dc.creator.ID |
PEREIRA, I. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0062935831005262 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, L. B. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2040905065494417 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.referee1ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Edjane Esmerina Dias da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, E. E. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6522866229391898 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta monografia se dedica ao estudo do fenômeno da afetividade e sua relação com os processos
de ensino e aprendizagem, com destaque aos envoltos ao nível superior de ensino. Por meio de
uma abordagem qualitativa, pretendeu-se responder a seguinte questão: Quais são as
impressões que alunos universitários possuem sobre a relação entre ensino e afeto? Dessa
forma, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter bibliográfico inspirada nos aportes teóricos da
Psicologia da Educação e da Educomunicação, que nos possibilitaram identificar a confluência
entre afeto e conhecimento, bem como a importância de fomentar uma comunicação saudável
na educação. Também foi elaborado um resgate histórico acerca do funcionamento do Ensino
Superior brasileiro, que nos ajudou a averiguar determinadas problemáticas pedagógicas nas
universidades públicas que sustentam a formação de docentes desconhecedores das relações
entre afetividade e cognição. Sob esse ponto de vista, foi desenvolvida uma pesquisa de campo
por meio de um questionário online aplicado a alunos da rede federal de Ensino Superior, com
o propósito de produzir uma visão geral sobre a maneira com que os estudantes expressam e
compreendem seus sentimentos e emoções no contexto acadêmico. Por sua vez, os resultados
evidenciaram que embora a maioria dos alunos inquiridos prefiram estar inseridos em uma
educação afetiva, a maior parte de seus professores não valorizam a construção de afetos
positivos e não se preocupam com o bem-estar dos estudantes. Nesse sentido, a literatura
utilizada nos possibilitou concluir que a pedagogia tradicional cognitivista, centrada apenas na
transmissão do conteúdo e alheia à dimensão afetiva dos sujeitos, desfavorece a criatividade,
a produtividade, o desenvolvimento intelectual e pessoal do educando. Com efeito, a análise
dos dados nos demonstrou que os universitários respondentes se sentem prejudicados por essa
tradição de ensino que ainda predomina em diferentes graduações. Observamos assim, a
relevância de uma abordagem educativa globalizante que enxergue a pessoa em sua totalidade,
de acordo com suas dimensões biológicas, psicológicas e sociais. Semelhantemente,
constatamos que uma educação humanizadora voltada à transformação não pode ser
construída sem a adoção de gestos de amorosidade e empatia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educomunicação
Comunicação Social |
pt_BR |
dc.title |
Afetividade na universidade: um estudo sob o olhar educomunicativo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-31 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation is dedicated to the study of the phenomenon of affectivity and its relationship
with the teaching and learning processes, with emphasis on those involved in the higher level
of education. Through a qualitative approach, it was intended to answer the following question:
What are the perceptions that university students have about the relationship between teaching
and affection? Thus, a bibliographic research was developed inspired by the theoretical
contributions of Psychology of Education and Educommunication, which allowed us to identify
the confluence between affection and knowledge, as well as the importance of promoting
healthy communication in education. It was also elaborated a historical review about the
functioning of Brazilian Higher Education, which helped us to investigate certain pedagogical
problems in public universities that support the training of teachers unaware of the
interrelationships between affectivity and cognition. From this point of view, a field research
was developed through an online questionnaire applied to students from the federal Higher
Education network, with the purpose of producing an overview of how students express and
understand their feelings and emotions in the academic context. In turn, the results showed that
although most of the surveyed students prefer to be part of an affective education, most of their
teachers do not value the construction of positive affections and do not care about the wellbeing
of students. In this regard, the literature used allowed us to conclude that the traditional
cognitivist pedagogy, focused only on the transmission of content and oblivious to the affective
dimension of each individual, disfavors creativity, productivity, intellectual and personal
development. In fact, the data analysis showed us that the surveyed university students feel
harmed by this teaching tradition that still predominates in different majors. Thus, we observe
the relevance of a globalizing educational approach that sees the person in their entirety,
according to their biological, psychological and social dimensions. Similarly, we find that a
humanizing education focused on transformation cannot be built without the adoption of
gestures of amorosity and empathy. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27472 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-27T22:21:43Z |
|
dc.date.available |
2022-09-27 |
|
dc.date.available |
2022-09-27T22:21:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade na universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Interação professor / aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Educação superior - afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Relação entre ensino e afeto |
pt_BR |
dc.subject |
Afeto e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Affectivity at university |
pt_BR |
dc.subject |
Educational psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher / student interaction |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education - affectivity |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Relationship between teaching and affection |
pt_BR |
dc.subject |
Affection and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian higher education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Izabella Couto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Affectivity in the university: a study from the educommunicative point of view. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Izabella Couto. Afetividade na universidade: um estudo sob o olhar educomunicativo. 2022. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Comunicação Social, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27472 |
pt_BR |