DSpace/Manakin Repository

Autismo na educação básica e os processos de inclusão escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4292154034761547 pt_BR
dc.creator.Lattes NASCIMENTO, K. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa; pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Maria Nozângela Rolim.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo principal identificar aspectos do processo educacional que contribuem para o acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem de alunos com TEA na educação básica. A partir desse objetivo foram delineados outros três que deram mais especificidade ao trabalho, sendo eles: Identificar quais métodos o professor utiliza para acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno com autismo; Descrever os critérios de escolha pelos educadores das metodologias de ensino utilizadas para acompanhar o desenvolvimento e aprendizagem dos educandos com autismo; Identificar as formas de como o autista pode ser avaliado por meio de suas habilidades. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Montoan(1997), Glat e Nogueira(2022), Coêlho(2010), Chiot(2013) e Cunha(2015). Esta pesquisa é um estudo de campo de natureza qualitativa com análise simples do discurso. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiros de entrevista semiestruturadas com três professores de uma escola pública de CajazeirasPB. Com os relatos dos entrevistados da pesquisa, podemos perceber que as crianças são inseridas nas escolas para fazerem parte do processo de socialização, pois e notável que alguns professores não possuem conhecimento para trabalhar com os alunos autistas e que as atividades na maioria das vezes são planejadas e colocadas em prática da mesma forma dos alunos ditos normais. Concluise que é primordial conhecer a criança com autismo, para então desenvolver estratégias a partir de suas habilidades que possam contribuir com a aprendizagem, com o processo de socialização e de comunicação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Autismo na educação básica e os processos de inclusão escolar. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract The current study has as main objective to identify aspects of the educational process that contribute to the monitoring of the development and learning of students with ASD in primary education. Based on this aim, three others were outlined that gave more specificity to the work, namely: Identify which methods the teacher uses to monitor the development and learning of students with autism; Describe the criteria for choosing the teaching methodologies used by educators to monitor the development and learning of students with autism; Identify the ways in which the autistic can be evaluated through their abilities. The theoretical framework is based on authors such as Montoan (1997), Glat and Nogueira (2002), Coêlho (2010), Chiot (2013) and Cunha (2015). This research is a qualitative field study with simple discourse analysis. For data collection, semistructured interview scripts were used with three teachers from a public school in CajazeirasPB. With the reports of the research interviewees, we can see that children are included in schools to be part of the socialization process, as it is remarkable that some teachers do not have the knowledge to work with autistic students and that activities are most often planned and put into practice in the same way as the socalled normal students. It is concluded that it is essential to know the child with autism, to then develop strategies based on their skills that can contribute to learning, to the process of socialization and communication. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27358
dc.date.accessioned 2022-09-21T16:53:34Z
dc.date.available 2022-09-21
dc.date.available 2022-09-21T16:53:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Inclusão Escolar pt_BR
dc.subject Aluno com autismo pt_BR
dc.subject Processo educacional pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject School inclusion pt_BR
dc.subject Student with autism pt_BR
dc.subject Educational process pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Kelly Cristina da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Autism in basic education and school inclusion processes. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO,Kelly Cristina da Silva. Autismo na educação básica e os processos de inclusão escolar. 2022. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta