DSpace/Manakin Repository

Chá de sumiço e outros poemas assombrados: poesia infantil, leitor e propostas de vivência.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, E. S. F. pt_BR
dc.creator.ID EMMANUELLE, S. F. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8522464152123902 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID PINHEIRO, HÉLDER. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID ALVES, JOSÉ HÉLDER PINHEIRO. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, Tássia Tavares. pt_BR
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, TÁSSIA TAVARES DE. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2099125288463182 pt_BR
dc.contributor.referee2 DIAS, Ana Crélia Penha.
dc.contributor.referee2ID DIAS, A. C. P. pt_BR
dc.contributor.referee2ID PENHA DIAS, A. C. pt_BR
dc.contributor.referee2ID DIAS, Ana Crelia. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3509210486494683 pt_BR
dc.description.resumo Refletimos, nesta pesquisa, sobre a importância da poesia infantil na formação sensível dos leitores, sobre os limites do modo como o poema infantil é abordado em livros didáticos do sexto ano do ensino fundamental, e, por fim, a partir do livro de poemas Chá de sumiço e outros poemas assombrados (AGUIAR, 2013), propomos abordagens temáticas em que poemas de Aguiar dialogam com obras de diferentes poetas. Portanto, nosso objetivo foi investigar e apresentar possibilidades de abordagens de poemas para leitores de turmas do 6º ano do ensino fundamental II. Fundamentamo-nos, no que se refere à poesia infantil, nas contribuições de Bordini (1981; 1986; 1989; 1997), Pondé (1986), Silva (2010), Magalhães (1982), Machado (2007); Averbuck (1993) Aguiar e Ceccantini (2012) e Held (1980). No que se refere às propostas de abordagem dos poemas, lançamos mão das reflexões e propostas de Pinheiro (2014;2015;2018;2020), no método criativo proposto por Bordini e Aguiar (1988) e na conversa literária proposta por Bajur (2012). Buscou-se alternativas metodológicas que possam contribuir para uma vivência efetiva do poema no contexto escolar, priorizando sempre a interação texto versus leitor, considerado sempre sujeito da leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Chá de sumiço e outros poemas assombrados: poesia infantil, leitor e propostas de vivência. pt_BR
dc.date.issued 2022-02-24
dc.description.abstract In this research, we reflect about the importance of children's poetry in the sensitive formation of readers, on the limits of the way children's poems are approached in textbooks for the sixth year of elementary school, and, finally, from the book of poems “Chá de sumiço and other haunted poems” (AGUIAR, 2013), we propose thematic approaches in which Aguiar's poems dialogue with works by different poets. Therefore, our objective was to investigate and present possibilities of approaches to poems for readers of classes of the 6th year of elementary school. With regard to children's poetry, we base ourselves on the contributions of Bordini (1981; 1986; 1989; 1997), Pondé (1986), Silva (2010), Magalhães (1982), Machado (2007); Averbuck (1993) Aguiar and Ceccantini (2012) and Held (1980). Regarding the proposals for approaching the poems, we made use of the reflections and proposals of Pinheiro (2014;2015;2018;2020), in the creative method proposed by Bordini and Aguiar (1988) and in the literary conversation proposed by Bajur (2012). Methodological alternatives were sought that could contribute to an effective experience of the poem in the school context, always prioritizing the text versus reader interaction, always considered the subject of reading. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27349
dc.date.accessioned 2022-09-21T12:30:58Z
dc.date.available 2022-09-21
dc.date.available 2022-09-21T12:30:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Poesia infantil pt_BR
dc.subject Poema pt_BR
dc.subject André Ricardo Aguiar pt_BR
dc.subject Livros didáticos de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Children's poetry pt_BR
dc.subject Poem pt_BR
dc.subject Portuguese language textbooks pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Emmanuelle Silva Freire.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Disappearance tea and other haunted poems: children's poetry, reader and proposals for living. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Emmanuelle Silva Freire. Chá de sumiço e outros poemas assombrados: poesia infantil, leitor e propostas de vivência. 2022. 103 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta