DSpace/Manakin Repository

Leitura nos anos iniciais: motivação dessa prática numa escola municipal da cidade de Joca Claudino.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.description.resumo Este trabalho teve como objeto de investigação a motivação da leitura numa escola municipal da cidade de Joca Claudino-PB. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como as professoras dessa escola municipal motivam a prática da leitura no contexto escolar. Quanto ao percurso metodológico, a primeira parte da pesquisa foi o levantamento bibliográfico que buscou aporte teórico nos seguintes autores: Freire (1987), Rocco (1996), Maia (1998), Solé (1998), Martins (2004), Cagliari (2009), Kleiman (2013), entre outros. O estudo é caracterizado como sendo uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa. Para coleta e análise de dados foi feita uma entrevista com quatro professoras da escola, que lecionam em turmas de 2°, 3° e 4° ano. Na análise de dados estão registradas as respostas das professoras acerca da temática investigada; as análises foram procedidas com fundamentação em autores, tais como: Lerner (2002), Zilberman (2005), Fonseca (2012) e Laguna (2012). Quanto aos resultados, a pesquisa permitiu concluir, que a leitura é motivada na escola, onde esta investigação foi realizada. As professoras têm conhecimento de como a leitura é importante para a vida dos educandos e, também, da importância de motivar o hábito de ler, pois todas relataram que motivam diariamente a leitura em sala de aula, utilizando diferentes metodologias como incentivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Leitura nos anos iniciais: motivação dessa prática numa escola municipal da cidade de Joca Claudino. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-23
dc.description.abstract The present work had as object of investigation the motivation of reading in the municipal school of Joca Claudino city, PB. The general objective of that research was to analyze how the teachers of the municipal school motivate the practice of reading in the school context. In terms of the methodological course, the first part of the research was the bibliographic survey that sought theoretical support from the following authors: Freire (1987), Rocco (1996), Maia (1998), Solé (1998), Martins (2004), Cagliari (2009), Kleiman (2013), among others. The study is characterized as a field research, with an exploratory character and a qualitative approach.For the data collection and analysis, was done an interview with four school teachers, who teach in 2nd, 3rd and 4th grade classes.In the data analysis, the teachers' answers about the investigated theme are recorded; the analyzes were carried out based on authors, such as: Lerner (2002), Zilberman (2005), Fonseca (2012) e Laguna (2012). As for the results, the research allowed us to conclude that reading is motivated at school where this investigation was accomplished.The teachers are aware of how important reading is for the lives of students, and also about the importance of create the habit of reading in the class, as all of them reported that they motivate reading daily in the classroom, using different methodologies as an incentive. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27398
dc.date.accessioned 2022-09-22T18:34:58Z
dc.date.available 2022-09-22
dc.date.available 2022-09-22T18:34:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Motivação em leitura pt_BR
dc.subject Hábito de leitura pt_BR
dc.subject Prática de Leitura pt_BR
dc.subject Leitura - séries iniciais pt_BR
dc.subject Reading motivation pt_BR
dc.subject Reading habit pt_BR
dc.subject Reading Practice pt_BR
dc.subject Reading - early grades pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACIEL, Jordana Abrantes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading in the early years: motivation of this practice in a school municipality of the city of Joca Claudino. pt_BR
dc.identifier.citation MACIEL, Jordana Abrantes. Leitura nos anos iniciais: motivação dessa prática numa escola municipal da cidade de Joca Claudino. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta