dc.creator.ID |
MARQUES, E. L. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1555323423464689 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
XAVIER, Manassés Morais. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Maria Angelica de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6111110627092405 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FRANCELINO, Pedro Farias. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FRANCELINO, P. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
FRANCELINO, PEDRO FARIAS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6663064491335541 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A refração da sociedade e da política por meio da arte é algo que remete para registros
que acompanham a história do homem como um ser instituído como expressivo e
falante. Nesse contexto, os gêneros do discurso são partes constitutivas do
desenvolvimento da sociedade desde épocas imemoráveis, constituindo-se como
correias de transmissão entre a história da sociedade e a linguagem. Esta dissertação
foi norteada pela questão-problema: Quais refrações e carnavalizações podem ser
compreendidas em animações que tematizam contextos socioculturais e políticos no
tocante ao governo Bolsonaro? Para responder esta questão, elegeu-se como objetivo
geral: Investigar, através do fenômeno da refração e da carnavalização, críticas
políticas e sociais dialogicamente presentes nos discursos de animações sobre o
governo Bolsonaro. Como objetivos específicos: (1) Compreender as dimensões do
gênero do discurso (tema, estilo e composição) em animações; (2) Analisar críticas de
cunho político e social presentes nos discursos dos personagens refratados e
carnavalizados nas animações; e (3) Analisar relações dialógicas entre os discursos
proferidos pelos personagens das animações com os contextos socioculturais que
implicaram na construção dos enunciados dos quais eles foram originados. A teoria
que norteia essa pesquisa é a Teoria Dialógica da Linguagem, que está fundamentada
no pensamento linguístico e filosófico do Círculo de Bakhtin. Esta pesquisa está
situada no paradigma qualitativo de natureza interpretativista – para a articulação
metodológica, os métodos utilizados foram o sociológico e o etnográfico,
considerando a natureza dos dados gerados na plataforma do YouTube da Rede
Mundial de Computadores. Os corpora da análise compreendem duas animações de
autoria do artista André Guedes: (1) Bolsonaro de 2018 encontra o Bolsonaro atual; e
(2) Capitão Clorokina – Lockdória. As articulações teóricas e metodológicas desta
pesquisa proporcionaram resultados que mostraram que as refrações e as
carnavalizações são expressões do discurso na vida e na arte. Dentre as funções da
refração e da carnavalização, nas animações em análise, temos o efeito de riso, da
comicidade, do humor, pois, tanto o físico dos personagens quanto os seus discursos
são carnavalizados. Por esse motivo, as animações analisadas apenas são
compreendidas (tornam-se enunciados concretos) à medida em que os sujeitos
leitores possuem o conhecimento dos fatos, eventos e enunciados que as originaram.
Por isso, os sujeitos da interação discursiva necessitam de um envolvimento crítico-
reflexivo sobre os contextos socioculturais e políticos que o país se encontra,
principalmente, sobre os fatos ligados ao governo Bolsonaro, considerando que é este
é o governo vigente no Brasil. Em síntese, essa pesquisa é a expressão da refração
e carnavalização de discursos de natureza política na vida e na arte animare. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A refração e a carnavalização na linguagem: a construção de sentidos no gênero animação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-05-20 |
|
dc.description.abstract |
The refraction of society and politics through art is something that refers to records that
accompany the history of man as a being instituted as expressive and speaker. In this
context, discursive genres are constitutive elements of society development since
immemorial time, constituting themselves as transmission belts between the history of
society and language. This dissertation was guided by the following problem question:
What refractions and carnivalizations can be understood in animations that thematize
sociocultural and political contexts regarding the Bolsonaro government? To answer
this question, the following general objective was established: to investigate,
dialogically, through the phenomenon of refraction and carnivalization, political and
social criticism present in the speeches of animations about the Bolsonaro
government. As specific objectives: (1) to understand the dimensions of discursive
genre (theme, style and composition) in animations; (2) to analyze political and social
criticism present in the speeches of the characters refracted and carnivalized in the
animations; and (3) to stablish dialogic relationships between the characters’ speeches
of the animations with the sociocultural contexts that implied in the construction of the
utterances from which they originated. The theories that guide this research are based
on the linguistic and philosophical thought of the Bakhtin Circle. This research is
situated in the qualitative paradigm of an interpretive nature – for the methodological
articulation, the methods used were sociological and etnographic, considering the
nature of the data generated on the YouTube platform of the World Wide Web. The
corpora of the analysis comprise two animations made by the artist André Guedes: (1)
Bolsonaro from 2018 meets the current Bolsonaro; and (2) Captain Clorokina –
Lockdoria. The theoretical and methodological articulations of this research provided
results that evidenced that refractions and carnivalizations are expressions of
discourse in life and art. Among the functions of refraction and carnivalization, in the
animations under analysis, we have the effect of laughter, comedy, humor, since both
the physical appearance of the characters and their speeches are carnivalized. For
this reason, the analyzed animations are only understood (become concrete
statements) to the extent that the reading subjects have the knowledge of the facts,
events and statements that originated them. Therefore, the subjects of discursive
interaction need a critical-reflective involvement on the sociocultural and political
contexts that the country finds itself, mainly on the facts related to the Bolsonaro
government, considering that it is the current government in Brazil. In summary, this
research is the expression of the refraction and carnivalization of discourses of a
political nature in animare life and art. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27369 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-21T20:19:42Z |
|
dc.date.available |
2022-09-21 |
|
dc.date.available |
2022-09-21T20:19:42Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria dialógica da linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Refração |
pt_BR |
dc.subject |
Carnavalização na linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero animação |
pt_BR |
dc.subject |
Governo Bolsonaro |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogical theory of language |
pt_BR |
dc.subject |
Refraction |
pt_BR |
dc.subject |
Carnivalization |
pt_BR |
dc.subject |
Animation genre |
pt_BR |
dc.subject |
Bolsonaro government |
pt_BR |
dc.subject |
Arte animare |
pt_BR |
dc.subject |
Discursos políticos - carnavalização |
pt_BR |
dc.subject |
Método etnográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Etnografia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARQUES, Ewerton Lucas de Mélo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Refraction and carnivalization in language: the construction of meanings in the animation genre. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARQUES, Ewerton Lucas de Mélo. A refração e a carnavalização na linguagem: a construção de sentidos no gênero animação. 2022. 152 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. |
pt_BR |