We also met the place where infant
poetry belongs to in elementary education, based on AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000)
and CADEMARTORI (1984). We can say it is playful and investigative. Meanwhile, we
selected nine poems that mimic and talk about dance to compose our anthology. That is the
base to our analysis and class reading. Analysis was made based on ZUMTHOR (2007) and
KEFALÁS (2012), facing the possibility of performance. That performance shows
characteristics of dance, as rhythm and traditional style pacing, as in waltz and “ciranda”. We
did an action research which lasted five months overall, observation and intervention
included. In a public city school in Campina Grande, we selected a Year Four class with
nineteen students. We observed the group for two months before we took the lead of poetry
reading. Our participation took twenty half-hour moments twice a week. We also took the
children to the school library to read their poetry books and to the court to explore
performance of poems. During intervention, we read through vocalization as a key point to
our methodology as well as performance. As a result, we could see that rhythm had
reverberated as we read the texts, manifested by knocking the desks, making bird noises
among other things. Reading involving body language has increased the expression
possibilities, comprehension processes and interactions with poetry. It has also contributed
to make the relationship with poetry meaningful, playful and participative. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-21T10:43:47Z |
|
dc.date.available |
2022-09-21 |
|
dc.date.available |
2022-09-21T10:43:47Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Estética da recepção |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia com crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura de poesia com crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças e leitura de poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - leitura de poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Dança e poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Valsa |
pt_BR |
dc.subject |
Ciranda |
pt_BR |
dc.subject |
Performance |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia sobre dança |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia infantil - sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa-ação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura vocalizada |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e corpo |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia e dança |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Reception aesthetics |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry with children |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry reading with children |
pt_BR |
dc.subject |
Children and poetry reading |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school - poetry reading |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching literature |
pt_BR |
dc.subject |
Dance and poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Waltz |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry about dance |
pt_BR |
dc.subject |
Children's poetry - classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Action research |
pt_BR |
dc.subject |
Vocalized reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and body |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry and dance |
pt_BR |
dc.subject |
Children's poetry |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BUENO, Marília de Almeida e. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Reading is dancing”: a look at the reception of poetry reading with children in elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BUENO, Marília de Almeida e. “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental. 2015. 105f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335 |
pt_BR |