dc.creator.ID |
ARAÚJO, BRUNO LOPES DE. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Kelly Cristina Costa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, Kelly C. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4490702885382062 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Clóvis Alberto Vieira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MELO, C. A. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
MELO, CLÓVIS ALBERTO VIEIRA DE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4188164925943585 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PESSOA JÚNIOR, José Raulino Chaves. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PESSOA JÚNIOR, J. R. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
PESSOA JUNIOR, JOSÉ RAULINO CHAVES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3204550551936525 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As democracias modernas são indiscutivelrnente representativas, sendo o processo de seleção
dos governantes, por meio de eleições competitivas, o ponto fulcral desses regimes. A
legitimidade do modelo democrático decorre, então, do exercício do direito de voto, do controle
das ações governamentais e da accounrabilr'ry. A campanha “Ficha Limpa” surgiu com o
objetivo de restringir as disputas pelos cargos públicos. Assim, é importante saber, quanto à
atuação da Justiça Eleitoral, se a Lei da “Ficha Limpa” vem realmente promovendo o
afastamento agentes políticos desonestos do jogo eleitoral. Tal le gislação completou, no último
pleito, dez anos desde a sua promulgação e contou com mais de 1,5 milhão de assinaturas e
com o apoio de inúmeras entidades e de veículos de imprensa. Entretanto, teve seu texto inicial
reformulado durante a tramitação no Congresso Nacional, quando foram estabelecidos mais
requisitos para a decretação de inelegibilidade de agentes políticos do que aqueles
originalmente enumerados. Os dados levantados nesta pesquisa, por amostra não probabilística,
são consubstanciados em decisões judiciais que apuraram atos de corrupção, disponibilizadas
pelo CNJ. No que pese a prática de condutas que causaram consideráveis prejuízos ao erário e
enriquecimento ilícito, somente 11,6% dos condenados poderiam ser considerados inelegíveis
tomando por base todos os pré-requisitos estabelecidos pela “Ficha Limpa” para a
inelegibilidade decorrente da censura por ato de improbidade administrativa. Ao revés, 88,4%
dos condenados estariam livres para postularem quaisquer cargos eletivos. Por sua vez, ao
analisar especificamente os dados das eleições de 2020, disponibilizados pelo TSE, o presente
estudo demonstrou que um percentual baixo de registros de candidatura, de apenas 6,4% dos
casos, foi indeferido com base. na referida inelegibilidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência Política |
pt_BR |
dc.title |
Condenação por atos de improbidade administrativa: efeitos da lei da ficha limpa na competição eleitoral. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-06-13 |
|
dc.description.abstract |
As modern democracies they are indisputably representative, the process of selecting rulers,
through competitive change, being the whole point of these regimes. The legality of the
democratic model derives, then, from the control of voting rights, government and
accountability. “Ficha Limpa” emerged as a campaign objective as disputes over public
charges. As for the role of the Electoral Justice, the “Clean Record” Law has been promoting
or promoting the important description of electoral political agents. This legislation completas,
in the last election, ten years since its enactment and contour with more than 15 million
signatures and with the support of numerous entities and press vehicles. However, it had its
initial text reformulated during its processing in the National Congress, when the most
necessary requirements for the enactment of the text of political agents of those who have been
enumerated were defined. The data collected, by non-probabilistic, are raised in this research,
by non-probabilistic, made from samples, raised, which are raised CN. There is no practice of
conduct considered to be legible to the queerram and convicts considered to be illicit, [1,66
considered to be able to base all the specitic prerequisites on the “Record of correction of the
requirement for specific censure” of administrative improbity. On the contrary, 884% of
prisoners fixed in elective charges to postulate any elective charges. Tn turn, when specificauy
studying the data of the 2020 reference proposals, the percentage considered the low of
registration presented study study, it was a percentage of study reference presented only of the
mentioned data, percentage delegibility, based on the inclusion of data in eligibility.
Keywords: democratic accountabílity; quality ofrepresentation; electoral arena. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27382 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-22T12:48:04Z |
|
dc.date.available |
2022-09-22 |
|
dc.date.available |
2022-09-22T12:48:04Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Controle democrático |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade da representação |
pt_BR |
dc.subject |
Arena eleitoral |
pt_BR |
dc.subject |
Democratic control |
pt_BR |
dc.subject |
Quality of representation |
pt_BR |
dc.subject |
Electoral arena |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Bruno Lopes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conviction for acts of administrative improbity: effects of the law of clean record in the electoral competition. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Bruno Lopes de. Condenação por atos de improbidade administrativa: efeitos da lei da
ficha limpa na competição eleitoral. 2022. 118 fl. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) Programa de Pós-graduação em Ciência Política, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27382 |
pt_BR |