DSpace/Manakin Repository

Educação matemática: a relação professor(a)Aluno( a) e saber a partir do contrato didático nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/8758211080861993 pt_BR
dc.creator.Lattes SILVA, M. J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 BORBA, Valéria Maria de Lima.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/3764023649002251 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes BORBA, V. M. L.; pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objeto de estudo a Educação Matemática e as relações que envolvem professor/a, alunos e saber no espaço da sala de aula por meio do contrato didático. Para a realização do mesmo tivemos como objetivo geral analisar as relações didáticas com o saber que o professor de matemática dos anos iniciais estabelece ao ensinar o conteúdo das quatro operações fundamentais. E como objetivos específicos identificar como o professor que ensina matemática nos anos iniciais se relaciona com o conteúdo das quatro operações fundamentais e compreender como o professor se relaciona com o conteúdo foco desse estudo. A questão norteadora dessa pesquisa foi como os professores/as ensinam a disciplina de matemática, para construir conhecimentos nesta área de estudo, a partir das interações entre professor/a, aluno e saber. O estudo se embasou em autores como: Brousseau (1984, 1986, 1996, 2008), Cavalcanti (2015), Menezes (2006) e Charlot (2009) Maccarini (2010), alguns documentos como BRASIL (2009) e BRASIL (2010). Desse modo, a análise dos dados apresentados nesse trabalho de conclusão de curso por meio da pesquisa básica qualitativa, em que envolveu uma docente na sua prática em sala de aula, mostrou que o fenômeno ‘Contrato Didático’ estudado desde a década de 70 do século passado é percebido até os dias de hoje no meio escolar. E que o mesmo se desenvolve em sala de aula e apresenta o modo com o qual o professor/a e aluno se relacionam com o saber, que no nosso caso, está relacionado com o saber matemático. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação matemática: a relação professor(a)Aluno( a) e saber a partir do contrato didático nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-24
dc.description.abstract The present work has as its object of study Mathematics Education and the relationships that involve teacher, students and knowledge in the classroom space through the didactic contract. For the accomplishment of the same, we had as general objective to analyze the didactic relations with the knowledge that the mathematics teacher of the initial years establishes when teaching the content of the four fundamental operations. And as specific objectives to identify how the teacher who teaches mathematics in the early years relates to the content of the four fundamental operations and to understand how the teacher relates to the focus content of this study. The guiding question of this research was how teachers teach the discipline of mathematics, to build knowledge in this area of study, from the interactions between teacher, student and knowledge. The study was based on authors such as: Brousseau (1984, 1986, 1996, 2008), Cavalcanti (2015), Menezes (2006) and Charlot (2009) Maccarini (2010), some documents such as BRASIL (2009) and BRASIL (2010) . Thus, the analysis of the data presented in this course conclusion work through qualitative basic research, in which a teacher was involved in her classroom practice, showed that the 'Didactic Contract' phenomenon studied since the 70's of the 20th century past is perceived until the present day in the school environment. And that it develops in the classroom and presents the way in which the teacher and student relate to knowledge, which in our case is related to mathematical knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27368
dc.date.accessioned 2022-09-21T19:10:41Z
dc.date.available 2022-09-21
dc.date.available 2022-09-21T19:10:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática ensino pt_BR
dc.subject Relação professo-raluno pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Teacher-student ratio pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject Early years pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Juciana da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mathematics education: the teacher(a)student( a) and know from of the didactic contract in the initial years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Juciana da. Educação matemática: a relação professor(a)Aluno( a) e saber a partir do contrato didático nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta