dc.creator.ID |
COSTA FILHO, R. B. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
COSTA FILHO, ROBERTO BARBOSA. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4938451737451535 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Elizabeth Maria da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, ELIZABETH MARIA DA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Elizabeth Maria da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2114551483682345 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, WILLIANY MIRANDA DA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, WILLIANY MIRANDA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MIRANDA, FLÁVIA DANIELLE SORDI SILVA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6472551664103613 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
SANTOS, Eliete Correia dos. |
|
dc.contributor.referee3ID |
SANTOS, ELIETE CORREIA DOS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3267723385743006 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
BOTELHO, Laura Silveira. |
|
dc.contributor.referee4ID |
BOTELHO, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4ID |
BOTELHO, LAURA SILVEIRA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8723594801152544 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta investigação parte da seguinte questão de pesquisa: que sentidos são construídos por
docentes e discentes de um curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa da
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em suas experiências com atividades de
produção de textos na esfera acadêmica propostas em situação emergencial de ensino remoto?
Para possibilitar respostas a essa questão, tem como objetivo geral: investigar sentidos
construídos por docentes e discentes de um curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa
da UFCG em suas experiências com atividades de produção de textos na esfera acadêmica
propostas em situação emergencial de ensino remoto. E como objetivos específicos: 1) mapear
atividades de produção de textos na esfera acadêmica evidenciadas em experiências narradas
por docentes e discentes da Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa da UFCG em situação
emergencial de ensino remoto; 2) identificar abordagens de ensino subjacentes à demanda das
atividades de produção de textos, em situação emergencial de ensino remoto, evidenciadas nas
experiências narradas pelos participantes focalizados; 3) analisar (re)contextualizações de
práticas de letramento envolvendo as atividades de produção de textos mapeadas no contexto
investigado. Teoricamente, considera contribuições dos Novos Estudos do Letramento (LEA;
STREET, 1998, 2014; FISCHER, 2020; STREET, 2012), bem como da filosofia e da pesquisa
educacionais (DEWEY, 1979a, 1979b; KENSKI, 2015a, 2015b; LARROSA, 2020 [2014]).
Metodologicamente, adota, com base nos objetivos, a pesquisa descritiva e exploratória (GIL,
2008) e, com base nos procedimentos técnicos, a pesquisa narrativa (CLANDININ;
CONNELLY, 2011). Filiada ao campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009),
a pesquisa recorre a um paradigma interpretativo (MOREIRA; CALEFFE, 2008) e a uma
abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2000). Focaliza as narrativas, geradas a partir de
entrevistas semiestruturadas (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) on-line via Google Meet, de quatro (04)
docentes e quatro (04) discentes. Também considera dados oriundos de questionários on-line,
aplicados com os respectivos participantes via Google Forms. Os resultados indicam uma
diversidade de atividades de produção de textos vivenciadas pelos docentes e discentes,
realçando gêneros acadêmico-científicos, profissionais e oriundos de outros contextos sociais.
Destacam-se as atividades voltadas para a produção do gênero resenha que demandaram (1) a
sua retextualização em podcast e (2) o uso de texto-fonte live, revelando importantes sentidos
construídos nas experiências dos participantes. Além disso, os sentidos construídos quanto ao
uso de tecnologias digitais nas disciplinas demarcaram realização de escrita colaborativa,
utilização de variadas plataformas digitais, criação de estratégias pedagógicas diversas e
relações com a correção on-line dos textos. Diante do exposto, é possível reconhecer uma
constante presença da abordagem dos letramentos acadêmicos, considerando aspectos
institucionais e socioculturais. Ainda é possível identificar as abordagens de habilidades de
estudo e de socialização acadêmica, com vistas a cumprir objetivos pedagógicos. As
(re)contextualizações de práticas de letramento (FISCHER, 2020) evidenciadas parecem
organizar-se em dois aspectos: os gêneros de texto selecionados/produzidos e as dinâmicas de
aula vivenciadas. A presente pesquisa, portanto, pode contribuir para uma compreensão sobre
o que e como ocorreram algumas das experiências ocasionadas pela situação emergencial de
ensino remoto no contexto focalizado, resguardando-se a memória desse momento sócio-
histórico na educação, além de se tornar uma fonte para estudos futuros sobre os seus possíveis
efeitos retroativos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Lingüística |
pt_BR |
dc.title |
Atividades de produção de textos na esfera acadêmica: abordagens de ensino e (re)contextualizações de práticas de letramento na situação emergencial de ensino remoto. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-06-13 |
|
dc.description.abstract |
This investigation starts from the following research question: what meanings are constructed by
teachers and students of a Licentiate in Letters: Portuguese Language
Federal University of Campina Grande (UFCG) in their experiences with
production of texts in the academic sphere proposed in an emergency situation of remote teaching?
In order to provide answers to this question, its general objective is to investigate
constructed by professors and students of a Licentiate in Letters: Portuguese Language
UFCG in its experiences with text production activities in the academic sphere
proposals in an emergency situation of remote teaching. And as specific objectives: 1) to map
text production activities in the academic sphere evidenced in narrated experiences
by professors and students of the Degree in Letters: Portuguese Language at UFCG in a situation
remote teaching emergency; 2) identify teaching approaches underlying the demand of the
text production activities, in an emergency situation of remote teaching, evidenced in the
experiences narrated by the focused participants; 3) analyze (re)contextualizations of
literacy practices involving text production activities mapped in the context
under study. Theoretically, it considers contributions from the New Literacy Studies (LEA;
STREET, 1998, 2014; FISCHER, 2020; STREET, 2012), as well as philosophy and research
education (DEWEY, 1979a, 1979b; KENSKI, 2015a, 2015b; LARROSA, 2020 [2014]).
Methodologically, based on the objectives, it adopts descriptive and exploratory research (GIL,
2008) and, based on technical procedures, narrative research (CLANDININ;
CONNELLY, 2011). Affiliated to the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006, 2009),
the research uses an interpretive paradigm (MOREIRA; CALEFFE, 2008) and a
qualitative approach (CHIZZOTTI, 2000). It focuses on the narratives, generated from
semi-structured interviews (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) online via Google Meet, of four (04)
teachers and four (04) students. It also considers data from online questionnaires,
applied with the respective participants via Google Forms. The results indicate a
diversity of text production activities experienced by teachers and students,
highlighting academic-scientific, professional genres and those from other social contexts.
We highlight the activities aimed at the production of the review genre that demanded (1) the
its retextualization in podcast and (2) the use of live source text, revealing important meanings
built on the participants' experiences. In addition, the meanings constructed regarding the
use of digital technologies in the disciplines demarcated collaborative writing,
use of various digital platforms, creation of different pedagogical strategies and
relationships with on-line correction of texts. In view of the above, it is possible to recognize a
constant presence of the approach of academic literacies, considering aspects
institutional and sociocultural. It is still possible to identify approaches to skills of
study and academic socialization, with a view to fulfilling pedagogical objectives. At
(re)contextualizations of literacy practices (FISCHER, 2020) evidenced seem
organized into two aspects: the selected/produced text genres and the dynamics of
experienced class. The present research, therefore, can contribute to an understanding of
what and how some of the experiences caused by the emergency situation of
remote teaching in the focused context, protecting the memory of this socio-
history in education, in addition to becoming a source for future studies on its possible
retroactive effects. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27406 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-22T19:59:51Z |
|
dc.date.available |
2022-09-22 |
|
dc.date.available |
2022-09-22T19:59:51Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Situação emergencial de ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Esfera acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades de produção de textos |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagens de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
(Re)contextualizações de práticas de letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Emergency remote teaching situation |
pt_BR |
dc.subject |
Academic sphere |
pt_BR |
dc.subject |
Activities of text production |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching approaches |
pt_BR |
dc.subject |
(Re)contextualizations of literacy practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA FILHO, Roberto Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Text production activities in the academic sphere: teaching approaches and (re)contextualizations of literacy practices in the emergency situation of remote teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA FILHO, Roberto Barbosa. Atividades de produção de textos na esfera acadêmica: abordagens de ensino e (re)contextualizações de práticas de letramento na situação emergencial de ensino remoto. 2022. 124 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. |
pt_BR |