DSpace/Manakin Repository

Competência leitora nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva do letramentos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9845050447080477 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.advisor1ID MOURA, Adriana Sidralle Rolim de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1626108523496818 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo Este trabalho propõe tratar do desenvolvimento da competência leitora nos anos iniciais do ensino fundamental, apresentando procedimentos metodológicos a serem utilizados pelos docentes para auxiliar nas dificuldades de leitura dos discentes. Ao considerar os dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) (2018), evidencia-se um alto índice de analfabetismo no Brasil, o que foi considerado com o intuito de buscar contribuir para amenizar esses números. Assim, a problemática da pesquisa é: como contribuir para a construção da competência leitora dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva dos letramentos? O objetivo geral do trabalho é: contribuir para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva dos letramentos. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa. Autores como Kleiman (2005), Cagliari (1990), Martins (1997), Freitas (2012), Rolim-Moura (2020), Magalhães e Machado (2012) foram utilizados como embasamento para a construção do referencial teórico. Estima-se que esse estudo possa contribuir para a formação continuada dos docentes e, por meio dos procedimentos apresentados, auxiliar no processo de desenvolvimento da leitura dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Competência leitora nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva do letramentos. pt_BR
dc.date.issued 2022-09-23
dc.description.abstract This work proposes deal with the development of reading competence in the early years, presenting methodological procedures to be used by teachers to help students with reading difficulties. When considering the data from the Functional Literacy Indicator-Inaf (2018), a high rate of illiteracy in Brazil is evident, which was considered in order to seek to contribute to mitigating these numbers. Thus, the research problem is: How to contribute to the construction of the reading competence of students of Elementary School I from the perspective of literacies? The general objective of the work is to investigate how to contribute to the development of reading competence of students of Elementary School I, from the perspective of literacies. The research is of a bibliographic nature, with a qualitative approach. Authors such as Kleiman (2005), Cagliari (1990), Martins (1997), Freitas (2012), Rolim-Moura (2020), Magalhães and Machado 2012) were used as a basis for the construction of the theoretical framework. It is estimated that this study can contribute to the continuing education of teachers and, through the methodologies presented, help in the process of developing students' reading. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27392
dc.date.accessioned 2022-09-22T17:08:10Z
dc.date.available 2022-09-22
dc.date.available 2022-09-22T17:08:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Competência leitora pt_BR
dc.subject Procedimentos didáticos-metodológicos pt_BR
dc.subject Letramentos pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reading competence pt_BR
dc.subject Didactic-methodological procedures pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jocièlia Serafim da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading competence in the early years of elementary school from the perspective of literacies. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jociélia Serafim da. Competência leitora nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva dos letramentos. 2022. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta