dc.creator.ID |
SILVA, F. R. B. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
SILVA, FERNANDA RAYANA BARBOSA. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3869070357003678 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Maria Marta Nobrega. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Hélder Pinheiro. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
PINHEIRO, HÉLDER. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ARAGÃO, Patrícia Cristina de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ARAUJO, Patricia Cristina de Aragao. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Patrícia Cristina de Aragão. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
ARAGÃO, PATRÍCIA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6734404565435352 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pesquisa discute o viés da interculturalidade nas questões de Literatura das provas do
ENEM dos últimos três anos com vistas à delimitação do trabalho com o texto literário
em confronto com os documentos parametrizadores da Educação Básica notadamente, a
BNCC; buscamos responder se a abordagem do texto literário contempla, na metodologia
utilizada, o diálogo intercultural. A interculturalidade constitui-se uma proposta política
etnográfica, que possibilita reflexões em torno da diversidade cultural. Inserida no campo
educacional, uma abordagem intercultural constitui-se uma alternativa contra situações
de exclusão e de marginalização de culturas ou de quaisquer outras formas de diferença.
Os documentos parametrizadores para a educação básica brasileira, dentre muitas
formulações, trabalham com os conceitos de habilidades e competências. Considerando
esse aspecto, elegemos a BNCC (2018) como instrumento legal para situar as
competências exigidas para o aluno desenvolver ao final de sua escolarização,
notadamente, no presente caso, em relação ao trato com o texto literário. Os objetivos
específicos são: Catalogar as provas de literatura do ENEM, aplicadas nos últimos 03
anos, e estabelecer um comparativo com as exigências postas pela BNCC. Descrever, no
contexto de formulação das provas do ENEM, aquelas que mais privilegiam um diálogo
intercultural como forma de ampliação do repertório cultural e literário do educando.
Refletir como uma educação literária, pelo viés da interculturalidade, pode contribuir para
com o processo de formação leitora. O estudo encontra-se inserido no campo da pesquisa
básica, de caráter descritivo documental e exploratório (por debruçar-se sobre as provas,
tidas como documento público), adotando uma abordagem qualitativa, visto que, dentre
a totalidade das provas do exame, escolhemos algumas para analisar, o que possibilitou
definir as seguintes categorias de análise: literatura brasileira e outras culturas nacionais;
literatura e retroalimentação histórico-cultural, diálogo entre literatura nacional e de
outros países lusófonos. Não obstante, o foco de nossa análise pairar sobre as provas
aplicadas nos anos de 2019, 2020 e 2021, também elegemos questões aplicadas em anos
que antecederam a promulgação da BNCC, por trazer abordagens que favorecem o
diálogo intercultural. Para discutir os conceitos de cultura e interculturalidade, tomamos
como arcabouço teórico principal as considerações de Eagleton (2006), Bosi (2002 e
2003) e Candau (2013) que nos auxiliaram a compreender, sobretudo o último termo
como um caminho metodológico indispensável para estabelecer pontes entre culturas
nacionais de povos distintos. Dentre algumas conclusões a que chegamos destacamos
duas: as prova do ENEM nos últimos três anos não apresentam uma diversidade de textos
que possibilitem ao aluno vivenciar outras experiências de interculturalidade por meio do
diálogo, por exemplo, com a cultura indígena e de outros países lusófonos; a formulação
das questões pouco mobiliza a atenção do(a) candidato(a) para interpretar o texto
seguindo um viés intercultural. A abordagem adotada não apresenta muito o enfoque
interacionista, não explora bem os aspectos pluriculturais inerentes ao texto literário. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Análise das questões de literatura do ENEM sob a perspectiva da interculturalidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-30 |
|
dc.description.abstract |
La investigación discute el sesgo de la interculturalidad en las preguntas de Literatura de
los exámenes ENEM de los últimos tres años con miras a delimitar el trabajo con el texto
literario en confrontación con los documentos parametrizadores de la Educación Básica,
en particular, la BNCC; buscamos responder si el abordaje del texto literario contempla,
en la metodología empleada, el diálogo intercultural. La interculturalidad constituye una
propuesta política etnográfica, que posibilita reflexiones sobre la diversidad cultural.
Insertado en el campo educativo, el enfoque intercultural constituye una alternativa frente
a las situaciones de exclusión y marginación de las culturas o cualquier otra forma de
diferencia. Los documentos parametrizadores de la educación básica brasileña, entre
muchas formulaciones, trabajan con los conceptos de habilidades y competencias.
Considerando este aspecto, elegimos la BNCC (2018) como instrumento legal para ubicar
las competencias requeridas a desarrollar por el estudiante al final de su escolaridad, en
particular, en el presente caso, en relación con el manejo del texto literario. Los objetivos
específicos son: Catalogar los ensayos de la literatura ENEM, aplicados en los últimos 03
años, y establecer una comparación con los requisitos establecidos por la BNCC.
Describir, en el contexto de la formulación de las pruebas ENEM, aquellas que más
favorezcan el diálogo intercultural como forma de ampliar el repertorio cultural y literario
del estudiante. Reflexionar sobre cómo una educación literaria, desde la perspectiva de la
interculturalidad, puede contribuir al proceso de formación lectora. El estudio se inserta
en el campo de la investigación básica, de carácter descriptivo, documental y exploratorio
(al enfocarse en la evidencia, considerada como documento público), adoptando un
enfoque cualitativo, ya que, entre la totalidad de las pruebas de examen, elegimos algunas
para analizar, lo que permitió definir las siguientes categorías de análisis: literatura
brasileña y otras culturas nacionales; literatura y retroalimentación histórico-cultural,
diálogo entre la literatura nacional y otros países de lengua portuguesa. No obstante, el
foco de nuestro análisis se cierne sobre las pruebas aplicadas en los años 2019, 2020 y
2021, también elegimos preguntas aplicadas en años anteriores a la promulgación de la
BNCC, por traer enfoques que favorezcan el diálogo intercultural. Para discutir los
conceptos de cultura e interculturalidad, tomamos como marco teórico principal las
consideraciones de Eagleton (2006), Bosi (2002 y 2003) y Candau (2013) que nos
ayudaron a comprender, especialmente este último término como camino metodológico
indispensable para establecer puentes entre las culturas nacionales de los diferentes
pueblos. Entre algunas conclusiones a las que llegamos, destacamos dos: los exámenes
ENEM de los últimos tres años no presentan una diversidad de textos que permitan al
alumno vivir otras experiencias interculturales a través del diálogo, por ejemplo, con la
cultura indígena y de otros países lusófonos; la formulación de las preguntas apenas
moviliza la atención del candidato para interpretar el texto siguiendo un sesgo
intercultural. El enfoque adoptado no muestra mucho del enfoque interaccionista, no
explora bien los aspectos pluriculturales inherentes al texto literario. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27403 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-22T19:48:48Z |
|
dc.date.available |
2022-09-22 |
|
dc.date.available |
2022-09-22T19:48:48Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura - estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação literária |
pt_BR |
dc.subject |
Exame nacional de ensino médio (ENEM) |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino -aprendizagem de língua e literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Literature - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturality |
pt_BR |
dc.subject |
Literary education |
pt_BR |
dc.subject |
National High School Exam (ENEM) |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning of language and literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Fernanda Rayana Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of ENEM literature issues from the perspective of interculturality. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Fernanda Rayana Barbosa. Análise das questões de literatura do ENEM sob a perspectiva da interculturalidade. 2022. 103 fl. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27403 |
pt_BR |