dc.creator.ID |
SANTOS, J. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8116898583448304 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CANIELLO, Márcio de Matos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CANIELLO, M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
CANIELLO, MÁRCIO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
CANIELLO, MÁRCIO DE MATOS. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5638765647804887 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LADOSKY, Mário Henrique Guedes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LADOSKY, M. H. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
LADOSKY, Mario Henrique. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
HENRIQUE LADOSKY, Mario. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7412174016769913 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Lucas Pereira da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, LUCAS PEREIRA DA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8588922829591936 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
PEREIRA, Frederico Campos. |
|
dc.contributor.referee3ID |
PEREIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
PEREIRA, FREDERICO CAMPOS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4661298979796861 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho destina sua atenção a analisar a expansão e a interiorização dos Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como a efetivação de uma política pública em
educação, por meio da relação com o desenvolvimento local e regional. Objetivamos, portanto,
analisar a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
(IFPB) no campus de Picuí-PB e seus impactos sociais e econômicos na microrregião do Seridó
Oriental Paraibano, considerando a formação profissional dos jovens e a inserção dos egressos
no mercado de trabalho regional no período de 2009 a 2020. A partir desse direcionamento,
desenvolvemos a pesquisa com base em estudos quantitativos, que necessitam e passam por
análises qualitativas a fim de servir como base científica para a comprovação de nossas
investigações, culminando em um estudo de caso. Para dar lastro à discussão, construímos um
questionário visando buscar respostas dos egressos, que foi aplicado via Google Forms a 30%
do nosso público alvo; na sequência, foram realizadas entrevistas, através da plataforma Google
Meet, com egressos e atores sociais que julgamos fundamentais para alcançar uma compreensão
mais ampla do processo. Em nossa base teórica, nos valemos de diversos autores e de diferentes
áreas, como a Educação e a Sociologia, que pudessem nos oferecer o embasamento necessário
para discorremos sobre conceitos com amplitude, sobretudo em reflexões como as relações
entre educação e desenvolvimento, ou ainda conceitos antagônicos, como desenvolvimentismo
e neoliberalismo e de temas como as políticas públicas em educação. Com isso, postulamos
discussões acerca da dinâmica de seu crescimento em âmbito nacional, a disposição espacial
dos campi pelo estado da Paraíba e as etapas do processo de expansão da Rede Federal de
Educação nas fronteiras paraibanas; além disso, pontuamos as principais características
regionais e locais referentes à inserção do campus em questão. Com o aprofundamento dos
estudos, percebemos que a interiorização dos Institutos Federais não trouxe apenas a
qualificação profissional, o ingresso no mercado de trabalho ou o acesso às universidades, mas
todo um conjunto de ações benéficas possibilitado pela aplicação de políticas públicas e que
tem culminado com um ganho cultural e intelectual incomensurável, incapaz de ser
quantificado nesta pesquisa, apenas. Compreendemos, portanto, que a implantação dos
Institutos Federais possibilita um avanço qualitativo a partir de uma caminhada singular, um
projeto de nação que entende a educação como compromisso de transformação e de ascensão
do conhecimento, de objetivos capazes de transformar a vida social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais Aplicadas |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise do IFPB campus Picuí e sua relevância socioeconômica para a Microrregião do Seridó Oriental paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-06-10 |
|
dc.description.abstract |
The present work aims to analyze the expansion and internalization of the Federal Institutes of
Education, Science and Technology as the effectiveness of a public policy in education, through
the relationship with local and regional development. We aim, therefore, to analyze the
implementation of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba
(IFPB) in the Picuí-PB campus and its social and economic impacts on the micro-region of the
Seridó Oriental Paraibano, considering the professional training of young people and the
insertion of graduates in the regional labor market in the period from 2009 to 2020. From this
direction, we developed the research based on quantitative studies, which need and go through
qualitative analysis in order to serve as a scientific basis for the substantiation of our
investigations, culminating in a case study. To support the discussion, we built a questionnaire
aiming to seek answers from the graduates, which was applied via Google Forms to 30% of our
target audience; after that, interviews were conducted, through the Google Meet platform, with
graduates and social actors we deemed fundamental to reach a broader understanding of the
process. In our theoretical base, we made use of several authors and from different areas, such
as Education and Sociology, who could offer us the necessary background to discuss concepts
with amplitude, especially in reflections such as the relations between education and
development, or even antagonistic concepts, such as developmentalism and neoliberalism and
topics such as public policies in education. With this, we postulated discussions about the
dynamics of its growth on the national level, the spatial arrangement of campuses throughout
the state of Paraíba and the stages of the Federal Education Network expansion process in
Paraíba's borders; moreover, we pointed out the main regional and local characteristics
regarding the insertion of the campus in question. As the studies deepened, we realized that the
internalization of the Federal Institutes has not only brought professional qualification, entry
into the job market, or access to universities, but a whole set of beneficial actions made possible
by the application of public policies and that has culminated with an immeasurable cultural and
intellectual gain, unable to be quantified in this research, only. We understand, therefore, that
the implantation of the Federal Institutes enables a qualitative advance from a singular path, a
project of a nation that understands education as a commitment to transformation and the rise
of knowledge, of goals capable of transforming social life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27356 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-21T14:23:36Z |
|
dc.date.available |
2022-09-21 |
|
dc.date.available |
2022-09-21T14:23:36Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
IFPB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Public policy |
pt_BR |
dc.subject |
Development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, José das Vitórias dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An analysis of the IFPB campus Picuí and its relevance socioeconomic status for the Microregion of the Seridó Oriental of Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, José das Vitórias dos Santos. Uma análise do IFPB campus Picuí e sua relevância
socioeconômica para a Microrregião do Seridó Oriental paraibano. 2022. 143 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27356 |
pt_BR |