dc.creator.ID |
CASTRO, B. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6174076300585451 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RIBEIRO, Lílian Arruda. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RIBEIRO, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2890917994663670 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
CHAVES, Márcio Frazão. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, José Antônio Barros Leal Reis. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALVES, J. A. B. L. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0878544737281187 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O descarte inadequado de resíduos tem aumentado gradativamente, provocando
inúmeras alterações no meio ambiente. Numa sociedade cada vez mais influenciada ao
consumo, a ausência de um gerenciamento correto dos resíduos sólidos traz inúmeros
impactos aos ecossistemas e afeta a saúde e o bem estar da população. Além de
influenciar nas atividades socioeconômicas, condições estéticas e sanitárias do local.
Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver ações embasadas na
educação ambiental afim de minimizar impactos negativos provenientes da falta de
gestão de resíduos sólidos no município de Areia - PB. A pesquisa foi implementada a
partir do Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento, MEDICC,
a qual compreende um conjunto de estratégias metodológicas que permite a realização
do processo educativo para o meio ambiente de forma dinâmica. Assim, foi realizada a
construção de uma horta orgânica, utilização de óleo vegetal comestível usado para
produção de sabão e início da implantação da coleta seletiva no município, assim como
a organização dos catadores de materiais recicláveis. Os dados foram analisados de
forma quantitativa e qualitativa, utilizando-se da triangulação, método que consiste em
quantificar e descrever os dados obtidos. Dessa forma, a realização de atividades ligadas
a educação ambiental no município foi o caminho para fomentar mudanças na forma de
descartar os resíduos através da orientação aos moradores e da cobrança permanente aos
poderes públicos do local. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-22 |
|
dc.description.abstract |
Inadequate waste disposal has gradually increased, causing numerous changes in the
environment. In a society increasingly influenced by consumption, the absence of a
correct management of solid waste has numerous impacts on ecosystems and affects the
health and well-being of the population. In addition to influencing socioeconomic
activities, aesthetic and sanitary conditions of the place. Therefore, this research aimed
to develop actions based on environmental education in order to minimize negative
impacts from the lack of solid waste management in the municipality of Areia-PB. The
research was implemented from the Dynamic Model of Construction and
Reconstruction of Knowledge, MEDICC, which comprises a set of methodological
strategies that allows the realization of the educational process for the environment in a
dynamic way. Thus, the construction of an organic garden was carried out, the use of
edible vegetable oil used to produce soap and the beginning of the implementation of
selective collection in the municipality, as well as the organization of recyclable
material collectors. Data were analyzed quantitatively and qualitatively, using
triangulation, a method that consists of quantifying and describing the data obtained. In
this way, carrying out activities related to environmental education in the municipality
was the way to promote changes in the way of disposing of waste through guidance to
residents and permanent collection of local public authorities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27343 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-21T12:03:18Z |
|
dc.date.available |
2022-09-21 |
|
dc.date.available |
2022-09-21T12:03:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos sólidos |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos sólidos - descarte |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos sólidos - impactos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de resíduos sólidos |
pt_BR |
dc.subject |
Solid waste |
pt_BR |
dc.subject |
Solid waste - impacts |
pt_BR |
dc.subject |
Solid waste management |
pt_BR |
dc.subject |
Solid waste - disposal |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Manejo de residuos sólidos |
pt_BR |
dc.subject |
Eliminación de residuos sólidos |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CASTRO, Bruno Victor de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education practices in the municipality of Areia: actions for a integrated solid waste management. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Prácticas de educación ambiental en el municipio de Areia: acciones para una manejo integrado de residuos solidos. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CASTRO, Bruno Victor de. Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma
gestão integrada dos resíduos sólidos. 2022. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La disposición inadecuada de los desechos ha aumentado paulatinamente, provocando
numerosos cambios en el entorno. En una sociedad cada vez más influida por la
consumo, la ausencia de un correcto manejo de los residuos sólidos trae innumerables
impacta en los ecosistemas y afecta la salud y el bienestar de la población. Además de
influir en las actividades socioeconómicas, las condiciones estéticas y sanitarias del lugar.
Por lo tanto, esta investigación tuvo como objetivo desarrollar acciones basadas en la
educación ambiental para minimizar los impactos negativos de la falta de
gestión de residuos sólidos en Areia-PB. La encuesta fue implementada
del Modelo Dinámico de Construcción y Reconstrucción del Conocimiento, MEDICC,
que comprende un conjunto de estrategias metodológicas que permite la realización de
del proceso educativo al entorno de forma dinámica. Así, se llevó a cabo
construcción de un huerto orgánico, uso de aceite vegetal comestible utilizado para
producción de jabón y el inicio de la implantación de la recogida selectiva en el municipio, así como
la organización de recolectores de materiales reciclables. Los datos fueron analizados de
cuantitativa y cualitativamente, utilizando la triangulación, método que consiste en
cuantificar y describir los datos obtenidos. De esta forma, la realización de actividades relacionadas con
La educación ambiental en la ciudad fue la forma de promover cambios en la forma de
disponer de los residuos a través de la orientación a los residentes y la recolección permanente de
autoridades públicas locales. |
pt_BR |