DSpace/Manakin Repository

“Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BUENO, M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2376096564406420 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Eliana Kéfalás.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, E. K. pt_BR
dc.contributor.referee2 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.referee2ID NÓBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho teve por objetivo geral investigar como os alunos de Ensino Fundamental no quarto ano receberam poemas cuja temática é a dança. Para tanto, nossa pesquisa teve dois eixos: o primeiro analítico e o segundo didático. Partimos dos conceitos de dança de GARAUDY (1980) e SETENTA (2008), para os quais a dança é a expressão do indizível e é um “dizer-fazer” respectivamente. Visitamos também o lugar da poesia infantil na sala de aula, com apoio em AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000) e CADEMARTORI (1984), como sendo o do lúdico, da investigação e do jogo. Nessa seara, selecionamos nove poemas que tematizam e/ou mimetizam a dança para comporem nossa antologia, base para análise e leituras em sala de aula. Tecem\os considerações analíticas dos poemas à luz de ZUMTHOR (2007) e KEFALÁS (2012), voltada para a possibilidade de performance. Essa performance ganha características de dança, como o ritmo marcado e alguns passos de estilos tradicionais, como valsa e ciranda. Fizemos uso de uma pesquisa-ação, com duração total de cinco meses, entre observação e intervenção. Em uma escola da rede pública municipal de Campina Grande, selecionamos uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental com dezenove alunos. Observamos a turma por dois meses antes de iniciarmos as leituras. Nossa participação se deu em vinte momentos de meia hora cada, duas vezes por semana, incluindo visita à biblioteca da escola para explorar-lhe o acervo de poesia e uma performance final na quadra da escola. Na intervenção, lançamos mão da leitura vocalizada como estratégia metodológica central e a performance ao longo das leituras. Pudemos observar que o ritmo reverberou nos corpos dos alunos a cada poema, se manifestando por meio de batucadas, barulhos de passarinhos entre outros. A experiência de leitura envolvendo o corpo ampliou as possibilidades de expressar compreensões e interações com o texto poético, bem como contribuiu para tornar significativa, lúdica e participativa a relação com os poemas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This dissertation’s main objective is to investigate how Year 4 Elementary students receive poetry whose theme is dance. Therefore our research has two main center lines: the first one is analytical and the second one is didactical. We start on the concept of dance provided by GARAUDY (1980) and SETENTA (2008), to whom dance is the expression of the unspeakable and also a “saying-doing” respectively. We also met the place where infant poetry belongs to in elementary education, based on AMARILHA (2009), PINHEIRO (2000) and CADEMARTORI (1984). We can say it is playful and investigative. Meanwhile, we selected nine poems that mimic and talk about dance to compose our anthology. That is the base to our analysis and class reading. Analysis was made based on ZUMTHOR (2007) and KEFALÁS (2012), facing the possibility of performance. That performance shows characteristics of dance, as rhythm and traditional style pacing, as in waltz and “ciranda”. We did an action research which lasted five months overall, observation and intervention included. In a public city school in Campina Grande, we selected a Year Four class with nineteen students. We observed the group for two months before we took the lead of poetry reading. Our participation took twenty half-hour moments twice a week. We also took the children to the school library to read their poetry books and to the court to explore performance of poems. During intervention, we read through vocalization as a key point to our methodology as well as performance. As a result, we could see that rhythm had reverberated as we read the texts, manifested by knocking the desks, making bird noises among other things. Reading involving body language has increased the expression possibilities, comprehension processes and interactions with poetry. It has also contributed to make the relationship with poetry meaningful, playful and participative. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335
dc.date.accessioned 2022-09-21T10:43:47Z
dc.date.available 2022-09-21
dc.date.available 2022-09-21T10:43:47Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Estética da recepção pt_BR
dc.subject Poesia com crianças pt_BR
dc.subject Leitura de poesia com crianças pt_BR
dc.subject Crianças e leitura de poesia pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - leitura de poesia pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Dança e poesia pt_BR
dc.subject Valsa pt_BR
dc.subject Ciranda pt_BR
dc.subject Performance pt_BR
dc.subject Poesia sobre dança pt_BR
dc.subject Poesia infantil - sala de aula pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Leitura vocalizada pt_BR
dc.subject Leitura e corpo pt_BR
dc.subject Poesia e dança pt_BR
dc.subject Poesia infantil pt_BR
dc.subject Reception aesthetics pt_BR
dc.subject Poetry with children pt_BR
dc.subject Poetry reading with children pt_BR
dc.subject Children and poetry reading pt_BR
dc.subject Elementary school - poetry reading pt_BR
dc.subject Teaching literature pt_BR
dc.subject Dance and poetry pt_BR
dc.subject Waltz pt_BR
dc.subject Poetry about dance pt_BR
dc.subject Children's poetry - classroom pt_BR
dc.subject Action research pt_BR
dc.subject Vocalized reading pt_BR
dc.subject Reading and body pt_BR
dc.subject Poetry and dance pt_BR
dc.subject Children's poetry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BUENO, Marília de Almeida e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Reading is dancing”: a look at the reception of poetry reading with children in elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation BUENO, Marília de Almeida e. “Ler é dançar”: um olhar sobre a recepção de leitura de poesia com crianças no ensino fundamental. 2015. 105f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27335 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta