dc.creator.ID |
PORTO, T. M. R. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
PORTO, THALITA MARIA R. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
PORTO, THALITA MARIA RAMOS. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8440992663290211 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIRÊDO LOPES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIREDO LOPES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MENDONÇA, Ana maria Gonçalves Duarte. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Mendonça, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Mendonça, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7613871386733779 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVANI, Carina. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVANI, C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SILVANI, CARINA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O fenômeno Ilha de Calor Urbano (ICU), com consequente aumento das temperaturas em
áreas urbanas, apresenta algumas consequências que podem proporcionar o aumento do
consumo de energia, a concentração de poluentes atmosféricos e, inclusive, o agravamento
da saúde de grupos de pessoas sensíveis a mudanças climáticas. Dessa forma, novas
alternativas surgem com objetivo de reduzir os efeitos do fenômeno ICU, utilizando assim
materiais que apresentem uma coloração mais clara, reduzindo o calor absorvido por essas
superfícies, como também, a temperatura externa da área. Existem materiais que
apresentam potencial para serem utilizados como corantes em misturas asfálticas, um deles
é o rejeito de minério de ferro. A área da mineração se destaca pelo seu crescimento, sendo
produzidos anualmente milhões de toneladas de rejeito de minério, os quais são
descartados de forma irregular na natureza, ou armazenados em estruturas de contenção
chamadas de barragens de rejeito. Portanto, o presente estudo teve por objetivo analisar a
influência da utilização do rejeito de minério de ferro para produção de misturas asfálticas
coloridas. Para isso, foi realizado a substituição de 7,5%, 10% e 12,5% de pó de pedra por
rejeito de minério de ferro na composição das misturas asfálticas, produzidas com variação
das temperaturas de usinagem (157°C, 165°C e 173°C), a partir de um planejamento
experimental fatorial. Foram realizados os ensaios de resistência à tração (RT), módulo de
resiliência (MR), fadiga, cântabro, Lottman e Flow Number. Logo após, foram
confeccionadas placas, com dimensões de 40x20cm e altura de 4cm, das amostras sem
rejeito e com os teores de 7,5%, 10% e 12,5%. Nesta etapa foram medidas a temperatura
externa do pavimento e a medição da refletância. Dessa forma, os resultados obtidos a
partir da caracterização mecânica e térmica indicam a viabilidade técnica da incorporação
do rejeito de minério de ferro em misturas asfálticas, na proporção de 12,5% de rejeito,
com aumento da refletância de 40,25% e redução de 2,38°C na temperatura externa. Dessa
forma, apresentando resultados mecânicos e térmicos mais satisfatórios. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Utilização do rejeito de minério de ferro pa ra produção de misturas asfálticas coloridas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-07-08 |
|
dc.description.abstract |
The phenomenon Ilha de Calor Urbano (ICU), with a consequent increase in temperatures i
n urban areas, has some consequences that can bring about an increase in the consumption
of energy, the concentration of atmospheric pollutants, and even a worsening of the health
of groups of people sensitive to climatic changes. In this way, new alternatives arise with t
he objetive of reducing the effects of the ICU phenomenon, using materials that show a lig
hter coloring, reducing the heat absorbed by these surfaces, as well as the external temperat
ure of the area.There are materials that have the potential to be used as colorants in asphalt
mixtures, one of them being the waste of iron ore. The mining industry stands out for its gr
owth, producing millions of tons of ore waste annually, which is discarded irregularly in th
e wild, or stored in containment structures called tailings dams. Therefore, the present stud
y aimed to analyze the influence of the use of iron ore waste for the production of colored a
sphalt mixtures.To do so, the substitution of 7.5%, 10% and 12.5% of stone powder by iron
ore waste in the composition of asphalt mixtures was carried out, produced with variation i
n machining temperatures (157°C, 165°C and 173°C), starting from an experimental factor
ial planning. Tensile strength (RT), resilience module (MR.), fatigue, cancer, Lottman and
Flow Number tests were performed. Shortly afterwards, plates were made, with dimension
s of 40x20cm and height of 4cm, of the samples without waste and with contents of 7.5%,
10% and 12.5%. In this stage, the external surface temperature and the reflectance measure
ment were measured.Accordingly, the results obtained from the mechanical and thermal ch
aracterization indicate the technical feasibility of incorporating the iron ore waste into asph
alt mixtures, in the proportion of 12.5% of waste, with an increase in reflectance of 40.25%
and a reduction of 2.38°C in the external temperature. Thus, presenting more satisfactory
mechanical and thermal results. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27348 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-21T12:30:23Z |
|
dc.date.available |
2022-09-21 |
|
dc.date.available |
2022-09-21T12:30:23Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Minério de Ferro |
pt_BR |
dc.subject |
Ilha de Calor Urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Asfalto Colorido |
pt_BR |
dc.subject |
Iron ore |
pt_BR |
dc.subject |
Urban Heat Island |
pt_BR |
dc.subject |
Colored Asphalt |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAES, Thalita Maria Ramos Porto de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of iron ore tailings for the production of mixtures colored asphalt. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAES, Thalita Maria Ramos Porto de. Utilização do rejeito de minério de ferro pa ra produção de misturas
asfálticas coloridas. 2022. 295 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. |
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