DSpace/Manakin Repository

Fanpages educacionais: da textualização ao funcionamento dos gêneros memes e anúncios publicitários.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, T. S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5770910531939335 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee2 GOMES NETO, João.
dc.contributor.referee2ID GOMES NETO, J. pt_BR
dc.contributor.referee3 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.contributor.referee3ID RAFAEL, E. L. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2629616354978358 pt_BR
dc.description.resumo Profissionais de várias áreas têm feito uso de perfis virtuais em redes sociais a fim de divulgar produtos ou serviços. Nessa conjuntura, o professor também tem se inserido nas mídias digitais, tanto para acessar recursos orientadores às práticas de ensino, quanto para divulgar conteúdo, o que necessariamente ocorre a partir de textos. Esta dissertação aborda a textualização em fanpages, páginas públicas inerentes ao Facebook que permitem compartilhar conteúdos de modo gratuito. Assim, a partir de três grandes perfis públicos na área (Biologia Total, Matemática Rio e Língua Portuguesa), buscamos responder ao seguinte questionamento: Qual o processo de textualização em fanpages educacionais? Para tanto, objetivamos de modo geral: Analisar os processos de textualização implicados na produção de tais páginas. E como objetivos específicos: 1) Descrever os critérios definidores de textualização nas postagens das páginas selecionadas; e 2) Interpretar a funcionalidade e interatividade das fanpages educacionais como divulgadoras de conteúdos e de profissionais no mercado da mídia digital. Este estudo privilegia a compreensão do funcionamento de gêneros textuais em ambientes digitais, e, por conseguinte, promove reflexões sobre novas possibilidades de profissionalização que podem, inclusive, servir à práxis pedagógica mediante a inserção do professor no universo digital como consumidor e produtor de conteúdo. Com relação ao embasamento teórico, consideramos as contribuições de Marcuschi (2003), Bakhtin (1997 [2016]), Rojo (2013; 2015), Schneuwly e Dolz (2004) e outros autores para caracterizar a fanpage; Borges Neto (2004), Costa Val (1994; 2004), Beaugrande; Dressler (1981 apud Marcuschi, 2008) e outros autores para discorrer sobre os conceitos de texto, textualidade e textualização; e Marcuschi (2008), Ribeiro (2018), Eagleton (2011), Lévy (2009), Veloso (2014) e outros autores para refletir sobre a textualização das fanpages educacionais. Do ponto de vista metodológico, a partir das classificações propostas por Bortoni-Ricardo (2008), Moreira; Caleffe (2008), Moita Lopes (2006) e outros esta investigação filia-se ao paradigma interpretativista - portanto, identifica-se com o método qualitativo - e à Linguística Aplicada. Já de acordo com a origem do corpus, tendo como base os estudos de Amaral, Natal e Viana (2008), Hine (2005) e Ferro (2015), reconhecemos que esta pesquisa é de inspiração netnográfica. Partindo de tais identificações e da sistematização do corpus, delimitamos duas categorias de análise: 1) “Processos de textualização como reconfiguração de um gênero: a fanpage educacional”, na qual descrevemos e analisamos a realização de diversos gêneros nos suportes frequentemente utilizados pelos administradores das páginas; e 2) “Funcionamento das páginas: do gerenciamento das postagens à interatividade nos comentários”, na qual compreendemos como ocorre a interação entre administradores e usuários. As análises realizadas revelaram que: 1) Os critérios de textualidade estão naturalmente contemplados nas fanpages, mas a textualização está assegurada principalmente em função da multimodalidade, que ancora o arsenal de criação de diferentes modos de linguagem; 2) A fanpage se estabelece como um suporte/gênero potencialmente pedagógico, pelo espaço gratuito e de fácil acesso que permite o compartilhamento de conteúdo de diferentes formas; todavia, não se constituem como um espaço (apenas) de socialização de conteúdos que costumeiramente fazem parte da escola, esse é um espaço que, para além do ensino de conteúdos educacionais, comercializa e divulga produtos e/ou serviços; e 3) a fanpage é uma opção para se pensar em um serviço que não tem fronteiras geográficas e que alarga a existência de novos mercados profissionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Fanpages educacionais: da textualização ao funcionamento dos gêneros memes e anúncios publicitários. pt_BR
dc.date.issued 2021-09-17
dc.description.abstract Professionals from different areas have made use of virtual profiles on social media in order to promote products or services. In this context, the teacher has also been inserted in digital media, both to access resources that guide teaching practices, also to disseminate contents that necessarily occurs using texts. This dissertation addresses textualization on fanpages, public Facebook pages that allow you to share content for free. Thus, from three major public profiles in the area - Biologia Total, Matemática Rio e Língua Portuguesa - we seek to answer the following question: What is the textualization process in educational fanpages? Therefore, we aim generally: To understand the textualization processes involved in the production of those pages. As specific objectives, we intend, in addition to describing the defining criteria for textualization in the posts on the defined pages; analyze the functionality of educational fanpages as content promoters and professionals in the digital media market. This paper emphasizes the understanding of textual genres functioning in digital environments, and ponders on new professionalization possibilities which serve the pedagogical praxis through the teacher insertion in the digital universe as a content consumer and producer. Regarding the theoretical basis, we consider the contributions of Marcuschi (2003), Bakhtin (1997 [2016]), Rojo (2013; 2015), Schneuwly and Dolz (2004) and other authors, to characterize the fanpage; Borges Neto (2004), Costa Val (1994; 2004), Beaugrande; Dressler (1981 apud Marcuschi, 2008) and other authors, to discuss the concepts of text, textuality and textualization; and Marcuschi (2008), Ribeiro (2018), Eagleton (2011), Lévy (2009), Veloso (2014) and other authors, to reflect on the textualization of educational fanpages. From a methodological point of view, based on the classifications proposed by Bortoni-Ricardo (2008), Moreira; Caleffe (2008), Moita Lopes (2006) and others, this a interpretive investigation, therefore it is identified with the qualitative method and with Applied Linguistics. On the other hand, according to the corpus origin, based on Amaral, Natal and Viana (2008), Hine (2005) and Ferro (2015), we recognize this as a netnographic inspiration research. Based on these identifications, and the corpus systematization, two analysis categories were defined: "Textualization processes as a reconfiguration of a genre: the educational fanpage", where we describe and analyze the application of various genres in the supports frequently used by page administrators ; and “How the pages work: from managing posts to comments interactivity”, understanding how the interaction between administrators and users takes place. The analysis revealed that: 1) The textuality criteria are naturally included in fanpages, but the textualization is mainly ensured due to the multimodality, which anchors the creation of different modes of language; 2) Fanpages are established as potentially pedagogical supports/genres, due to the free and easily accessible space what allows the sharing of content in different ways, however they do not constitute a space (only) for contents socialization, that are usually part of the school, they are a space that, in addition to teaching educational content, sells and disseminates products and/or services; 3) Fanpage are an option to think about a service that has no geographic borders and expands the existence of new professional markets. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27371
dc.date.accessioned 2022-09-22T10:28:21Z
dc.date.available 2022-09-22
dc.date.available 2022-09-22T10:28:21Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Fanpages educacionais pt_BR
dc.subject Textualização em fanpages pt_BR
dc.subject Facebook - fanpages pt_BR
dc.subject Textualidade pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Gênero meme pt_BR
dc.subject Memes pt_BR
dc.subject Anúncios publicitários pt_BR
dc.subject Gêneros discursivos pt_BR
dc.subject Educational fanpages pt_BR
dc.subject Textualization on fanpages pt_BR
dc.subject Textuality pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.subject Meme genre pt_BR
dc.subject Advertising pt_BR
dc.subject Discourse genres pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Thamíris Sâmia Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational fanpages: from textualization to the functioning of meme genres and advertisements. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Thamíris Sâmia Silva. Fanpages educacionais: da textualização ao funcionamento dos gêneros memes e anúncios publicitários. 2021. 105f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27371 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta