DSpace/Manakin Repository

A capoeira gospel em João Pessoa (PB): entre discursos e performances.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA NETO, G. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9935495497197607 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GRUNEWALD, Rodrigo de Azeredo.
dc.contributor.advisor1ID GRÜNEWALD, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID GRÜNEWALD, RODRIGO DE AZEREDO. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID GRÜNEWALD, RODRIGO DE A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6450189155973100 pt_BR
dc.contributor.referee1 PALITOT, Estêvão Martins.
dc.contributor.referee1ID PALITOT, E. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0685601093837952 pt_BR
dc.contributor.referee2 GUERRA, Lemuel Dourado.
dc.contributor.referee2ID GUERRA, L. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 pt_BR
dc.description.resumo A roda de capoeira foi tombada pela Unesco, em 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, tendo já sido inclusive inventariada e salvaguardado o ofício de mestre. Há três estilos consagrados de capoeira: a capoeira angola, a capoeira regional e a capoeira contemporânea. No entanto, a partir dos anos 2000, entra em evidência na capoeira uma nova denominação, que não se trata de um estilo novo de capoeira ou de uma forma nova de se jogar o jogo propriamente dito. Trata-se do surgimento do que ficou conhecido como capoeira gospel, ou seja, trabalhos de capoeira (grupos e associações) autodenominados cristãos que surgiram de maneira espontânea em várias partes do Brasil e que se utilizam da capoeira como forma de evangelização. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a capoeira gospel na cidade de João Pessoa sob o prisma teórico-metodológico da antropologia interpretativa e da antropologia da performance, em consonância com o contexto histórico local e o das representações coletivas. Para tanto, através do registro etnográfico realizado junto a um grupo de capoeiristas evangélicos da referida cidade, procurou-se: compreender, a partir da análise dos seus modos de expressão e formas simbólicas, quais são os significados inscritos nesta prática; apresentar o contexto de seu surgimento, seu percurso histórico e seus principais mestres; investigar se elementos fundamentais inerentes à capoeira secular estariam sendo suprimidos ou recontextualizados no caso estudado; descrever e analisar as formas performáticas, performativas e de performatividade presentes na capoeira gospel, atentando ainda para os seus aspectos multivocais e multissensoriais, destacando significados emergentes durante a performance. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title A capoeira gospel em João Pessoa (PB): entre discursos e performances. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-18
dc.description.abstract The roda de capoeira was listed by Unesco, in 2014, as Intangible Cultural Heritage of Humanity, having already been inventoried and safeguarded as a master craft. There are three established styles of capoeira: capoeira angola, capoeira regional and capoeira contemporary. However, from the 2000s onwards, a new denomination comes to the fore in capoeira, which is not a new style of capoeira or a new way of playing the game itself. It is the emergence of what became known as capoeira gospel, that is, capoeira works (groups and associations) self-styled Christians that emerged spontaneously in various parts of Brazil and that use capoeira as a form of evangelization. The main objective of this work is to analyze gospel capoeira in the city of João Pessoa under the theoretical- methodological prism of interpretive anthropology and performance anthropology, in line with the local historical context and that of collective representations. Therefore, through the ethnographic record carried out with a group of evangelical capoeiristas from that city, we sought to: understand, from the analysis of their modes of expression and symbolic forms, what are the meanings inscribed in this practice; present the context of its emergence, its historical path and its main masters; to investigate whether fundamental elements inherent to secular capoeira were being suppressed or recontextualized in the case studied; to describe and analyze the performative, performative and performativity forms present in gospel capoeira, paying attention to its multivocal and multisensory aspects, highlighting emerging meanings during the performance. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27388
dc.date.accessioned 2022-09-22T13:34:43Z
dc.date.available 2022-09-22
dc.date.available 2022-09-22T13:34:43Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Capoeira pt_BR
dc.subject Capoeira Gospel pt_BR
dc.subject Representações pt_BR
dc.subject Performances pt_BR
dc.subject Evangelização pt_BR
dc.subject Representations pt_BR
dc.subject Evangelization pt_BR
dc.subject Antropologia interpretativa pt_BR
dc.subject Antropologia da performance pt_BR
dc.subject Roda de capoeira pt_BR
dc.subject Anthropology of performance pt_BR
dc.subject Interpretive anthropology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA NETO, Gilvan Veiga.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Capoeira Gospel in João Pessoa (PB): between discourses and performances. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA NETO, Gilvan Veiga. A capoeira gospel em João Pessoa (PB): entre discursos e performances. 2022. 107f. Dissertação (Mestrado Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27388 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta