DSpace/Manakin Repository

O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RAMOS, J. M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3043648324012574 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEIRA, Gilmara Gomes.
dc.contributor.advisor1ID MEIRA, G. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1685699710813202 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.referee1ID ALENCAR, A. C. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2022.tccmon.ramos
dc.description.resumo A busca por recursos que dinamizam as aulas de Matemática é de extrema importância a fim de estimular maior interesse por parte dos alunos em se envolver nas tarefas e construir seu conhecimento matemático. Partindo disso, o presente trabalho intitulado “O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de Matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira” foi pensando como possibilidade para trabalhar Matemática ao mesmo tempo trabalhando com aspectos ligados à cultura regional que é a literatura de cordel. Sendo assim, buscamos identificar quais são as possibilidades didáticas observadas ao fazer uso da literatura de cordel enquanto recurso didático em aulas de Matemática numa turma do 6º Ano, com o objetivo de compreender como esse recurso pode trazer benefícios para as aulas de Matemática. Para tanto, realizamos a intervenção numa turma do 6º Ano na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira, localizada no Município de Sumé-PB. Enquanto fundamentos teóricos, nos baseamos em Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre outros de igual importância. Assim, a pesquisa realizada é de natureza qualitativa onde a coleta de dados se deu, inicialmente, através de um questionário, cujo objetivo era conhecer o perfil dos alunos participantes e a respectiva familiaridade acerca do folheto de cordel e, posteriormente, através da realização de uma oficina sobre a possível relação entre o cordel e a Matemática. Ao término identificamos que a literatura de cordel pode ser um atrativo considerável nas aulas de Matemática, pois ao mesmo tempo que possibilita a criação de um ambiente com característica interdisciplinar, permite que os alunos possam estudar e relembrar conceitos matemáticos a fim de elaborar o respectivo cordel, possibilitando maior interação em sala de aula com a compreensão de que a Matemática vai além dos números e das técnicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo pt_BR
dc.title O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. pt_BR
dc.date.issued 2022-09-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451
dc.date.accessioned 2022-09-26T20:04:48Z
dc.date.available 2022-09-26
dc.date.available 2022-09-26T20:04:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Folheto de cordel e matemática pt_BR
dc.subject String and math flyer pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Math education pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Literature of twine pt_BR
dc.subject Ensino de matemática – educação básica pt_BR
dc.subject Teaching Mathematics - Basic Education pt_BR
dc.subject Recurso didático – folheto de cordel pt_BR
dc.subject Didactic resource – cordel booklet pt_BR
dc.subject Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Father Paulo Roberto de Oliveira School – Sumé – PB pt_BR
dc.subject Valorização cultural – cordel pt_BR
dc.subject Cultural appreciation - cordel pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RAMOS, Jonathan Mayan Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The cordel booklet as a didactic resource for mathematics classes: an experience at Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. pt_BR
dc.identifier.citation RAMOS, Jonathan Mayan Morais. O folheto de cordel enquanto recurso didático para aulas de matemática: uma experiência na Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira. 2022. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27451 pt_BR
dc.description.resumen La búsqueda de recursos que agilicen las clases de Matemáticas es de suma importancia para estimular un mayor interés de los estudiantes por involucrarse en las tareas y construir sus conocimientos matemáticos. A partir de ello, se pensó en el presente trabajo titulado "El cuadernillo de cordel como recurso didáctico para las clases de Matemática: una experiencia en la Escuela Padre Paulo Roberto de Oliveira" como una posibilidad de trabajar la Matemática trabajando con aspectos relacionados con la cultura regional que es la literatura de cordel. Por lo tanto, buscamos identificar las posibilidades didácticas observadas al utilizar la literatura de cordel como recurso didáctico en las clases de Matemáticas en una clase de 6º grado, con el fin de comprender cómo este recurso puede traer beneficios a las clases de Matemáticas. Para eso, realizamos la intervención en una clase de 6º grado de la Escuela Padre Paulo Roberto de Oliveira, ubicada en la ciudad de Sumé-PB. Como fundamentos teóricos nos apoyamos en Estendio (2019), Sousa (2017), Andrade (2013), Barbosa (2017), entre otros de igual importancia. Así, la investigación realizada es de carácter cualitativo, donde la recolección de datos se dio, inicialmente, a través de un cuestionario, cuyo objetivo fue conocer el perfil de los estudiantes participantes y su respectiva familiaridad con el cuadernillo de cordel y, posteriormente, a través de la realización de un taller sobre la posible relación entre el cordel y las matemáticas. Al final, identificamos que la literatura de cordel puede ser un atractivo considerable en las clases de Matemática, pues al mismo tiempo permite la creación de un ambiente con carácter interdisciplinario, permite que los estudiantes estudien y recuerden conceptos matemáticos para poder elaborar los respectivos cordeles, posibilitando una mayor interacción en el aula entendiendo que las Matemáticas van más allá de los números y las técnicas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta