DSpace/Manakin Repository

Um breve histórico da clarineta no período clássico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, D. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Alba Valéria Vieira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. V. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6875576509516680 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Marisa Nóbrega.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, M. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9955034470296186 pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Romero Ricardo Damião de.
dc.contributor.referee2ID ARAÚJO, R. R. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1461825045855989 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso tem como propósito analisar um breve histórico do desenvolvimento técnico da clarineta no período clássico. Além de delinear o perfil profissional e a ligação com os compositores deste período. A pesquisa se desenvolveu através da coleta de dados bibliográficos como livros, artigos científicos, entre outros, em sites científicos na produção em música instrumental. É pretendido neste trabalho expor o processo organológico da clarineta como, também, as características principais do estilo musical de compositores mais relevantes desde período. Podemos ressaltar que a partir deste momento o clarinete se tornou um dos instrumentos de sopro mais utilizado e explorado no repertório sinfônico e camerístico, principalmente pelas obras do renomado compositor W. A. Mozart, sendo até hoje uma das obras mais executadas pelos clarinetistas em várias regiões do mundo, o concerto KV 622, em Lá Maior para clarinete e orquestra. Está obra será apresentada em recital de conclusão do curso, obra esta, muito significante do período clássico, momento este, onde a clarineta foi reconhecida como um instrumento em ascensão, com reconhecimento e a valorização especial de Mozart, mas, também, de Stamitz, tendo como característica um sonoridade cantante e timbre único, apesar de se tratar de um instrumento rudimentar, comparado com o instrumento moderno. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Música pt_BR
dc.title Um breve histórico da clarineta no período clássico. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-23
dc.description.abstract This course conclusion work aims to analyze a brief history of the technical development of the clarinet in the classical period. In addition to outlining the professional profile and connection with the composers of this period. The research was developed through the collection of bibliographic data such as books, scientific articles, among others, on scientific sites in the production of instrumental music. It is from the beginning of the work style that the clarinet organological process as well as the main characteristics of the most relevant musical composer exports. From that moment it became one of the clearest instruments in the world, we can explore and explore in the synonym of works by the composer, A. Mozart, being mainlyne, being today one of the clearest works and used by all clarinetists. , the concerto KV 622, in A Major for clarinet and orchestra. This work will be presented in consideration of the conclusion of the course, a very significant work from the classical period, when the clarinet was recognized as an instrument on the rise, with and the special appreciation of Mozart, but also of Stamitz, having as recognition as a characteristic a singing sound and modern timbre, despite being a rudimentary instrument, compared to the instrument. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27414
dc.date.accessioned 2022-09-23T11:43:36Z
dc.date.available 2022-09-23
dc.date.available 2022-09-23T11:43:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Clarineta - história pt_BR
dc.subject Instrumento musical - clarineta pt_BR
dc.subject História da clarineta – período clássico pt_BR
dc.subject Música de câmara de Mozart - clarineta pt_BR
dc.subject Concerto nº 03 para clarinete e orquestra – Carls Philip Stamitz pt_BR
dc.subject Mozart e Standler – compositores musicais pt_BR
dc.subject Bethoven – compositor musical pt_BR
dc.subject Bähr – clarinetista austríaco pt_BR
dc.subject Embocadura da clarineta pt_BR
dc.subject Clarinet - history pt_BR
dc.subject Musical instrument - clarinet pt_BR
dc.subject History of the clarinet – classical period pt_BR
dc.subject Mozart chamber music - clarinet pt_BR
dc.subject Concert nº 03 for clarinet and orchestra – Carls Philip Stamitz pt_BR
dc.subject Mozart and Standler – musical composers pt_BR
dc.subject Bethoven - music composer pt_BR
dc.subject Bähr – Austrian clarinetist pt_BR
dc.subject Clarinet embouchure pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Diego Maciel de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A brief history of the clarinet in the classical period. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Diego Maciel de. Um breve histórico da clarineta no período clássico. 2022 37f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27414 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta