dc.creator.ID |
OLIVEIRA, I. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6475475809078338 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA NETO, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, Joana Maria de Farias. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BARROS, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1016070459137884 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com a disseminação da Covid-19, que acarretou no isolamento social visando a amenização
dos casos, houve a necessidade de paralisar as aulas do ensino presencial sendo estas
substituídas por metodologias voltadas ao ensino remoto. Tornando um desafio para as
disciplinas experimentais, as quais são desenvolvidas em laboratório, passando a ser realizada
de forma online seguindo o novo método de ensino e com isso surgiram os desafios em torno
da compreensão e aprendizagem dos alunos, como também na dificuldade dos professores.
Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo observar e tentar diagnosticar as concepções dos
docentes e discentes do curso de Licenciatura em Química a respeito das aulas práticas
experimentais ofertadas em tempos de pandemia através do ensino remoto. Para tal objetivo,
foi realizada uma pesquisa baseada numa abordagem qualitativa e de caráter exploratório
utilizando dois questionários desenvolvidos através do formulário do Google. Um questionário
destinado a 150 discentes, onde deste participaram 22 discentes, e o outro destinado a 05
docentes, tendo 03 participantes. De acordo com os resultados apresentados, observou-se que
apesar dos professores relatarem satisfação artoriedade com o ensino, as disciplinas experimentais
aplicadas através do ensino remoto não foram satisfatórias para os discentes, tendo em vista
que foram apontadas diversas dificuldades que os mesmos enfrentaram durante o período de
ensino remoto. Desse modo, é recomendável para novos estudos que haja uma reflexão com
base no que foi apresentado, uma vez que a tecnologia se faz cada vez mais presente na vida
dos alunos, para que os docentes possam buscar aprimorar seus conhecimentos metodológicos,
visando não dispensar totalmente o ensino remoto, bem como um aprimoramento de suas
metodologias a fim de utilizar meios que aproximem o experimento presencial com o virtual
para que venha ser uma atividade desenvolvida pelo próprio discente e ofereça uma
aprendizagem significativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
Observação das aulas experimentais nos Cursos de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde da UFCG no período de aulas remotas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-25 |
|
dc.description.abstract |
With the spread of Covid-19, which resulted in social isolation aimed at alleviating cases, there
was a need to paralyze classroom teaching classes, which were replaced by methodologies
aimed at remote teaching. Making it a challenge for the experimental subjects, which are
developed in the laboratory, starting to be carried out online following the new teaching method
and with that came the challenges around the understanding and learning of the students, as
well as the difficulty of the teachers. In this context, the research aims to observe and try to
diagnose the conceptions of teachers and students of the Degree in Chemistry regarding the
practical experimental classes offered in times of pandemic through remote teaching. For this
purpose, a research was carried out based on a qualitative and exploratory approach using two
questionnaires developed through the Google form. A questionnaire aimed at 150 students, in
which 22 students participated, and the other aimed at 05 teachers, with 03 participants.
According to the results presented, it was observed that despite the teachers reporting
satisfaction with the teaching, the experimental subjects applied through remote teaching were
not satisfactory for the students, given that several difficulties were pointed out that they faced
during the period of remote teaching. Thus, it is recommended for new studies that there is a
reflection based on what has been presented, since technology is increasingly present in the
lives of students, so that teachers can seek to improve their methodological knowledge, aiming
not to completely dismiss remote teaching, as well as an improvement of its methodologies in
order to use means that bring the face-to-face experience closer to the virtual one, so that it
becomes an activity developed by the student himself and offers significant learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27396 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-22T17:58:58Z |
|
dc.date.available |
2022-09-22 |
|
dc.date.available |
2022-09-22T17:58:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação à distância |
pt_BR |
dc.subject |
Química - aulas experimentais - UFCG/CES |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - Covid-19 - impactos |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Química - aulas práticas experimentais |
pt_BR |
dc.subject |
Educational technology |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Distance education |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - experimental classes - UFCG/CES |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Covid-19 - impacts |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - practical classes experimental |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza remota |
pt_BR |
dc.subject |
Educación a distancia |
pt_BR |
dc.subject |
Química - clases experimentales - UFCG/CES |
pt_BR |
dc.subject |
Educación - Covid-19 - impactos |
pt_BR |
dc.subject |
Química - enseñanza a distancia |
pt_BR |
dc.subject |
Química - clases prácticas experimental |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Isakeline Ferreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Observation of experimental classes in Licentiate Courses in Chemistry at the UFCG Education and Health Center during the class period remote. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Observación de clases experimentales en Cursos de Licenciatura en Química en el Centro de Educación y Salud de la UFCG durante el período de clases remoto. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Isakeline Ferreira de. Observação das aulas experimentais nos Cursos de Licenciatura em
Química do Centro de Educação e Saúde da UFCG no período de aulas
remotas. 2022. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Con la propagación del Covid-19, que derivó en aislamiento social para paliar
casos, hubo necesidad de paralizar las clases presenciales de enseñanza, siendo estas
sustituidas por metodologías destinadas a la enseñanza a distancia. Haciéndolo un desafío para
disciplinas experimentales, que se desarrollan en el laboratorio, realizándose
en línea, siguiendo el nuevo método de enseñanza y con eso llegaron los desafíos
la comprensión y el aprendizaje de los alumnos, así como las dificultades de los profesores.
En este contexto, la investigación tiene como objetivo observar y tratar de diagnosticar las concepciones de los
profesores y alumnos del Grado en Química sobre clases prácticas
experimental ofrecido en tiempos de pandemia a través de la enseñanza a distancia. Para ese propósito,
se realizó una investigación basada en un enfoque cualitativo y exploratorio
mediante dos cuestionarios desarrollados a través del formulario de Google. un cuestionario
destinado a 150 alumnos, donde participaron 22 alumnos, y el otro destinado a 05
docentes, con 03 participantes. De acuerdo con los resultados presentados, se observó que
a pesar de que los docentes reportaron satisfacción con la enseñanza, los sujetos experimentales
aplicadas a través de la enseñanza a distancia no fueron satisfactorias para los estudiantes, en vista de
que se señalaron varias dificultades que enfrentaron durante el período de
enseñanza a distancia. Así, se recomienda para estudios posteriores que exista una reflexión con
en base a lo presentado, ya que la tecnología cada vez está más presente en el
estudiantes, para que los profesores puedan buscar mejorar sus conocimientos metodológicos,
con el objetivo de no prescindir por completo de la enseñanza a distancia, así como una mejora de sus
metodologías para utilizar medios que acerquen la experiencia presencial a la virtual
para que se convierta en una actividad desarrollada por el propio alumno y ofrezca una
aprendizaje significativo. |
pt_BR |