DSpace/Manakin Repository

Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, F. V. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6299805634307617 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1ID GUIDOTTI, Viviane. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a Robótica educacional, delimitando-se ao ensino fundamental. Tendo como problema pesquisa: Quais são as pesquisas desenvolvidas sobre Robótica Educacional, publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações nas Universidades do Ceará e da Paraíba. E o objetivo geral que conduziu este estudo foi: Compreender como foram desenvolvidas as pesquisas sobre Robótica Educacional, publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações nas Universidades do Ceará e da Paraíba. E como objetivos específicos: Apresentar as metodologias de pesquisas dos trabalhos selecionados; Analisar como foi o envolvimento dos alunos diante das práticas pedagógicas, a partir das pesquisas realizadas; Discutir sobre possibilidades de implementação de práticas pedagógicas, de forma lúdica com a Robótica Educacional, a partir das pesquisas realizadas. A metodologia escolhida para este estudo se deu a partir de uma pesquisa documental, pela produção de um Estado de Conhecimento (MOROSINI; FERNANDES, 2014), realizado Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionados 9 trabalhos inicialmente, a partir da leitura dos resumos, foi selecionado 3 trabalhos para análise, considerando como arâmetro os objetivos propostos por essa pesquisa. A partir da análise foi possível identificar que a Robótica Educacional exerce sobre os alunos e professores, melhorando, incentivando e qualificando a aprendizagem construída no âmbito de ensino, despertando interesses e transformações até então não vistas. E também é importante mencionar que nenhuma das pesquisas foram desenvolvidas em programas de pós-graduação na área da educação, desta forma, é importante também que essa discussão sobre Robótica Educacional esteja presente nos programas de pós-graduação em educação, como também no curso de Pedagogia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-30
dc.description.abstract The present work has as its research object educational robotics, delimiting itself to elementary school. Having as research problem: What are the researches developed on Educational Robotics, published in the Digital Library of Theses and Dissertations in the Universities of Ceará and Paraíba. And the general objective that led this study was: To understand how research on Educational Robotics was developed, published in the Digital Library of Theses and Dissertations at the Universities of Ceará and Paraíba. And as specific objectives:Present the research methodologies of the selected works; To analyze how the students' involvement in the pedagogical practices was, based on the research carried out; Discuss the possibilities of implementing pedagogical practices, in a playful way with Educational Robotics, based on the research carried out.The methodology chosen for this study was based on a documentary research, for the production of a State of Knowledge (MOROSINI; FERNANDES, 2014), study carried out in Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Initially, 9 works were selected, after reading the abstracts, 3 works were selected for analysis, considering the objectives proposed by this research as a parameter. From the analysis, it was possible to identify that Educational Robotics exerts on students and teachers, improving, encouraging and qualifying the learning built in the context of teaching, awakening interests and transformations hitherto unseen. And it is also important to mention that none of the research was developed in graduate programs in the area of education, therefore, it is also important that this discussion on Educational Robotics is present in graduate programs in education, as well as in the course of Pedagogy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27391
dc.date.accessioned 2022-09-22T16:49:52Z
dc.date.available 2022-09-22
dc.date.available 2022-09-22T16:49:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Robótica educacional pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Biblioteca Digital de Teses e Dissertações pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Francisco Vitório Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Educational robotics: a state of the library's knowledge Digital of Theses and Dissertations. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Francisco Vitório Cavalcante. Robótica educacional: um estado do conhecimento da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. 2022. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta