DSpace/Manakin Repository

Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/9480098466992019 pt_BR
dc.creator.Lattes PAIVA, M. J. A. H. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0003-1787-3636 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes LOPES, Wiama de Jesus Freitas; pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.description.resumo Esta produção monográfica teve como objeto de pesquisa a organização do trabalho pedagógico durante o distanciamento físico, no contexto da pandemia de covid-19 nos anos de 2020 e 2021, no município de Cajazeiras-PB. Teve esta produção como objetivo geral conhecer e refletir acerca de como foi articulada a prática docente que permitiu a realização do ensino remoto emergencial sob contexto da pandemia de covid-19 em escolas públicas do município de Cajazeiras-PB. A questão de pesquisa desse estudo foi: Como os docentes do ensino fundamental de escolas públicas deram continuidade as atividades escolares? Buscou-se para tanto, responder a essa questão a partir de embasamento nas seguintes categorias de análise: a) docência em contexto de pandemia de covid-19, com aporte em Lamim- Guedes (2020); Simone Bica Charczuk (2020); Thalyta Freitas dos Santos Laguna et al (2021); b) práticas docentes em Vasconcellos (2014); Tardif (2001); Pimenta (1999); c) as abordagens do processo de ensino-aprendizagem em Mizukami (1986). Os procedimentos metodológicos empreendidos para esta produção contaram com pesquisa de campo, pela qual optou-se pelo estudo bibliográfico e aplicação de questionário aos docentes de escolas públicas da cidade de Cajazeiras-PB para coleta de dados, com análise por categorias recorrentes. Encontram-se como resultado da pesquisa, as práticas pedagógicas utilizadas para a realização do ensino remoto emergencial, bem como as dificuldades encontradas para sua superação, entre elas as desigualdades sociais, o déficit de aprendizagem dos alunos, a falta de planejamento pelos órgãos nacionais de educação para coordenar o ensino remoto e o negacionismo por parte do governo federal. A pesquisa demonstra como os docentes conseguiram superar as adversidades e promover o ensino-aprendizagem no ensino fundamental, utilizando-se de tecnologias e materiais didático-pedagógicos, o que pode diagnosticar formas singulares de superação das adversidades e novas aplicações das teorias da educação e metodologias de ensino nas práticas docentes a partir da sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-31
dc.description.abstract This monographic production had as research object the organization of pedagogical work during physical distancing, in the context of the covid-19 pandemic in the years 2020 and 2021, in the municipality of Cajazeiras-PB. This production had the general objective of knowing and reflecting on how the teaching practice was articulated that allowed the realization of emergency remote teaching in the context of the covid-19 pandemic in public schools in the municipality of Cajazeiras-PB. The research question of this study was: How did elementary school teachers from public schools continue school activities? To this end, we sought to answer this question based on the following categories of analysis: a) teaching in the context of the covid-19 pandemic, with input from Lamim-Guedes (2020); Simone Bica Charczuk (2020); Thalyta Freitas dos Santos Laguna et al (2021); b) teaching practices in Vasconcellos (2014); Tardif (2001); Pepper (1999); c) approaches to the teachinglearning process in Mizukami (1986). The methodological procedures undertaken for this production relied on field research, which opted for a bibliographic study and application of a questionnaire to teachers from public schools in the city of Cajazeiras-PB for data collection, with analysis by recurrent categories. As a result of the research, the pedagogical practices used to carry out emergency remote teaching are found, as well as the difficulties encountered in overcoming them, including social inequalities, the students' learning deficit, the lack of planning by Organs national education to coordinate remote teaching and denialism by the federal government. The research demonstrates how teachers managed to overcome adversities and promote teaching and learning in elementary school, using technologies and didactic-pedagogical materials, which can diagnose unique ways ofovercoming adversities and new applications of education theories and methodologies. of teaching in teaching practices from the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27372
dc.date.accessioned 2022-09-22T11:27:08Z
dc.date.available 2022-09-22
dc.date.available 2022-09-22T11:27:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Práticas docentes pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Covid-19 pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.subject Pandemic pt_BR
dc.subject Technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PAIVA, Maria Jucirleide Afonso Henriques de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching-learning in elementary school in public schools in the city of Cajazeiras-PB under the context of the Covid-19 pandemic. pt_BR
dc.identifier.citation PAIVA, Maria Jucirleide Afonso Henriques de. Ensino-aprendizagem no ensino fundamental em escolas púbicas do município de Cajazeiras-PB sob contexto da pandemia de Covid-19. 2022. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta