dc.creator.ID |
NEVES, E. T. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5477389130608298 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MARIZ, Josilene Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PINHEIRO-MARIZ. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Josilene;PINHEIRO-MARIZ, JOSILENE |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
PINHEIRO-MARIZ, J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
REIS, Maria da Glória Magalhães dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
REIS, Maria da Glória Magalhães dos. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
MAGALHÃES DOS REIS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
REIS, M. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4347778164857988 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2329538091127222 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
LIMA, Tânia de. |
|
dc.contributor.referee3ID |
LIMA, T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4843367339455594 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Sabe-se que apresentar caminhos que contribuam para o ensino-aprendizado do professor durante
sua formação acadêmica é também colaborar para sua transformação e consequentemente, para se
ter uma perspectiva e possibilidade de projeção para o futuro. Diante disso, perguntamo-nos, então:
De que maneira as práticas de leituras do texto dramático podem refletir na formação humana e
profissional de professores de FLE (francês como língua estrangeira) em formação inicial? Nessa
tessitura, o nosso principal objetivo é: Analisar a repercussão da leitura literária no âmbito da
formação e professores de FLE, na perspectiva da inclusão do texto dramático. Para tanto,
tomamos como objetivos específicos a) Discutir a leitura literária pelo viés da dramaturgia e
investigar o lugar da escritora de língua francesa na produção literária; b) Refletir a respeito da
literatura africana de língua francesa e sobre o texto dramático; e; por fim, c) Averiguar qual o
horizonte de recepção dos aprendizes no que se refere à compreensão e à interpretação do texto
literário abordado, problematizando a obra lida enquanto fonte histórica e como abordagem
didática. Analisamos nosso corpus à luz de estudos já anteriormente realizados sobre a
sensibilização de leitores literários a partir das discussões de Petit (2009), dentre outros.
Discutimos também a leitura com base nos estudos de Bordini e Aguiar, (1993), além de reflexões
acerca da leitura do texto dramático, pelos caminhos da literatura na sala de aula, baseando-nos
em pesquisadores como Rosa (2006) e Magalhaes dos Reis (2008); e, ainda, a literatura de língua
francesa, na perspectiva de Allouache (2012) e Joubert (2006), com ponderações a respeito da
produção literária de mulheres. O nosso estudo diferencia-se dos demais, já existentes no Programa
de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG), por investigar a inserção da leitura
de um texto literário dramático ‘francófono’ como caminho no ensino-aprendizagem de FLE.
Ademais, temos como objeto desta pesquisa acadêmica a peça La porcelaine de Chine, da autora
franco-congolesa Marie-Léontine Tsibinda, que até o presente momento, ainda não foi explorada
em nenhuma pesquisa, que se tenha registro, em nível de graduação ou pós-graduação em nosso
país. Desenvolvemos uma pesquisa-ação que está inserida no paradigma de abordagem qualitativa,
dado seu caráter interpretativo, de acordo com Moreira e Caleffe (2008). E, sob o olhar de Gil
(2000), esta pesquisa pode ser considerada um estudo de caráter descritivo, de cunho bibliográfico
e documental. Faz-se necessário destacar que estamos cientes de que não existe apenas um
percurso ou uma metodologia perfeita para o ensino/abordagem de Literatura no contexto do
ensino de línguas estrangeiras/adicionais, bem como não existem metodologias inalteráveis que
possam ser trabalhadas nos mais diversos contextos de ensino. Com isso, o que abordamos neste
trabalho é visto como uma dentre as inúmeras possibilidades de inserção da Literatura no contexto
educacional e social atual. A partir da leitura da peça La porcelaine de Chine, pudemos
compreender a história, a sociedade e a cultura de um determinado espaço social, ancorado na
República do Congo em contexto de guerra. Como consequência disso, esses aspectos
promoveram profícuos debates a respeito das questões abordadas na peça, proporcionando um
diálogo entre a História e a Ficção, o que possibilitou aos participantes ampliarem seus
conhecimentos culturais e históricos, complementando, dessa forma, sua formação docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem |
pt_BR |
dc.title |
La porcelaine de chine como um espaço de diálogos com vistas à sensibilização leitora de professores de FLE em formação inicial. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-05-30 |
|
dc.description.abstract |
On sait que présenter des voies qui contribuent à l'enseignement-apprentissage du professeur au
cours de sa formation académique, c'est aussi collaborer à sa transformation et, par conséquent,
avoir une perspective et une possibilité de projection pour l'avenir. Face à cela, nous nous
demandons alors : « en quoi les pratiques de lecture du texte dramatique peuvent-elles rejaillir sur
la formation humaine et professionnelle des enseignants en formation initiale? Dans cette texture,
notre objectif principal est celui d'analyser la répercussion de la lecture littéraire dans le contexte
de la formation et de nouveaux enseignants de français langue étrangère, dans la perspective de
l'inclusion du texte dramatique. Pour ce faire, nous prenons comme objectifs spécifiques : a)
Discuter la lecture littéraire du point de vue de la dramaturgie et interroger la place de l'écrivain
francophone dans la production littéraire ; b) Réfléchir sur la littérature africaine francophone et
sur le texte dramatique ; et; enfin, c) Interroger l'horizon de réception des apprenants en termes de
compréhension et d'interprétation du texte littéraire travaillé en salle de classe, en interrogeant
l'œuvre lue comme source historique et en tant qu’approche didactique. Nous avons analysé notre
corpus à la lumière des études précédemment menées sur la sensibilisation des lecteurs littéraires
à partir des discussions, telles comme celle de Petit (2009), entre autres. Nous discutons également
de la lecture à partir des études de Bordini et Aguiar (1993), ainsi que des réflexions sur la lecture
du texte dramatique, à travers les parcours de la littérature en classe de FLE, à partir de chercheurs
tels que Rosa (2006) et Magalhães dos Reis (2008); et, dans la perspective de la littérature
francophone, du point de vue d'Allouache (2012) et de Joubert (2006), avec des réflexions sur la
production littéraire des femmes. Notre étude se distingue des autres, déjà existantes dans le
domaine du Programme d'études supérieures en « Linguagem e Ensino » (PPGLE-UFCG), car, on
s’interroge sur l'insertion de la lecture d'un texte littéraire dramatique "francophone" comme
parcours dans l'enseignement-apprentissage du FLE. Par ailleurs, nous avons comme objet de cette
recherche académique la pièce de théâtre La porcelaine de Chine, de l'auteure franco-congolaise
Marie-Léontine Tsibinda, qui jusqu'à présent, n'a encore fait l'objet d'aucune recherche, qui ait été
enregistrée, au niveau licence ou niveau master ou doctorat dans notre pays. Nous avons développé
une recherche-action qui s'inscrit dans le paradigme de l'approche qualitative, compte tenu de son
caractère interprétatif, selon Moreira et Caleffe (2008). Et sous l’égard de Gil (2000), cette
recherche peut être considérée comme une étude descriptive, à caractère bibliographique et
documentaire. Il est nécessaire de souligner que nous sommes conscients qu'il n'y a pas une seule
voie ou une méthodologie parfaite pour enseigner/aborder la littérature dans le contexte de
l'enseignement des langues étrangères/additionnelles, ainsi qu’il n’y a pas de méthodologies
inaltérables qui peuvent être travaillées dans la plupart des cas, dans des divers contextes de
l’éducation. Avec cela, ce que nous abordons dans ce travail peut être vu comme l'une des
innombrables possibilités d'insertion de la littérature dans le contexte éducatif et social actuel. A
partir de la lecture de la pièce théâtrale La porcelaine de Chine, nous avons pu comprendre
l'histoire, la société et la culture d'un certain espace social, ancré en République du Congo dans un
contexte de guerre. En conséquence, ces aspects ont favorisé des débats fructueux, en classe, sur
les questions abordées dans la pièce, offrant un dialogue entre Histoire et Fiction, ce qui a permis
aux participants de cette recherche l'élargissement de leurs horizons de connaissances culturelles
et historiques, complétant ainsi leur formation d'enseignant. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27399 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-22T18:39:25Z |
|
dc.date.available |
2022-09-22 |
|
dc.date.available |
2022-09-22T18:39:25Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura Literária – Professores de FLE (Francês como Língua Estrangeira) |
pt_BR |
dc.subject |
Sensibilização de Leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Texto Dramático |
pt_BR |
dc.subject |
Francofonia |
pt_BR |
dc.subject |
Produção literária – lugar da mulher |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura africana de língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Reading – Teachers of french as a language foreign |
pt_BR |
dc.subject |
Awareness of readers |
pt_BR |
dc.subject |
Dramatic text |
pt_BR |
dc.subject |
Francophonie |
pt_BR |
dc.subject |
Literary production – women's place |
pt_BR |
dc.subject |
Literature french-speaking african |
pt_BR |
dc.subject |
Francês com língua estrangeira |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NEVES, Emily Thaís Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La porcelaine de chine as a space for dialogues with a view to reader sensitization of FFL teachers in initial training. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NEVES, Emilly Thaís Barbosa. La porcelaine de chine como um espaço de diálogos com vistas à sensibilização leitora de professores de FLE em formação inicial. 2022. 157 fl. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. |
pt_BR |