DSpace/Manakin Repository

O descortinamento da imagem da bailarina na graphic novel Polina.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRAZ, L. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5745177132604503 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 pt_BR
dc.description.resumo Formas de expressão artístico-narrativas fazem parte da humanidade desde a pré-história, com os registros rupestres. Tais maneiras de contar histórias se desenvolveram com o passar do tempo, e hoje reconhecemos as histórias em quadrinhos (HQs), que dão vida a enredos através de imagens e palavras, em um sistema de linguagem autônomo. O percurso histórico dos quadrinhos é marcado por um processo de marginalização, que acarretou a diversificação desse universo em diferentes gêneros, desde tirinhas, presentes nos jornais, até as denominadas novelas gráficas, caracterizadas pela extensão, em um formato que mais se aproxima de livros e temáticas mais complexas, como relatos autobiográficos e jornadas de amadurecimento. Este trabalho monográfico tem como objeto de pesquisa a graphic novel Polina (VIVÈS, 2021), em que analisamos a construção simbólica atribuída à figura da bailarina a partir da protagonista que nomeia a HQ. Nesse contexto, consideramos importante compreender a construção verbovisual de Polina, enquanto bailarina, através da análise da sua trajetória formativa, para então verificar os aspectos simbólicos que confirmam ou subvertem os estereótipos sobre essa figura. Dessa forma, as reflexões foram fundamentadas no conceito de narrativa gráfica (EISNER, 2005) e no percurso histórico de constituição dos romances gráficos (GARCÍA, 2012; SALES, 2018); sobre a linguagem quadrinística, temos como aporte teórico as discussões de Ramos (2009), Barbieri (2017) e Cagnin (1975). Além disso, realizamos um estudo temático centrado em uma breve compreensão do processo histórico da dança, balé clássico e dança contemporânea (FARO, 1986; TADRA et al, 2012), bem como leituras focalizadas no valor artístico e filosófico da dança (GARAUDY, 1980); para assimilação do imaginário social e dos simbolismos diante da bailarina, consideramos os estudos de Silva e Feijó (2020) e Silvério (2020). A partir da leitura interpretativa da obra compreendemos um processo de humanização na trajetória formativa de Polina, que subverte estereótipos diante da imagem da bailarina. Com isso, vemos a importância do estudo dos quadrinhos e da interpretação do sistema verbo-visual, além dos recursos específicos da linguagem quadrinística em novelas gráficas, como Polina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title O descortinamento da imagem da bailarina na graphic novel Polina. pt_BR
dc.date.issued 2022-09-01
dc.description.abstract Artistic-narrative forms of expression have been part of humanity since prehistory, with cave records. Such ways of telling stories have developed over time, and today we recognize comics, which bring plots to life through images and words, in an autonomous language system. The historical course of comics had marked by the marginalization process, which led to the diversification of this universe into different genres, from comic strips, present in newspapers, to the so-called graphic novels, characterized by extension, in a format that is closer to books and more complex themes, such as autobiographical accounts and coming-of-age journeys. This monographic work has as its research object the graphic novel Polina (VIVÈS, 2021), in which we analyze the symbolic construction attributed to the figure of the dancer from the protagonist who names the comic. In this context, we consider it relevant to understand Polina's verbalvisual development, as a dancer, through the analysis of her journey, to verify the symbolic aspects that confirm or subvert stereotypes about this figure. Consequently, the reflections had based on the concept of graphic narrative (EISNER, 2005) and the historical path of the constitution of graphic novels (GARCÍA, 2012; SALES, 2018); on the comic book language, we have theoretical support for the discussions of Ramos (2009), Barbieri (2017) and Cagnin (1975). In addition, we carried out a thematic study focused on a brief understanding of the historical process of dance, classical ballet, and contemporary dance (FARO, 1986; TADRA et al., 2012), as well as reads, focused on the artistic and philosophical value of dance (GARAUDY, 1980). For the imaginary social assimilation and symbolism in front of the dancer, we consider the studies of Silva and Feijó (2020) and Silvério (2020). From the interpretative reading of the work, we understand a process of humanization in Polina's formative trajectory, which subverts stereotypes in front of the dancer's image. Therefore, we see the significance of studying comics and the verbal-visual interpretation system and the specific resources of comics language in graphic novels, such as Polina. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27449
dc.date.accessioned 2022-09-26T16:36:38Z
dc.date.available 2022-09-26
dc.date.available 2022-09-26T16:36:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Grafic novel Polina pt_BR
dc.subject Linguagem dos quadrinhos pt_BR
dc.subject Literatura em quadrinhos pt_BR
dc.subject Bailarina pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject Novela gráfica pt_BR
dc.subject Dança e balé clássico - literatura em quadrinhos pt_BR
dc.subject Bastien Vivès - quadrinista francês pt_BR
dc.subject Dança e literatura pt_BR
dc.subject Literatura francesa em quadrinhos pt_BR
dc.subject Cartunista Bastien Vivès - francês pt_BR
dc.subject Graphic novel Polina pt_BR
dc.subject Comic book language pt_BR
dc.subject Comic books pt_BR
dc.subject Ballet dancer pt_BR
dc.subject Comics pt_BR
dc.subject Graphic novel pt_BR
dc.subject Classical dance and ballet - comics pt_BR
dc.subject Bastien Vives - French comic book artist pt_BR
dc.subject Dance and literature pt_BR
dc.subject French literature in comics pt_BR
dc.subject Cartoonist Bastien Vives - French pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRAZ, Luíza Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The unveiling of the ballerina image in the graphic novel Polina. pt_BR
dc.identifier.citation BRAZ, Luíza Oliveira. O descortinamento da imagem da bailarina na graphic novel Polina. 2022. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27449 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta