DSpace/Manakin Repository

Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CASTRO, B. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6174076300585451 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RIBEIRO, Lílian Arruda.
dc.contributor.advisor1ID RIBEIRO, L. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2890917994663670 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.advisor-co1ID CHAVES, Márcio Frazão. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, José Antônio Barros Leal Reis.
dc.contributor.referee1ID ALVES, J. A. B. L. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0878544737281187 pt_BR
dc.description.resumo O descarte inadequado de resíduos tem aumentado gradativamente, provocando inúmeras alterações no meio ambiente. Numa sociedade cada vez mais influenciada ao consumo, a ausência de um gerenciamento correto dos resíduos sólidos traz inúmeros impactos aos ecossistemas e afeta a saúde e o bem estar da população. Além de influenciar nas atividades socioeconômicas, condições estéticas e sanitárias do local. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver ações embasadas na educação ambiental afim de minimizar impactos negativos provenientes da falta de gestão de resíduos sólidos no município de Areia - PB. A pesquisa foi implementada a partir do Modelo Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento, MEDICC, a qual compreende um conjunto de estratégias metodológicas que permite a realização do processo educativo para o meio ambiente de forma dinâmica. Assim, foi realizada a construção de uma horta orgânica, utilização de óleo vegetal comestível usado para produção de sabão e início da implantação da coleta seletiva no município, assim como a organização dos catadores de materiais recicláveis. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, utilizando-se da triangulação, método que consiste em quantificar e descrever os dados obtidos. Dessa forma, a realização de atividades ligadas a educação ambiental no município foi o caminho para fomentar mudanças na forma de descartar os resíduos através da orientação aos moradores e da cobrança permanente aos poderes públicos do local. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-22
dc.description.abstract Inadequate waste disposal has gradually increased, causing numerous changes in the environment. In a society increasingly influenced by consumption, the absence of a correct management of solid waste has numerous impacts on ecosystems and affects the health and well-being of the population. In addition to influencing socioeconomic activities, aesthetic and sanitary conditions of the place. Therefore, this research aimed to develop actions based on environmental education in order to minimize negative impacts from the lack of solid waste management in the municipality of Areia-PB. The research was implemented from the Dynamic Model of Construction and Reconstruction of Knowledge, MEDICC, which comprises a set of methodological strategies that allows the realization of the educational process for the environment in a dynamic way. Thus, the construction of an organic garden was carried out, the use of edible vegetable oil used to produce soap and the beginning of the implementation of selective collection in the municipality, as well as the organization of recyclable material collectors. Data were analyzed quantitatively and qualitatively, using triangulation, a method that consists of quantifying and describing the data obtained. In this way, carrying out activities related to environmental education in the municipality was the way to promote changes in the way of disposing of waste through guidance to residents and permanent collection of local public authorities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27343
dc.date.accessioned 2022-09-21T12:03:18Z
dc.date.available 2022-09-21
dc.date.available 2022-09-21T12:03:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos - descarte pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos - impactos pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Gestão de resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Solid waste pt_BR
dc.subject Solid waste - impacts pt_BR
dc.subject Solid waste management pt_BR
dc.subject Solid waste - disposal pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Manejo de residuos sólidos pt_BR
dc.subject Eliminación de residuos sólidos pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CASTRO, Bruno Victor de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education practices in the municipality of Areia: actions for a integrated solid waste management. pt_BR
dc.title.alternative Prácticas de educación ambiental en el municipio de Areia: acciones para una manejo integrado de residuos solidos. pt_BR
dc.identifier.citation CASTRO, Bruno Victor de. Práticas de educação ambiental no município de Areia: ações para uma gestão integrada dos resíduos sólidos. 2022. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen La disposición inadecuada de los desechos ha aumentado paulatinamente, provocando numerosos cambios en el entorno. En una sociedad cada vez más influida por la consumo, la ausencia de un correcto manejo de los residuos sólidos trae innumerables impacta en los ecosistemas y afecta la salud y el bienestar de la población. Además de influir en las actividades socioeconómicas, las condiciones estéticas y sanitarias del lugar. Por lo tanto, esta investigación tuvo como objetivo desarrollar acciones basadas en la educación ambiental para minimizar los impactos negativos de la falta de gestión de residuos sólidos en Areia-PB. La encuesta fue implementada del Modelo Dinámico de Construcción y Reconstrucción del Conocimiento, MEDICC, que comprende un conjunto de estrategias metodológicas que permite la realización de del proceso educativo al entorno de forma dinámica. Así, se llevó a cabo construcción de un huerto orgánico, uso de aceite vegetal comestible utilizado para producción de jabón y el inicio de la implantación de la recogida selectiva en el municipio, así como la organización de recolectores de materiales reciclables. Los datos fueron analizados de cuantitativa y cualitativamente, utilizando la triangulación, método que consiste en cuantificar y describir los datos obtenidos. De esta forma, la realización de actividades relacionadas con La educación ambiental en la ciudad fue la forma de promover cambios en la forma de disponer de los residuos a través de la orientación a los residentes y la recolección permanente de autoridades públicas locales. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta