DSpace/Manakin Repository

Matofobia: uma breve abordagem sobre as dificuldades no ensino da Matemática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVEIRA, I. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7395125823207895 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, Fabíola da Cruz.
dc.contributor.referee1ID MARTINS, F. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1613723905926538 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Ticiany Marques da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, T. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6499608715942749 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho teve como objetivo analisar as principais dificuldades alunos na sala de aula e observar seus comportamentos em relação ao medo da matemática nas turmas de 1o ao 3o ano médio de uma escola estadual localizada no Estado da Paraíba. A pesquisa se iniciou com uma breve revisão sobre a origem da matemática; o porquê ela é tão importante para a sociedade e as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem matemáticos. Foi investigado também, a definição de mato fobia; os principais fatores que causam esse medo e o que ela influencia na comunidade na qual os alunos estão inseridos. O trabalho teve como ação principal uma pesquisa em campo por meio de um questionário aplicado aos alunos, que foram os alvos deste trabalho. Por fim, foi proposto que a temática abordada nesta pesquisa fosse trabalhada com mais frequência com os professores que já atuam em sala de aula e também para aqueles que ainda estão no processo de se tornarem profissionais na área. Assim, as melhorias no ensino da matemática serão mais efetivas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.title Matofobia: uma breve abordagem sobre as dificuldades no ensino da Matemática. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-19
dc.description.abstract This work aimed to learn the main difficulties students in the classroom and observe their behavior in relation to the fear of mathematics from the 1st to the 3rd year of high school in a school located in the State of Paraíba. The research began with a brief review of the origin of mathematics; why it is so important to society and the difficulties in teaching and learning mathematics. The definition of Matophobia was also investigated; the main factors that cause this fear and what it influences in the community in which the students are inserted. The main action was the work of a research medium applied to the students, which those of this main work. Finally, it was proposed that the theme addressed in this research frequently worked with teachers who already work also in the classroom to become professionals in the area. Thus, improvements in mathematics teaching will be more effective. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27362
dc.date.accessioned 2022-09-21T17:44:28Z
dc.date.available 2022-09-21
dc.date.available 2022-09-21T17:44:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Matofobia pt_BR
dc.subject Matemática - ensino pt_BR
dc.subject Ensino de matemática - dificuldade pt_BR
dc.subject Math pt_BR
dc.subject Mathematics - teaching pt_BR
dc.subject Matophobia pt_BR
dc.subject Mathematics teaching - difficulty pt_BR
dc.subject Matemáticas pt_BR
dc.subject Matemáticas - enseñanza pt_BR
dc.subject Enseñanza de las matemáticas - dificultad pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVEIRA, Italo dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Matophobia: a brief approach to the difficulties in teaching Math. pt_BR
dc.title.alternative Matofobia: una breve aproximación a las dificultades en la enseñanza Matemáticas. pt_BR
dc.identifier.citation SILVEIRA, Italo dos Santos. Matofobia: uma breve abordagem sobre as dificuldades no ensino da Matemática. 2022. 32 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo tuvo como objetivo analizar las principales dificultades de los alumnos en el aula y observar sus comportamientos en relación al miedo a las matemáticas en las clases de 1° a 3° grado secundaria en una escuela pública ubicada en el estado de Paraíba. La investigación comenzó con una breve repaso al origen de las matemáticas; por qué es tan importante para la sociedad y las dificultades encontradas en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. También se investigó la definición de matofobia; los principales factores que provocan este miedo y en qué influye comunidad en la que se insertan los estudiantes. La obra tuvo como acción principal una investigación de campo a través de un cuestionario aplicado a los estudiantes, quienes fueron los destinatarios de esta trabajo. Finalmente, se propuso que el tema abordado en esta investigación sea trabajado con más frecuentemente con los docentes que ya trabajan en el aula y también con los que todavía están en el proceso de convertirse en profesionales en el campo. Así, las mejoras en la enseñanza de las matemáticas serán más efectivas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta