dc.creator.ID |
SILVEIRA, I. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7395125823207895 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARTINS, Fabíola da Cruz. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARTINS, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1613723905926538 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Ticiany Marques da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, T. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6499608715942749 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho teve como objetivo analisar as principais dificuldades alunos na sala de aula e
observar seus comportamentos em relação ao medo da matemática nas turmas de 1o ao 3o ano
médio de uma escola estadual localizada no Estado da Paraíba. A pesquisa se iniciou com uma
breve revisão sobre a origem da matemática; o porquê ela é tão importante para a sociedade e
as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem matemáticos. Foi investigado também,
a definição de mato fobia; os principais fatores que causam esse medo e o que ela influencia na
comunidade na qual os alunos estão inseridos. O trabalho teve como ação principal uma
pesquisa em campo por meio de um questionário aplicado aos alunos, que foram os alvos deste
trabalho. Por fim, foi proposto que a temática abordada nesta pesquisa fosse trabalhada com
mais frequência com os professores que já atuam em sala de aula e também para aqueles que
ainda estão no processo de se tornarem profissionais na área. Assim, as melhorias no ensino da
matemática serão mais efetivas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino - Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Matofobia: uma breve abordagem sobre as dificuldades no ensino da Matemática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-19 |
|
dc.description.abstract |
This work aimed to learn the main difficulties students in the classroom and observe their
behavior in relation to the fear of mathematics from the 1st to the 3rd year of high school in a
school located in the State of Paraíba. The research began with a brief review of the origin of
mathematics; why it is so important to society and the difficulties in teaching and learning
mathematics. The definition of Matophobia was also investigated; the main factors that cause
this fear and what it influences in the community in which the students are inserted. The main
action was the work of a research medium applied to the students, which those of this main
work. Finally, it was proposed that the theme addressed in this research frequently worked with
teachers who already work also in the classroom to become professionals in the area. Thus,
improvements in mathematics teaching will be more effective. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27362 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-21T17:44:28Z |
|
dc.date.available |
2022-09-21 |
|
dc.date.available |
2022-09-21T17:44:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matofobia |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática - dificuldade |
pt_BR |
dc.subject |
Math |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Matophobia |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teaching - difficulty |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las matemáticas - dificultad |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVEIRA, Italo dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Matophobia: a brief approach to the difficulties in teaching Math. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Matofobia: una breve aproximación a las dificultades en la enseñanza Matemáticas. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVEIRA, Italo dos Santos. Matofobia: uma breve abordagem sobre as dificuldades no ensino da
Matemática. 2022. 32 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo tuvo como objetivo analizar las principales dificultades de los alumnos en el aula y
observar sus comportamientos en relación al miedo a las matemáticas en las clases de 1° a 3° grado
secundaria en una escuela pública ubicada en el estado de Paraíba. La investigación comenzó con una
breve repaso al origen de las matemáticas; por qué es tan importante para la sociedad y
las dificultades encontradas en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. También se investigó
la definición de matofobia; los principales factores que provocan este miedo y en qué influye
comunidad en la que se insertan los estudiantes. La obra tuvo como acción principal una
investigación de campo a través de un cuestionario aplicado a los estudiantes, quienes fueron los destinatarios de esta
trabajo. Finalmente, se propuso que el tema abordado en esta investigación sea trabajado con
más frecuentemente con los docentes que ya trabajan en el aula y también con los que
todavía están en el proceso de convertirse en profesionales en el campo. Así, las mejoras en la enseñanza de
las matemáticas serán más efectivas. |
pt_BR |