DSpace/Manakin Repository

Análise das questões de literatura do ENEM sob a perspectiva da interculturalidade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, F. R. B. pt_BR
dc.creator.ID SILVA, FERNANDA RAYANA BARBOSA. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3869070357003678 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.advisor1ID NOBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Maria Marta Nobrega. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Hélder Pinheiro. pt_BR
dc.contributor.referee1ID PINHEIRO, HÉLDER. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
dc.contributor.referee2ID ARAUJO, Patricia Cristina de Aragao. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Patrícia Cristina de Aragão. pt_BR
dc.contributor.referee2ID ARAGÃO, PATRÍCIA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6734404565435352 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa discute o viés da interculturalidade nas questões de Literatura das provas do ENEM dos últimos três anos com vistas à delimitação do trabalho com o texto literário em confronto com os documentos parametrizadores da Educação Básica notadamente, a BNCC; buscamos responder se a abordagem do texto literário contempla, na metodologia utilizada, o diálogo intercultural. A interculturalidade constitui-se uma proposta política etnográfica, que possibilita reflexões em torno da diversidade cultural. Inserida no campo educacional, uma abordagem intercultural constitui-se uma alternativa contra situações de exclusão e de marginalização de culturas ou de quaisquer outras formas de diferença. Os documentos parametrizadores para a educação básica brasileira, dentre muitas formulações, trabalham com os conceitos de habilidades e competências. Considerando esse aspecto, elegemos a BNCC (2018) como instrumento legal para situar as competências exigidas para o aluno desenvolver ao final de sua escolarização, notadamente, no presente caso, em relação ao trato com o texto literário. Os objetivos específicos são: Catalogar as provas de literatura do ENEM, aplicadas nos últimos 03 anos, e estabelecer um comparativo com as exigências postas pela BNCC. Descrever, no contexto de formulação das provas do ENEM, aquelas que mais privilegiam um diálogo intercultural como forma de ampliação do repertório cultural e literário do educando. Refletir como uma educação literária, pelo viés da interculturalidade, pode contribuir para com o processo de formação leitora. O estudo encontra-se inserido no campo da pesquisa básica, de caráter descritivo documental e exploratório (por debruçar-se sobre as provas, tidas como documento público), adotando uma abordagem qualitativa, visto que, dentre a totalidade das provas do exame, escolhemos algumas para analisar, o que possibilitou definir as seguintes categorias de análise: literatura brasileira e outras culturas nacionais; literatura e retroalimentação histórico-cultural, diálogo entre literatura nacional e de outros países lusófonos. Não obstante, o foco de nossa análise pairar sobre as provas aplicadas nos anos de 2019, 2020 e 2021, também elegemos questões aplicadas em anos que antecederam a promulgação da BNCC, por trazer abordagens que favorecem o diálogo intercultural. Para discutir os conceitos de cultura e interculturalidade, tomamos como arcabouço teórico principal as considerações de Eagleton (2006), Bosi (2002 e 2003) e Candau (2013) que nos auxiliaram a compreender, sobretudo o último termo como um caminho metodológico indispensável para estabelecer pontes entre culturas nacionais de povos distintos. Dentre algumas conclusões a que chegamos destacamos duas: as prova do ENEM nos últimos três anos não apresentam uma diversidade de textos que possibilitem ao aluno vivenciar outras experiências de interculturalidade por meio do diálogo, por exemplo, com a cultura indígena e de outros países lusófonos; a formulação das questões pouco mobiliza a atenção do(a) candidato(a) para interpretar o texto seguindo um viés intercultural. A abordagem adotada não apresenta muito o enfoque interacionista, não explora bem os aspectos pluriculturais inerentes ao texto literário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Análise das questões de literatura do ENEM sob a perspectiva da interculturalidade. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-30
dc.description.abstract La investigación discute el sesgo de la interculturalidad en las preguntas de Literatura de los exámenes ENEM de los últimos tres años con miras a delimitar el trabajo con el texto literario en confrontación con los documentos parametrizadores de la Educación Básica, en particular, la BNCC; buscamos responder si el abordaje del texto literario contempla, en la metodología empleada, el diálogo intercultural. La interculturalidad constituye una propuesta política etnográfica, que posibilita reflexiones sobre la diversidad cultural. Insertado en el campo educativo, el enfoque intercultural constituye una alternativa frente a las situaciones de exclusión y marginación de las culturas o cualquier otra forma de diferencia. Los documentos parametrizadores de la educación básica brasileña, entre muchas formulaciones, trabajan con los conceptos de habilidades y competencias. Considerando este aspecto, elegimos la BNCC (2018) como instrumento legal para ubicar las competencias requeridas a desarrollar por el estudiante al final de su escolaridad, en particular, en el presente caso, en relación con el manejo del texto literario. Los objetivos específicos son: Catalogar los ensayos de la literatura ENEM, aplicados en los últimos 03 años, y establecer una comparación con los requisitos establecidos por la BNCC. Describir, en el contexto de la formulación de las pruebas ENEM, aquellas que más favorezcan el diálogo intercultural como forma de ampliar el repertorio cultural y literario del estudiante. Reflexionar sobre cómo una educación literaria, desde la perspectiva de la interculturalidad, puede contribuir al proceso de formación lectora. El estudio se inserta en el campo de la investigación básica, de carácter descriptivo, documental y exploratorio (al enfocarse en la evidencia, considerada como documento público), adoptando un enfoque cualitativo, ya que, entre la totalidad de las pruebas de examen, elegimos algunas para analizar, lo que permitió definir las siguientes categorías de análisis: literatura brasileña y otras culturas nacionales; literatura y retroalimentación histórico-cultural, diálogo entre la literatura nacional y otros países de lengua portuguesa. No obstante, el foco de nuestro análisis se cierne sobre las pruebas aplicadas en los años 2019, 2020 y 2021, también elegimos preguntas aplicadas en años anteriores a la promulgación de la BNCC, por traer enfoques que favorezcan el diálogo intercultural. Para discutir los conceptos de cultura e interculturalidad, tomamos como marco teórico principal las consideraciones de Eagleton (2006), Bosi (2002 y 2003) y Candau (2013) que nos ayudaron a comprender, especialmente este último término como camino metodológico indispensable para establecer puentes entre las culturas nacionales de los diferentes pueblos. Entre algunas conclusiones a las que llegamos, destacamos dos: los exámenes ENEM de los últimos tres años no presentan una diversidad de textos que permitan al alumno vivir otras experiencias interculturales a través del diálogo, por ejemplo, con la cultura indígena y de otros países lusófonos; la formulación de las preguntas apenas moviliza la atención del candidato para interpretar el texto siguiendo un sesgo intercultural. El enfoque adoptado no muestra mucho del enfoque interaccionista, no explora bien los aspectos pluriculturales inherentes al texto literario. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27403
dc.date.accessioned 2022-09-22T19:48:48Z
dc.date.available 2022-09-22
dc.date.available 2022-09-22T19:48:48Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Interculturalidade pt_BR
dc.subject Educação literária pt_BR
dc.subject Exame nacional de ensino médio (ENEM) pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Ensino -aprendizagem de língua e literatura pt_BR
dc.subject Literature - study and teaching pt_BR
dc.subject Interculturality pt_BR
dc.subject Literary education pt_BR
dc.subject National High School Exam (ENEM) pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Teaching-learning of language and literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Fernanda Rayana Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of ENEM literature issues from the perspective of interculturality. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Fernanda Rayana Barbosa. Análise das questões de literatura do ENEM sob a perspectiva da interculturalidade. 2022. 103 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27403 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta