DSpace/Manakin Repository

A matemática nas reportagens jornalísticas: erros, equívocos e intencionalidades.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, A. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEIRA, Gilmara Gomes.
dc.contributor.referee2 LIMA, Aldinete Silvino de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.barbosa
dc.description.resumo Vivemos na Era da informação, inseridos num mundo cada vez mais tecnológico, onde constantemente nos deparamos com situações que envolvem a Matemática, seja no campo financeiro, social, científico, do trabalho etc. Saber Matemática se tornou ainda mais importante, pois com a internet a propagação de notícias, anúncios, propagandas, etc., através das mídias digitais se intensificou consideravelmente e, com isso, as chances de sermos enganados, compreendermos algo de forma equivocada, acreditarmos em fake news, dentre outras situações, se mostraram bem maior e, o conhecimento da Matemática pode auxiliar na compreensão da veracidade ou não de algumas informações propagadas. A partir disso, o nosso trabalho se situa numa perspectiva problematizadora sobre o uso de conhecimentos matemáticos em reportagens ou notícias divulgadas nas diferentes mídias e como isso tem impacto na vida em sociedade. Dessa forma, nosso objetivo geral foi identificar erros, equívocos e intencionalidades em reportagens e notícias jornalísticas e apontar reflexões críticas relacionadas a aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos da vida em sociedade. De forma específica, foram nossas pretensões, i) realizar uma ação exploratória de reportagens e notícias que fizeram uso ou se apresentaram tendo como elemento em suas narrativas, conhecimentos matemáticos, ii) identificar erros e\ou equívocos no uso de conhecimentos matemáticos em reportagens e notícias jornalísticas e, iii) propor reflexões críticas a partir de situações investigadas que indiquem erros ou equívocos, apontando as possíveis intencionalidades. Foi possível apontar, de acordo com o nosso trabalho metodológico de exploração de reportagens e notícias jornalísticas em veículos de mídia da internet que muitas das informações passadas nas mídias contêm números, gráficos, tabelas, porcentagens, etc., ou seja, são muitos os conhecimentos matemáticos utilizados como ferramenta no trabalho jornalístico, mostrando a importância dessa ciência na área da comunicação, uma ferramenta de construção do pensamento crítico para lidar com a imensidão de informações nos inúmeros meios de forma a ter posição crítica nesse contexto do mundo atual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A matemática nas reportagens jornalísticas: erros, equívocos e intencionalidades. pt_BR
dc.date.issued 2022-09-06
dc.description.abstract We live in the Information Age, inserted in an increasingly technological world, where we are constantly faced with situations that involve Mathematics, whether in the financial, social, scientific, work, etc. Knowing Mathematics has become even more important, because with the internet the spread of news, advertisements, advertisements, etc., through digital media has intensified considerably and, with that, the chances of being deceived, understanding something wrongly, believing in fake news, among other situations, proved to be much greater and knowledge of Mathematics can help in understanding the veracity or not of some propagated information. From this, our work is situated in a problematizing perspective on the use of mathematical knowledge in reports or news published in different media and how this has an impact on life in society. Thus, our general objective was to identify errors, misunderstandings and intentions in journalistic reports and news and to point out critical reflections related to social, political, cultural and economic aspects of life in society. Specifically, our intentions were, i) to carry out an exploratory action of reports and news that used or presented themselves with mathematical knowledge as an element in their narratives, ii) to identify errors and/or mistakes in the use of mathematical knowledge in reports and journalistic news and, iii) to propose critical reflections from investigated situations that indicate errors or misunderstandings, pointing out the possible intentions. It was possible to point out, according to our methodological work of exploration of reports and journalistic news in internet media vehicles, that many of the information passed in the media contain numbers, graphs, tables, percentages, etc., that is, there is a lot of knowledge mathematicians used as a tool in journalistic work, showing the importance of this science in the area of communication, a tool for building critical thinking to deal with the immensity of information in numerous media in order to have a critical position in this context of today's world. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27430
dc.date.accessioned 2022-09-23T19:28:50Z
dc.date.available 2022-09-23
dc.date.available 2022-09-23T19:28:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática e Jornalismo pt_BR
dc.subject Notícias jornalísticas pt_BR
dc.subject Conhecimentos matemáticos e comunicação pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Pensamento crítico – matemática pt_BR
dc.subject Mathematics and Journalism pt_BR
dc.subject Journalistic news pt_BR
dc.subject Mathematical knowledge and communication pt_BR
dc.subject Critical thinking – mathematics pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Anderson de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Mathematics in journalistic reports: errors, mistakes and intentions. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Anderson de Lima. A matemática nas reportagens jornalísticas: erros, equívocos e intencionalidades. 2022. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27430 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta