dc.creator.ID |
BARBOSA NETO, G. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9935495497197607 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GRUNEWALD, Rodrigo de Azeredo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GRÜNEWALD, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
GRÜNEWALD, RODRIGO DE AZEREDO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
GRÜNEWALD, RODRIGO DE A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6450189155973100 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PALITOT, Estêvão Martins. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PALITOT, E. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0685601093837952 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GUERRA, Lemuel Dourado. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GUERRA, L. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A roda de capoeira foi tombada pela Unesco, em 2014, como Patrimônio Cultural
Imaterial da Humanidade, tendo já sido inclusive inventariada e salvaguardado o ofício
de mestre. Há três estilos consagrados de capoeira: a capoeira angola, a capoeira regional
e a capoeira contemporânea. No entanto, a partir dos anos 2000, entra em evidência na
capoeira uma nova denominação, que não se trata de um estilo novo de capoeira ou de
uma forma nova de se jogar o jogo propriamente dito. Trata-se do surgimento do que
ficou conhecido como capoeira gospel, ou seja, trabalhos de capoeira (grupos e
associações) autodenominados cristãos que surgiram de maneira espontânea em várias
partes do Brasil e que se utilizam da capoeira como forma de evangelização. O presente
trabalho tem como objetivo principal analisar a capoeira gospel na cidade de João Pessoa
sob o prisma teórico-metodológico da antropologia interpretativa e da antropologia da
performance, em consonância com o contexto histórico local e o das representações
coletivas. Para tanto, através do registro etnográfico realizado junto a um grupo de
capoeiristas evangélicos da referida cidade, procurou-se: compreender, a partir da análise
dos seus modos de expressão e formas simbólicas, quais são os significados inscritos
nesta prática; apresentar o contexto de seu surgimento, seu percurso histórico e seus
principais mestres; investigar se elementos fundamentais inerentes à capoeira secular
estariam sendo suprimidos ou recontextualizados no caso estudado; descrever e analisar
as formas performáticas, performativas e de performatividade presentes na capoeira
gospel, atentando ainda para os seus aspectos multivocais e multissensoriais, destacando
significados emergentes durante a performance. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
A capoeira gospel em João Pessoa (PB): entre discursos e performances. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-18 |
|
dc.description.abstract |
The roda de capoeira was listed by Unesco, in 2014, as Intangible Cultural Heritage of
Humanity, having already been inventoried and safeguarded as a master craft. There are
three established styles of capoeira: capoeira angola, capoeira regional and capoeira
contemporary. However, from the 2000s onwards, a new denomination comes to the fore
in capoeira, which is not a new style of capoeira or a new way of playing the game itself.
It is the emergence of what became known as capoeira gospel, that is, capoeira works
(groups and associations) self-styled Christians that emerged spontaneously in various
parts of Brazil and that use capoeira as a form of evangelization. The main objective of
this work is to analyze gospel capoeira in the city of João Pessoa under the theoretical-
methodological prism of interpretive anthropology and performance anthropology, in line
with the local historical context and that of collective representations. Therefore, through
the ethnographic record carried out with a group of evangelical capoeiristas from that
city, we sought to: understand, from the analysis of their modes of expression and
symbolic forms, what are the meanings inscribed in this practice; present the context of
its emergence, its historical path and its main masters; to investigate whether fundamental
elements inherent to secular capoeira were being suppressed or recontextualized in the
case studied; to describe and analyze the performative, performative and performativity
forms present in gospel capoeira, paying attention to its multivocal and multisensory
aspects, highlighting emerging meanings during the performance. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27388 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-22T13:34:43Z |
|
dc.date.available |
2022-09-22 |
|
dc.date.available |
2022-09-22T13:34:43Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Capoeira |
pt_BR |
dc.subject |
Capoeira Gospel |
pt_BR |
dc.subject |
Representações |
pt_BR |
dc.subject |
Performances |
pt_BR |
dc.subject |
Evangelização |
pt_BR |
dc.subject |
Representations |
pt_BR |
dc.subject |
Evangelization |
pt_BR |
dc.subject |
Antropologia interpretativa |
pt_BR |
dc.subject |
Antropologia da performance |
pt_BR |
dc.subject |
Roda de capoeira |
pt_BR |
dc.subject |
Anthropology of performance |
pt_BR |
dc.subject |
Interpretive anthropology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA NETO, Gilvan Veiga. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Capoeira Gospel in João Pessoa (PB): between discourses and performances. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA NETO, Gilvan Veiga. A capoeira gospel em João Pessoa (PB): entre discursos e performances. 2022. 107f. Dissertação (Mestrado Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27388 |
pt_BR |