dc.creator.ID |
BRANDÃO, S. R. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4131262113019646 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FREIRE, Raimundo Carlos Silvério. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FREIRE, R. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4016576596215504 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SERRES, Georgina Karla de Freitas. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SERRES, G. K. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0137382086087353 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A tecnologia CAN é usada na maior parte da indústria automotiva. Essencialmente é dividida em dois contextos: O protocolo de comunicação e o barramento físico. Surgiu em meados da década de 80, inicialmente, como uma tentativa de substituir a enorme quantidade de cablagem usada nos projetos automotivos para tráfego de dados. O protocolo de comunicação de início foi concebido para um identificador de 11 bits, classificado como CAN Padrão, e posteriormente foi estabelecido um modelo com 29 bit, conhecido como CAN Estendido. Em termos físicos, a nível de circuito eletrônico, é implementado via chips e seus circuitos periféricos. Atualmente, a tecnologia segue uma linha de evolução, gerando aperfeiçoamento, novos modelos de tecnologia e aplicabilidades. Este presente trabalho tem por objetivo propor um projeto de placa de circuito impresso que viabilize a aplicação da tecnologia para captura e tráfego de dados em aplicações automotivas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.title |
Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08 |
|
dc.description.abstract |
CAN technology is used in most of the automotive industry. Essentially it is divided into two contexts: the communication protocol and the physical bus. It emerged in the mid-1980s initially as an attempt to replace the massive amount of wiring used in automotive designs for data traffic. The communication protocol at first was designed for an 11-bit identifier, classified as Standard CAN, and later a 29-bit model was established, known as Extended CAN. In physical terms, at the electronic circuit level, it is implemented via chips and their peripheral circuits. Currently, the technology follows a line of evolution, generating improvements, new technology models, and applications. This paper aims to propose a printed circuit board project that enables the application of the technology for data capture and traffic in automotive applications. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-23T19:19:23Z |
|
dc.date.available |
2022-09-23 |
|
dc.date.available |
2022-09-23T19:19:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia CAN |
pt_BR |
dc.subject |
Veículos automotivos - tecnologia CAN |
pt_BR |
dc.subject |
Microcontrolador |
pt_BR |
dc.subject |
Protocolo de comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Barramento CAN |
pt_BR |
dc.subject |
Controlador CAN |
pt_BR |
dc.subject |
CAN technology |
pt_BR |
dc.subject |
Automotive vehicles - CAN technology |
pt_BR |
dc.subject |
Microcontroller |
pt_BR |
dc.subject |
Communication protocol |
pt_BR |
dc.subject |
CAN bus |
pt_BR |
dc.subject |
CAN controller |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
System for using CAN technology in automotive vehicles. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRANDÃO, Sérgio Ricardo de Oliveira. Sistema para uso da tecnologia CAN em veículos automotivos. 2022. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27429 |
pt_BR |