DSpace/Manakin Repository

Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, I. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6523496242474378 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SAÚDE, Conceição de Maria Costa.
dc.contributor.advisor1ID SAÚDE, C. M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6611520605582722 pt_BR
dc.contributor.referee1 MATEUS, Juliana Fernandes Montalvão.
dc.contributor.referee1ID MATEUS, J. F. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 BATISTA, Marie Gorett Dantas de Assis e Medeiros.
dc.contributor.referee2ID BATISTA, M. G. D. A. M. pt_BR
dc.description.resumo Houve um período na história da educação de surdos que não existia a possibilidade de uma educação pautada na visualidade, nem tão pouco na valorização da identidade surda. Esse cenário foi progredindo no decorrer dos anos, mas ainda há muito o que avançar. Nesta perspectiva, a presente pesquisa consiste no estudo do ensino de Libras para surdos sinalizantes baseada nas concepções do letramento visual, incorporados ao modelo metodológico de uma sequência didática. Sendo assim, buscamos investigar as ferramentas pedagógicas utilizadas na sequência didática, no ensino de Libras como língua materna (L1). Para as etapas de desenvolvimento desta pesquisa foi necessário primeiramente, conceituar o ensino de Libras como L1 alicerçado no letramento visual. Em seguida, expor o conceito de sequência didática e seus recursos pedagógicos e por fim, analisar os recursos pedagógicos utilizados na sequência didática, no ensino de Libras como L1. Introduzimos as bases teóricas que fundamentam esses conceitos e propomos uma sequência didática que contempla as necessidades linguísticas do povo surdo, ancorada no letramento visual, e ainda, analisamos os recursos pedagógicos utilizados na sequência didática. Este trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório partindo de um relato de experiência e uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que a utilização de recursos pedagógicos pelos professores em suas aulas favorece no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo pleno dos seus alunos. Quanto aos principais recursos pedagógicos adequados à educação de surdos percebemos, a Língua Brasileira de Sinais e os recursos visuais. Dessa forma, a análise das discussões acerca dos recursos pedagógicos utilizados na sequência didática, nos deu subsídios para depreender que a sequência didática em si é um importante recurso pedagógico a ser empregado na educação de surdos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras Educação pt_BR
dc.title Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-30
dc.description.abstract There was a period in the history of deaf education that there was no possibility of an education based on visuality, nor in the valorization of deaf identity. This scenario has been progressing over the years, but there is still much to advance. From this perspective, this research consists of the study of the teaching of Libras for deaf signers based on the conceptions of visual literacy, incorporated into the methodological model of a didactic sequence. Thus, we seek to investigate the pedagogical tools used in the didactic sequence, in the teaching of Libras as a native language (L1). For the development stages of this research it was first necessary to conceptualize the teaching of Libras as L1 based on visual literacy. Then, to expose the concept of didactic sequence and its pedagogical resources and finally, to analyze the pedagogical resources used in the didactic sequence, in the teaching of Libras as L1. We introduce the theoretical bases that underpin these concepts and propose a didactic sequence that addresses the linguistic needs of deaf people, anchored in visual literacy, and also analyze the pedagogical resources used in the didactic sequence. This work was based on a qualitative approach of exploratory nature based on an experience report and a literature and document review. The results showed that the use of pedagogical resources by teachers in their classes favors the teaching and learning process, contributing to the full cognitive development of their students. As for the main pedagogical resources suitable for the education of the deaf, we noticed the Brazilian Sign Language and the visual resources. Thus, the analysis of the discussions about the pedagogical resources used in the didactic sequence, gave us subsidies to deduce that the didactic sequence itself is an important pedagogical resource to be used in deaf education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342
dc.date.accessioned 2022-09-21T11:47:17Z
dc.date.available 2022-09-21
dc.date.available 2022-09-21T11:47:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sequência didática visual pt_BR
dc.subject Letramento visual pt_BR
dc.subject Ensino de Libras para surdos pt_BR
dc.subject Língua Brasileira de Sinais - Libras pt_BR
dc.subject Surdos - letramento visual pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Recursos visuais - educação de surdos pt_BR
dc.subject Linguagem visual pt_BR
dc.subject Visual didactic sequence pt_BR
dc.subject Visual literacy pt_BR
dc.subject Teaching Libras for the Deaf pt_BR
dc.subject Brazilian Sign Language - Libras pt_BR
dc.subject Deaf - visual literacy pt_BR
dc.subject Deaf education pt_BR
dc.subject Visual resources - deaf education pt_BR
dc.subject Visual language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Iara Félix de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Visual literacy in the teaching of Libras for the deaf: a proposal for a visual didactic sequence. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Iara Félix de. Letramento visual no ensino de Libras para surdos: uma proposta de sequência didática visual. 2022. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27342 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta