dc.creator.ID |
MENESES, R. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4651746102502504 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ROCHA, Ana Virgínia Lima da Silva. |
|
dc.description.resumo |
Esta dissertação tem por objeto de estudo a escrita acadêmica de graduandos
pesquisadores aprendizes, materializada no gênero acadêmico científico abstract. Em se
tratando do tema, tanto em termos de observação informal, fruto da experiência como
discente e docente, quanto em termos de estudo sistemático, (LEA; STREET, 1996;
FISCHER, 2008; UYENO, 2010; FERREIRA; MENESES 2012), as dificuldades
enfrentadas por graduandos para produzir textos na academia se mostram uma realidade
recorrente. Entendemos que tais dificuldades não se limitam a falhas no processo de
desenvolvimento de escrita no ensino básico, mas compreendem um complexo cenário de
aprendizados e adaptações que põe em confronto práticas de escrita que os estudantes já
possuem e práticas novas, demandadas pela academia. Nesse sentido, os estudantes, ao
ingressarem no ensino superior, encontram-se geralmente pouco familiarizados com as
especificidades do discurso científico, que marca diversos gêneros do domínio acadêmico,
sendo necessário um trabalho de processamento da realidade cuja elaboração, embora
individual, só é possível a partir de um substrato social. Com base nestas considerações,
o objetivo geral desta dissertação é Estudar os tipos de representações de escrita
acadêmica no CIC-UFCG (Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de
Campina Grande) e suas relações com níveis de assunção à voz de pesquisador. A partir
disso, são buscados enquanto objetivos específicos 1) Identificar aspectos normativos de
representação de escrita acadêmica no CIC-UFCG; e 2) Analisar fatores sociodiscursivos
relacionados às representações de escrita acadêmica construídas por pesquisadores
aprendizes no âmbito do CIC-UFCG. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa alicerçada
no paradigma qualitativo, de natureza híbrida, já que congrega procedimentos de pesquisa
documental e descritiva. O corpus de análise segmenta-se em três grupos a) Normas e
Modelos disponibilizados para produção escrita no CIC-UFCG; b) Abstracts de diferentes
áreas, publicados pelo CIC-UFCG; c) Questionários. A fundamentação teórica selecionada
remonta a abordagens que se interessam por comportamentos linguísticos em contextos
específicos, tais quais os estudos de gênero nas tradições linguística, bem como retórica
e sociológica (BAZERMAM, 1995, 2006a, 2006b, 2007; BHATIA, 1993, 2009; MOTTAROTH;
HENDGES, 1996, 2010; SWALES,1990, 2000, 2009); os Estudos de Letramento,
especificamente Letramento acadêmico (LEA; STREET, 1996; STREET, 2010, DIONÍSIO;
FISCHER, 2010); além de pontos dos Estudos Pragmáticos (MEY, 2001) e da Teoria das
Representações Sociais (JOVCHELOVITCH, 1994; MOSCOVICI, 2013). Os resultados
obtidos a partir da análise dos dados indica que o CIC-UFCG reúne diferentes
representações de escrita acadêmica; indicam também que o Letramento Acadêmico é
evidenciado quando o autor – pesquisador aprendiz – é capaz de agenciar sua escrita,
inscrevendo-se no discurso por meio da assunção à voz de pesquisador. Além disso,
constata-se que autores de abstracts de diferentes áreas evidenciam um desempenho
diverso quando se trata de atender às expectativas no que tange ao ethos da comunidade
acadêmico-científica. Desse modo, mostra-se necessário que as discussões sobre a
escrita acadêmica de gêneros científicos se realizem questionando como as disciplinas das
diferentes áreas podem assumir uma dicção própria, capaz de atestar a construção de
conhecimentos, papel da pesquisa científica, por meio da manipulação eficaz de gêneros
deste domínio. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.title |
A escrita acadêmica do pesquisador aprendiz: abstracts em eventos científicos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-07 |
|
dc.description.abstract |
This master’s dissertation studies undergraduate research-apprentices academic writing
materialized in the academic scientific genre abstract. Regarding this theme, both in terms
of informal observation, result of experience as a student and teacher, and in terms of
systematic study (LEA e STREET, 1996; FISCHER, 2008; UYENO, 2010; FERREIRA e
MENESES 2012), undergraduate students face difficulties in producing texts in the
academy and it proves to be a recurring reality. We believe that such difficulties are not
limited to failure during writing developmental process in primary education, but comprise a
complex scenario of learning and adaptation that confronts writing practices students
already have and new practices required by the academy. In this sense, by the time
students enter higher education, they find themselves unfamiliar with scientific speech
specificities, which marks many genres of academic domain, requiring a reality processing
work whose production, although individual, is only possible from a social substrate. Based
on these considerations, the general objective of this dissertation is to study the types of
academic writing representations in the CIC-UFCG (Scientific Initiation Congress of the
Federal University of Campina Grande) and its relation to assumption levels to researcher’s
voice. From this, the specific objectives are sought: 1) Identify normative aspects of
academic writing representation in CIC-UFCG; and 2) to analyze socio-discursive factors
related to academic writing representations built by research apprentices within the CICUFCG.
Therefore, we developed a research grounded in qualitative paradigm of hybrid
nature, as it gathers documentary and descriptive procedures. The corpus analysis is
segmented into three groups – a) Standards and models available for written production in
CIC-UFCG; b) Abstracts from different areas, published by the CIC-UFCG; c)
Questionnaires. The selected theoretical background dates back to approaches that are
interested in linguistic behaviors in specific contexts, such as the studies about genre in
linguistic traditions as well as rhetoric and sociological traditions (BAZERMAM, 1995,
2006a, 2006b, 2007; BHATIA, 1993, 2009; MOTTA-ROTH e HENDGES, 1996, 2010;
SWALES,1990, 2000, 2009); the Literacy Studies, specifically Academic Literacy (LEA e
STREET, 1996; STREET, 2010, DIONÍSIO e FISCHER, 2010); as well as aspects of
Pragmatic Studies (MEY, 2001) and the Theory of Social Representations
(JOVCHELOVITCH, 1994; MOSCOVICI, 2013). From the analysis of the data, the results
indicate that the CIC-UFCG brings together different representations of academic writing;
also indicate that the Academic Literacy is evidenced when the author - apprentice
researcher - is able to tout his writing, signing up the speech by the assumption to the
researcher's voice. In addition, it appears that abstracts of authors from different areas show
a different performance when it comes to meet expectations with respect to the ethos of
academic and scientific community. Thus, it appears necessary that discussions on
academic writing genres are held by questioning how the disciplines of different areas can
take its own diction, able to attest to the construction of knowledge, the role of scientific
research, through the effective manipulation of genres. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27338 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-21T11:01:50Z |
|
dc.date.available |
2022-09-21 |
|
dc.date.available |
2022-09-21T11:01:50Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisador aprendiz |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita acadêmica - abstract |
pt_BR |
dc.subject |
Abstract - gênero científico |
pt_BR |
dc.subject |
Representações de escrita acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero científico abstract |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de escrita - contexto acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamentos linguísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Sociorretórica |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero nas tradições linguísticas |
pt_BR |
dc.subject |
Programa PIBIC |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Prototipicalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Estrutura prototípica - abstracts |
pt_BR |
dc.subject |
Apprentice researcher |
pt_BR |
dc.subject |
Academic writing - abstract |
pt_BR |
dc.subject |
Abstract - scientific genre |
pt_BR |
dc.subject |
Academic writing representations |
pt_BR |
dc.subject |
Academic literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Abstract scientific genre |
pt_BR |
dc.subject |
Writing practice - academic context |
pt_BR |
dc.subject |
Congress of Scientific Initiation of the Federal University of Campina Grande |
pt_BR |
dc.subject |
linguistic behaviors |
pt_BR |
dc.subject |
Sociorhetorical |
pt_BR |
dc.subject |
Gender in linguistic traditions |
pt_BR |
dc.subject |
PIBIC Program |
pt_BR |
dc.subject |
Institutional Scientific Initiation Scholarship Program - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Prototypicality |
pt_BR |
dc.subject |
Prototypical structure - abstracts |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MENESES, Roberta Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The student researcher's academic writing: abstracts in scientific events. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MENESES, Roberta Andrade. A escrita acadêmica do pesquisador aprendiz: abstracts em eventos científicos. 2015. 174f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27338 |
pt_BR |