dc.creator.ID |
SILVA, G. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0983540981022997 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, Joana Maria de Farias. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BARROS, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1016070459137884 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LUCENA NETO, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Para um futuro professor, a prática docente é o momento mais significativo para
complementar sua construção acadêmica como profissional. A residência pedagógica tem um
importante papel na vida do aluno de graduação, pois, novas ideias são geradas para inovar no
ensino e aprendizagem, mostrando que é possível realizar teoria e prática. Independentemente
da situação, o programa Residência Pedagógica mostrou-se relevante no processo de
formação de professores, essa afirmação pode ser comprovada com a importância das
atividades desenvolvidas no referido programa no difícil período imposto pela pandemia da
COVID-19, onde as atividades escolares foram desenvolvidas remotamente. Portanto, o
presente trabalho visa compreender a importância do programa Residência Pedagógica e sua
contribuição juntamente com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC ́s) para o
desenvolvimento de metodologias no ensino remoto de Química durante o período de
pandemia. Os dados da presente pesquisa foram coletados remotamente através do Google
Formas destinado a todos os residentes no ensino de química que participaram da Residência
Pedagógica no referido período. O uso das TIC ́s durante a pandemia foi indispensável para
professores, alunos e residentes, pois, abriu novas possibilidades de ensino e desafios a serem
enfrentados, contribuindo ainda mais para formação docente dos residentes, trazendo novas
experiências para pôr em prática no exercício da profissão em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A importância das tecnologias de informação e comunicação no programa residência pedagógica em Química em tempos de pandemia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-22 |
|
dc.description.abstract |
For a future teacher, teaching practice is the most significant moment to complement their
academic construction as a professional. The pedagogical residency plays an important role in
the life of the undergraduate student, as new ideas are generated to innovate in teaching and
learning, showing that it is possible to carry out theory and practice. Regardless of the
situation, the Pedagogical Residence program proved to be relevant in the process of teacher
training, this statement can be proven with the importance of the activities developed in that
program in the difficult period imposed by the COVID-19 pandemic, where school activities
were carried out remotely. Therefore, the present work aims to understand the importance of
the Pedagogical Residency Program and its contribution together with Information and
Communication Technologies (ICT's) for the development of methodologies in remote
teaching of Chemistry during the pandemic period. The data of the present research were
collected remotely through Google Forms for all residents in the teaching of chemistry who
participated in the Pedagogical Residency in that period. The use of ICT's during the
pandemic was indispensable for teachers, students and residents, as it opened up new teaching
possibilities and challenges to be faced, contributing even more to the teaching training of
residents, bringing new experiences to put into practice in the exercise of teaching profession
in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27377 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-22T12:16:17Z |
|
dc.date.available |
2022-09-22 |
|
dc.date.available |
2022-09-22T12:16:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação à distância |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
TIC’S |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia - ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação à distância - Covid- 19 |
pt_BR |
dc.subject |
Educational technology |
pt_BR |
dc.subject |
Distance education |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technology |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemic - remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical residency |
pt_BR |
dc.subject |
Distance education - Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Educación a distancia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnología de la información y la comunicación |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia - enseñanza remota |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza remota |
pt_BR |
dc.subject |
Educación a distancia - Covid-19 |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Gideão Antonio da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of information and communication technologies in pedagogical residency program in chemistry in times of a pandemic. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La importancia de las tecnologías de la información y la comunicación en Programa de residencia pedagógica en química en tiempos de pandemia. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Gideão Antonio da. A importância das tecnologias de informação e comunicação no
programa residência pedagógica em Química em tempos de pandemia. 2022. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Para un futuro docente, la práctica docente es el momento más significativo para
complementar tu construcción académica como profesional. La residencia pedagógica tiene un
papel importante en la vida del estudiante de pregrado, porque se generan nuevas ideas para innovar en el
enseñar y aprender, demostrando que es posible llevar a cabo la teoría y la práctica. Sin importar
situación, el programa de Residencia Pedagógica demostró ser relevante en el proceso de
formación docente, esta afirmación se puede comprobar con la importancia de
actividades desarrolladas en el referido programa en el difícil período impuesto por la pandemia de
COVID-19, donde las actividades escolares se realizaron de forma remota. Por lo tanto, los
El presente trabajo tiene como objetivo comprender la importancia del programa de Residencia Pedagógica y su
contribución junto con las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) para la
desarrollo de metodologías en la enseñanza a distancia de la Química durante el periodo de
pandemia. Los datos de esta investigación fueron recopilados de forma remota a través de Google
Formularios destinados a todos los residentes de enseñanza de química que participaron en la Residencia
Pedagógico en ese período. El uso de las TIC durante la pandemia fue indispensable para
docentes, estudiantes y residentes, ya que abrió nuevas posibilidades de enseñanza y desafíos a ser
enfrentados, contribuyendo aún más a la formación docente de los residentes, aportando nuevos
experiencias para poner en práctica en el ejercicio de la profesión en el aula. |
pt_BR |