dc.creator.ID |
PEREIRA, E. S. F. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
EMMANUELLE, S. F. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8522464152123902 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
PINHEIRO, HÉLDER. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, JOSÉ HÉLDER PINHEIRO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Tássia Tavares de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, Tássia Tavares. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, TÁSSIA TAVARES DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2099125288463182 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DIAS, Ana Crélia Penha. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DIAS, A. C. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
PENHA DIAS, A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
DIAS, Ana Crelia. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3509210486494683 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Refletimos, nesta pesquisa, sobre a importância da poesia infantil na formação sensível
dos leitores, sobre os limites do modo como o poema infantil é abordado em livros
didáticos do sexto ano do ensino fundamental, e, por fim, a partir do livro de poemas Chá
de sumiço e outros poemas assombrados (AGUIAR, 2013), propomos abordagens
temáticas em que poemas de Aguiar dialogam com obras de diferentes poetas. Portanto,
nosso objetivo foi investigar e apresentar possibilidades de abordagens de poemas para
leitores de turmas do 6º ano do ensino fundamental II. Fundamentamo-nos, no que se
refere à poesia infantil, nas contribuições de Bordini (1981; 1986; 1989; 1997), Pondé
(1986), Silva (2010), Magalhães (1982), Machado (2007); Averbuck (1993) Aguiar e
Ceccantini (2012) e Held (1980). No que se refere às propostas de abordagem dos
poemas, lançamos mão das reflexões e propostas de Pinheiro (2014;2015;2018;2020), no
método criativo proposto por Bordini e Aguiar (1988) e na conversa literária proposta por
Bajur (2012). Buscou-se alternativas metodológicas que possam contribuir para uma
vivência efetiva do poema no contexto escolar, priorizando sempre a interação texto
versus leitor, considerado sempre sujeito da leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Chá de sumiço e outros poemas assombrados: poesia infantil, leitor e propostas de vivência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-02-24 |
|
dc.description.abstract |
In this research, we reflect about the importance of children's poetry in the sensitive
formation of readers, on the limits of the way children's poems are approached in
textbooks for the sixth year of elementary school, and, finally, from the book of poems
“Chá de sumiço and other haunted poems” (AGUIAR, 2013), we propose thematic
approaches in which Aguiar's poems dialogue with works by different poets. Therefore,
our objective was to investigate and present possibilities of approaches to poems for
readers of classes of the 6th year of elementary school. With regard to children's poetry,
we base ourselves on the contributions of Bordini (1981; 1986; 1989; 1997), Pondé
(1986), Silva (2010), Magalhães (1982), Machado (2007); Averbuck (1993) Aguiar and
Ceccantini (2012) and Held (1980). Regarding the proposals for approaching the poems,
we made use of the reflections and proposals of Pinheiro (2014;2015;2018;2020), in the
creative method proposed by Bordini and Aguiar (1988) and in the literary conversation
proposed by Bajur (2012). Methodological alternatives were sought that could contribute
to an effective experience of the poem in the school context, always prioritizing the text
versus reader interaction, always considered the subject of reading. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27349 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-21T12:30:58Z |
|
dc.date.available |
2022-09-21 |
|
dc.date.available |
2022-09-21T12:30:58Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Poema |
pt_BR |
dc.subject |
André Ricardo Aguiar |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Children's poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Poem |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Emmanuelle Silva Freire. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Disappearance tea and other haunted poems: children's poetry, reader and proposals for living. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Emmanuelle Silva Freire. Chá de sumiço e outros poemas assombrados: poesia infantil, leitor e propostas de vivência. 2022. 103 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. |
pt_BR |