DSpace/Manakin Repository

Educação inclusiva e o uso das tecnologias digitais: no curso de pedagogia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/1048230955363746 pt_BR
dc.creator.Lattes OLIVEIRA, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUIDOTTI, Viviane.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0003-2045-1207 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes GUIDOTTI, Viviane; pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo Vivemos numa sociedade que no percorrer de sua história vem passando por imensas mudanças e as Tecnologias demostram-se como uma grande aliada no desenvolvimento do ensino e aprendizagem e sustentação para pesquisa no campo da Educação Inclusiva. Como as tecnologias digitais podem ajudar no desenvolvimento educacional a pessoa com deficiência intelectual no ensino superior do ensino remoto? Este estudo tem como objetivo geral: Compreender a utilização das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas inclusivas com um aluno com deficiência intelectual no Curso de Pedagogia. Já os objetivos específicos foram: Discutir os benefícios das tecnologias digitais na educação inclusiva no ensino superior; Analisar a importância da educação inclusiva no ensino superior; Refletir sobre as práticas inclusivas no ensino superior. A metodologia foi de abordagem qualitativa, destacando que este estudo foi de cunho explicativo e descritivo, e seu tipo foi um estudo de caso. Como resultado das análises, conclui-se que a Universidade precisa superar os desafios para tornar-se inclusiva, dominar, e promover a inclusão em seu ambiente, e fornecer formação as práticas pedagógicas inclusivas. Diante disso, constata-se a importância desse estudo para novas perspectivas das tecnologias digitais para educação inclusão no ensino superior para as pessoas deficiência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Educação inclusiva e o uso das tecnologias digitais: no curso de pedagogia. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-30
dc.description.abstract We live in a society that in the course of its history has been going through immense changes and Technologies are shown to be a great ally in the development of teaching and learning and support for research in the field of Inclusive Education. How can digital technologies help in the educational development of people with intellectual disabilities in higher education in remote teaching? This study has the general objective: To understand the use of digital technologies in inclusive pedagogical practices with a student with intellectual disabilities in the Pedagogy Course. The specific objectives were: Discuss the benefits of digital technologies in inclusive education in higher education; Analyze the importance of inclusive education in higher education; Reflect on inclusive practices in higher education. A metodologia foi de abordagem qualitativa, destacando que este estudo foi de cunho explicativo e descritivo, e seu tipo foi um estudo de caso. As a result of the analyses, it is concluded that the University needs to overcome the challenges to become inclusive, dominate, and promote inclusion in its environment, and provide training in inclusive pedagogical practices. Therefore, the importance of this study for new perspectives of digital technologies for education and inclusion in higher education for people with disabilities is verified. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27380
dc.date.accessioned 2022-09-22T12:35:03Z
dc.date.available 2022-09-22
dc.date.available 2022-09-22T12:35:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Desenvolvimento educacional pt_BR
dc.subject Escola Superior pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica Inclusiva pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Digital technologies pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Educational development pt_BR
dc.subject College pt_BR
dc.subject Inclusive Pedagogical Practice pt_BR
dc.subject Disabled person pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Marquiciene Gomes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education and the use of digital technologies: in the course of pedagogy. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Marquiciene Gomes de. Educação inclusiva e o uso das tecnologias digitais: no curso de pedagogia. 2022. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta