DSpace/Manakin Repository

Uma análise do IFPB campus Picuí e sua relevância socioeconômica para a Microrregião do Seridó Oriental paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, J. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8116898583448304 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CANIELLO, Márcio de Matos.
dc.contributor.advisor1ID CANIELLO, M. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CANIELLO, MÁRCIO. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CANIELLO, MÁRCIO DE MATOS. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5638765647804887 pt_BR
dc.contributor.referee1 LADOSKY, Mário Henrique Guedes.
dc.contributor.referee1ID LADOSKY, M. H. G. pt_BR
dc.contributor.referee1ID LADOSKY, Mario Henrique. pt_BR
dc.contributor.referee1ID HENRIQUE LADOSKY, Mario. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7412174016769913 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Lucas Pereira da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, L. P. pt_BR
dc.contributor.referee2ID SILVA, LUCAS PEREIRA DA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8588922829591936 pt_BR
dc.contributor.referee3 PEREIRA, Frederico Campos.
dc.contributor.referee3ID PEREIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.referee3ID PEREIRA, FREDERICO CAMPOS. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/4661298979796861 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho destina sua atenção a analisar a expansão e a interiorização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como a efetivação de uma política pública em educação, por meio da relação com o desenvolvimento local e regional. Objetivamos, portanto, analisar a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) no campus de Picuí-PB e seus impactos sociais e econômicos na microrregião do Seridó Oriental Paraibano, considerando a formação profissional dos jovens e a inserção dos egressos no mercado de trabalho regional no período de 2009 a 2020. A partir desse direcionamento, desenvolvemos a pesquisa com base em estudos quantitativos, que necessitam e passam por análises qualitativas a fim de servir como base científica para a comprovação de nossas investigações, culminando em um estudo de caso. Para dar lastro à discussão, construímos um questionário visando buscar respostas dos egressos, que foi aplicado via Google Forms a 30% do nosso público alvo; na sequência, foram realizadas entrevistas, através da plataforma Google Meet, com egressos e atores sociais que julgamos fundamentais para alcançar uma compreensão mais ampla do processo. Em nossa base teórica, nos valemos de diversos autores e de diferentes áreas, como a Educação e a Sociologia, que pudessem nos oferecer o embasamento necessário para discorremos sobre conceitos com amplitude, sobretudo em reflexões como as relações entre educação e desenvolvimento, ou ainda conceitos antagônicos, como desenvolvimentismo e neoliberalismo e de temas como as políticas públicas em educação. Com isso, postulamos discussões acerca da dinâmica de seu crescimento em âmbito nacional, a disposição espacial dos campi pelo estado da Paraíba e as etapas do processo de expansão da Rede Federal de Educação nas fronteiras paraibanas; além disso, pontuamos as principais características regionais e locais referentes à inserção do campus em questão. Com o aprofundamento dos estudos, percebemos que a interiorização dos Institutos Federais não trouxe apenas a qualificação profissional, o ingresso no mercado de trabalho ou o acesso às universidades, mas todo um conjunto de ações benéficas possibilitado pela aplicação de políticas públicas e que tem culminado com um ganho cultural e intelectual incomensurável, incapaz de ser quantificado nesta pesquisa, apenas. Compreendemos, portanto, que a implantação dos Institutos Federais possibilita um avanço qualitativo a partir de uma caminhada singular, um projeto de nação que entende a educação como compromisso de transformação e de ascensão do conhecimento, de objetivos capazes de transformar a vida social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas pt_BR
dc.title Uma análise do IFPB campus Picuí e sua relevância socioeconômica para a Microrregião do Seridó Oriental paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2022-06-10
dc.description.abstract The present work aims to analyze the expansion and internalization of the Federal Institutes of Education, Science and Technology as the effectiveness of a public policy in education, through the relationship with local and regional development. We aim, therefore, to analyze the implementation of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB) in the Picuí-PB campus and its social and economic impacts on the micro-region of the Seridó Oriental Paraibano, considering the professional training of young people and the insertion of graduates in the regional labor market in the period from 2009 to 2020. From this direction, we developed the research based on quantitative studies, which need and go through qualitative analysis in order to serve as a scientific basis for the substantiation of our investigations, culminating in a case study. To support the discussion, we built a questionnaire aiming to seek answers from the graduates, which was applied via Google Forms to 30% of our target audience; after that, interviews were conducted, through the Google Meet platform, with graduates and social actors we deemed fundamental to reach a broader understanding of the process. In our theoretical base, we made use of several authors and from different areas, such as Education and Sociology, who could offer us the necessary background to discuss concepts with amplitude, especially in reflections such as the relations between education and development, or even antagonistic concepts, such as developmentalism and neoliberalism and topics such as public policies in education. With this, we postulated discussions about the dynamics of its growth on the national level, the spatial arrangement of campuses throughout the state of Paraíba and the stages of the Federal Education Network expansion process in Paraíba's borders; moreover, we pointed out the main regional and local characteristics regarding the insertion of the campus in question. As the studies deepened, we realized that the internalization of the Federal Institutes has not only brought professional qualification, entry into the job market, or access to universities, but a whole set of beneficial actions made possible by the application of public policies and that has culminated with an immeasurable cultural and intellectual gain, unable to be quantified in this research, only. We understand, therefore, that the implantation of the Federal Institutes enables a qualitative advance from a singular path, a project of a nation that understands education as a commitment to transformation and the rise of knowledge, of goals capable of transforming social life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27356
dc.date.accessioned 2022-09-21T14:23:36Z
dc.date.available 2022-09-21
dc.date.available 2022-09-21T14:23:36Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject IFPB pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Public policy pt_BR
dc.subject Development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, José das Vitórias dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An analysis of the IFPB campus Picuí and its relevance socioeconomic status for the Microregion of the Seridó Oriental of Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, José das Vitórias dos Santos. Uma análise do IFPB campus Picuí e sua relevância socioeconômica para a Microrregião do Seridó Oriental paraibano. 2022. 143 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27356 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta