DSpace/Manakin Repository

A psicomotricidade na educação infantil na perspectiva de pedagogas da escola pública.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes DANTAS, Nozângela Maria Rolim; pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 GUIDOTTI, Viviane.
dc.description.resumo O estudo apresenta concepções sobre a psicomotricidade na educação infantil na perspectiva de pedagogas da escola pública. O interesse pela temática surgiu durante meu estágio na Educação Infantil. O objetivo geral do estudo é: compreender a importância da psicomotricidade para alcançar o desenvolvimento global da criança. No tocante ao referencial teórico apresento o conceito de psicomotricidade e as contribuições de autores da área como Bueno (2014) e Fonseca (2008), além de abordar a importância da atuação do pedagogo na sala de aula. Em relação à metodologia, trago a caracterização da pesquisa: é uma pesquisa de campo, de natureza básica com abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas duas professoras de escola pública, que se dispuseram de maneira espontânea. Por fim, a análise e os resultados alcançados foram considerados satisfatórios, pois, de acordo com as pedagogas entrevistadas, elas compreendem a importância da psicomotricidade na realização concreta do desenvolvimento global da criança, fazendo uso de atividades de forma interdisciplinar que possibilita alcançar esse objetivo de maneira eficaz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A psicomotricidade na educação infantil na perspectiva de pedagogas da escola pública. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-26
dc.description.abstract The study presents conceptions about the psychomotricity in early childhood education from the perspective of public school pedagogues. The interest in the subject arose during my internship in Early Childhood Education. The general objective of the study is: to understand the importance of psychomotricity to achieve the global development of the child. Regarding the theoretical framework, I present the concept of psychomotricity and the contributions of authors in the area such as Bueno (2014) and Fonseca (2008), in addition to approach about the importance of the pedagogue's performance in the classroom. In relation to the methodology I bring the characterization of the research. It is a field research of a basic nature, with a qualitative approach and the data collection took place through a semistructured interview. Two public school teachers were interviewed, who volunteered spontaneously. Finally, the analysis and results achieved were considered satisfactory, because according to the pedagogues interviewed, they understand the importance of psychomotricity in the concrete realization of the global development of the child, making use of activities in an interdisciplinary way that makes it possible to achieve this objective in a effective. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27374
dc.date.accessioned 2022-09-22T11:42:53Z
dc.date.available 2022-09-22
dc.date.available 2022-09-22T11:42:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Psychomotricity pt_BR
dc.subject Development pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.subject Child pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEDRO , Maricelia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Psychomotricity in early childhood education from the perspective of pedagogues from public school. pt_BR
dc.identifier.citation PEDRO, Maricelia da Silva. A psicomotricidade na educação infantil na perspectiva de pedagogas da escola pública. 2022. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta