DSpace/Manakin Repository

Neurociência, leitura e desenvolvimento integral da criança.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes AMARAL, M. G. B.; pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como foco de investigação a Neurociência, Leitura e o desenvolvimento integral da criança e, por objetivo geral investigar a contribuição da Neurociência para aquisição da leitura com vistas ao desenvolvimento integral da criança. Nesta investigação interrogou-se como a Neurociência pode contribuir para o processo de aquisição da leitura e desenvolvimento integral da criança. Quanto ao percurso metodológico, tratase de uma pesquisa de natureza básica, com caráter exploratório e, abordagem qualitativa. Uma pesquisa ação, realizada com uma criança de 4 anos. Os instrumentos de produção de dados foi o diário de campo. Resultados: o estudo realizado permitiu concluir que as informações oriundas da Neurociência, quando colocadas em prática educativa potencializam o processo de aprendizagem da leitura. Visto que, os estímulos externos intencionalmente oferecidos à criança, pela pesquisadora, desencadearam estímulos internos que possibilitaram o desenvolvimento da atenção, concentração, oralidade, memória, empatia, ampliação do universo vocabular da criança e, sobretudo, o despertar do gosto pela leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Neurociência, leitura e desenvolvimento integral da criança. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract The present research focuses on Neuroscience, reading and the integral development of the child and, as a general objective, to investigate the contribution of Neuroscience to the acquisition of reading with a view to the integral child development. In this investigation, it was asked how Neuroscience can contribute to the process of reading acquisition and integral child development. As for the methodological course, it is a research of a basic nature, with an exploratory character and a qualitative approach. An action research, carried out with a 4yearold child. The data production instruments were the field diary. Results: the study carried out allowed us to conclude that information from Neuroscience, when put into educational practice, potentiates the process of learning to read. Since the external stimuli intentionally offered to the child, by the researcher, triggered internal stimuli that allowed the development of attention, concentration, orality, memory, empathy, expansion of the child's vocabulary universe and, above all, the awakening of the taste for reading. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27366
dc.date.accessioned 2022-09-21T18:19:52Z
dc.date.available 2022-09-21
dc.date.available 2022-09-21T18:19:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Neurociência pt_BR
dc.subject Desenvolvimento integral pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Child pt_BR
dc.subject Neuroscience pt_BR
dc.subject Integral development pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Reading practice pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator JESUS, Luzanira Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Neuroscience, reading and integral child development. pt_BR
dc.identifier.citation JESUS, Luzanira Maria de. Neurociência, leitura e desenvolvimento integral da criança. 2022. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta