Repositorio Dspace/Manakin

O inglês prêt-à-porter da mídia: representações ou verdades nos discursos das propagandas de escolas de idiomas.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID MEDEIROS, P S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1767535752253527 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.referee2 BRANCO, Sinara de Oliveira.
dc.description.resumo Partimos da premissa de que a língua inglesa é hoje ofertada nos cursos de idiomas como mercadoria prêt-à-porter, operando na troca de compra e venda do produto – o idioma inglês – que através da divulgação midiática parece funcionar no sentido de instaurar, no consumidor, o desejo do lugar do Outro. A presente dissertação pretende contextualizar e discutir o funcionamento das propagandas de escolas de idiomas quanto à produção de representações sobre a língua inglesa e, também, sobre os professores. Interessa-nos investigar de que modo os discursos da atual fase da globalização, caracterizada pela disseminação tecnológica da comunicação, contribuem para a identificação do lugar do sujeito-professor e que sentidos são possíveis mobilizar diante das discussões do atual cenário educacional brasileiro. Sustentamos nossos argumentos nos estudos apresentados por Lipovetsky (2002; 2007; 2015), principalmente no que se refere aos conceitos de hipermodernidade, hiperconsumo e felicidade paradoxal, que nos servem para entendermos a nova relação de consumo na sociedade contemporânea. Apresentamos as contribuições teóricas de Kumaravadivelu (2006), no que tange à perspectiva do Global English, e também Bauman (2004) e Hall (2006) sobre a identidade na pós-modernidade. Como aporte teórico e metodológico para guiar nossas análises, nos apoiamos nos preceitos da Análise de Discurso de linha francesa, principalmente em autores como Pêcheux (1997; 2002) e Foucault (1989). Quanto ao procedimento metodológico, selecionamos propagandas na internet através da ferramenta de pesquisa google e, devido ao excesso de propagandas com conteúdos secundários (não relevantes para essa investigação), fez-se necessário que elaborássemos alguns critérios norteadores para facilitar a delimitação do material que serviria para análise. Feito essa seleção, partimos para a construção do nosso corpus discursivo, agrupado segundo duas categorias de análise que identificamos como principais, são elas: 1) novo conceito de escola; 2) valorização do indivíduo e do investimento em si. Nossa análise mostra que o discurso propagado é o do aprendizado rápido da língua inglesa, que é mostrado como algo que acontece instantaneamente ao fazer parte da instituição divulgada. Isto nos permite inferir que, a representação do sujeito-professor, nas propagandas, aparece como coadjuvante para compor o discurso da escola divulgada, servindo para reforçar o material didático e a própria instituição. O efeito de enfraquecimento do discurso pedagógico é uma evidência sobre a realidade conflituosa na formação de professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title O inglês prêt-à-porter da mídia: representações ou verdades nos discursos das propagandas de escolas de idiomas. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This dissertation is based on the premise that the English language is offered in language courses as a prêt-à-porter merchandising, which through media disclosure seems to establish in the consumer a sense of desire for the place of the Other. The intention is to contextualize and discuss the functioning of language schools’ advertisements concerning its representation of English language and the teachers. The interest is in investigating how the discourses of the current phase of globalization, characterized mainly by the technological dissemination of communication, contribute to identify the place of the teacher in such advertisements and what senses of the current Brazilian educational scenario are possible to mobilize before these discussions. This study is based in the work of Lipovetsky (2002, 2007, 2015), especially regarding the concepts of hypermodernity, hyperconsumption and paradoxical happiness. The theoretical contributions of Kumaravadivelu (2006) regarding the perspective of Global English is presented as well as the studies of Bauman (2004) and Hall (2006) on identity in postmodernity. The theoretical and methodological approach used in this research relies on the precepts of French Discourse Analysis, especially in authors such as Pêcheux (1997; 2002) and Foucault (1989). As for the methodological procedure adopted, first a pre-selection of the advertisements by using google was made. Due to the great deal of ads showing various contents that weren’t entirely relevant to this research, it was necessary to elaborate some guiding criteria to facilitate the delimitation of the data that would serve for analysis. Once the final selection was made, the ads were grouped according to two categories of analysis. The analysis shows that the discourse propagated through the advertising is that of the rapid learning of the English language, which is shown as something that happens instantly just by being part of the disclosed institution. This fact allows us to infer that the representation of the teacher, in advertisements, appears as an adjunct element serving as to reinforce didactic material and the image of institution itself. The weakening effect of the pedagogical discourse is an evidence of the conflictive reality in teacher training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27345
dc.date.accessioned 2022-09-21T12:04:07Z
dc.date.available 2022-09-21
dc.date.available 2022-09-21T12:04:07Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Análise de discurso de linha francesa pt_BR
dc.subject Língua inglesa - análise do discurso pt_BR
dc.subject Formação de professores - língua inglesa pt_BR
dc.subject Escolas de inglês - propagandas pt_BR
dc.subject Escolas de idiomas - propagandas pt_BR
dc.subject Regime de verdade pt_BR
dc.subject Representação pt_BR
dc.subject Identidade de professor pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Inglês prêt-à-porter pt_BR
dc.subject Globalização cultural pt_BR
dc.subject Interdiscurso pt_BR
dc.subject Discurso publicitário pt_BR
dc.subject Publicidade e propaganda pt_BR
dc.subject Mídia e discurso pt_BR
dc.subject Hipermodernidade pt_BR
dc.subject Hiperconsumo pt_BR
dc.subject Felicidade paradoxal pt_BR
dc.subject Global english pt_BR
dc.subject Identidade na pós-modernidade pt_BR
dc.subject Pós-modernidade pt_BR
dc.subject French line speech analysis pt_BR
dc.subject English language - discourse analysis pt_BR
dc.subject Teacher training - English language pt_BR
dc.subject English schools - advertisements pt_BR
dc.subject Language schools - advertisements pt_BR
dc.subject Real regime pt_BR
dc.subject Representation pt_BR
dc.subject Teacher identity pt_BR
dc.subject Speech pt_BR
dc.subject English ready-to-wear pt_BR
dc.subject Cultural globalization pt_BR
dc.subject Interdiscourse pt_BR
dc.subject Advertising speech pt_BR
dc.subject Advertising and marketing pt_BR
dc.subject Media and speech pt_BR
dc.subject Hypermodernity pt_BR
dc.subject Overconsumption pt_BR
dc.subject Paradoxical happiness pt_BR
dc.subject Global english pt_BR
dc.subject Identity in postmodernity pt_BR
dc.subject Postmodernity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Patrícia Silva de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The ready-to-wear English of the media: representations or truths in the speeches of language school advertisements. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Patrícia Silva de. O inglês prêt-à-porter da mídia: representações ou verdades nos discursos das propagandas de escolas de idiomas. 2016. 121f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27345 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta