DSpace/Manakin Repository

Afetividade na universidade: um estudo sob o olhar educomunicativo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, I. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0062935831005262 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, L. B. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2040905065494417 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee1ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7230669265797896 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, E. E. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6522866229391898 pt_BR
dc.description.resumo Esta monografia se dedica ao estudo do fenômeno da afetividade e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem, com destaque aos envoltos ao nível superior de ensino. Por meio de uma abordagem qualitativa, pretendeu-se responder a seguinte questão: Quais são as impressões que alunos universitários possuem sobre a relação entre ensino e afeto? Dessa forma, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter bibliográfico inspirada nos aportes teóricos da Psicologia da Educação e da Educomunicação, que nos possibilitaram identificar a confluência entre afeto e conhecimento, bem como a importância de fomentar uma comunicação saudável na educação. Também foi elaborado um resgate histórico acerca do funcionamento do Ensino Superior brasileiro, que nos ajudou a averiguar determinadas problemáticas pedagógicas nas universidades públicas que sustentam a formação de docentes desconhecedores das relações entre afetividade e cognição. Sob esse ponto de vista, foi desenvolvida uma pesquisa de campo por meio de um questionário online aplicado a alunos da rede federal de Ensino Superior, com o propósito de produzir uma visão geral sobre a maneira com que os estudantes expressam e compreendem seus sentimentos e emoções no contexto acadêmico. Por sua vez, os resultados evidenciaram que embora a maioria dos alunos inquiridos prefiram estar inseridos em uma educação afetiva, a maior parte de seus professores não valorizam a construção de afetos positivos e não se preocupam com o bem-estar dos estudantes. Nesse sentido, a literatura utilizada nos possibilitou concluir que a pedagogia tradicional cognitivista, centrada apenas na transmissão do conteúdo e alheia à dimensão afetiva dos sujeitos, desfavorece a criatividade, a produtividade, o desenvolvimento intelectual e pessoal do educando. Com efeito, a análise dos dados nos demonstrou que os universitários respondentes se sentem prejudicados por essa tradição de ensino que ainda predomina em diferentes graduações. Observamos assim, a relevância de uma abordagem educativa globalizante que enxergue a pessoa em sua totalidade, de acordo com suas dimensões biológicas, psicológicas e sociais. Semelhantemente, constatamos que uma educação humanizadora voltada à transformação não pode ser construída sem a adoção de gestos de amorosidade e empatia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educomunicação Comunicação Social pt_BR
dc.title Afetividade na universidade: um estudo sob o olhar educomunicativo. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-31
dc.description.abstract This dissertation is dedicated to the study of the phenomenon of affectivity and its relationship with the teaching and learning processes, with emphasis on those involved in the higher level of education. Through a qualitative approach, it was intended to answer the following question: What are the perceptions that university students have about the relationship between teaching and affection? Thus, a bibliographic research was developed inspired by the theoretical contributions of Psychology of Education and Educommunication, which allowed us to identify the confluence between affection and knowledge, as well as the importance of promoting healthy communication in education. It was also elaborated a historical review about the functioning of Brazilian Higher Education, which helped us to investigate certain pedagogical problems in public universities that support the training of teachers unaware of the interrelationships between affectivity and cognition. From this point of view, a field research was developed through an online questionnaire applied to students from the federal Higher Education network, with the purpose of producing an overview of how students express and understand their feelings and emotions in the academic context. In turn, the results showed that although most of the surveyed students prefer to be part of an affective education, most of their teachers do not value the construction of positive affections and do not care about the wellbeing of students. In this regard, the literature used allowed us to conclude that the traditional cognitivist pedagogy, focused only on the transmission of content and oblivious to the affective dimension of each individual, disfavors creativity, productivity, intellectual and personal development. In fact, the data analysis showed us that the surveyed university students feel harmed by this teaching tradition that still predominates in different majors. Thus, we observe the relevance of a globalizing educational approach that sees the person in their entirety, according to their biological, psychological and social dimensions. Similarly, we find that a humanizing education focused on transformation cannot be built without the adoption of gestures of amorosity and empathy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27472
dc.date.accessioned 2022-09-27T22:21:43Z
dc.date.available 2022-09-27
dc.date.available 2022-09-27T22:21:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Afetividade na universidade pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Interação professor / aluno pt_BR
dc.subject Educação superior - afetividade pt_BR
dc.subject Processo de ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Relação entre ensino e afeto pt_BR
dc.subject Afeto e ensino pt_BR
dc.subject Ensino superior brasileiro pt_BR
dc.subject Affectivity at university pt_BR
dc.subject Educational psychology pt_BR
dc.subject Teacher / student interaction pt_BR
dc.subject Higher education - affectivity pt_BR
dc.subject Teaching learning process pt_BR
dc.subject Relationship between teaching and affection pt_BR
dc.subject Affection and teaching pt_BR
dc.subject Brazilian higher education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Izabella Couto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Affectivity in the university: a study from the educommunicative point of view. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Izabella Couto. Afetividade na universidade: um estudo sob o olhar educomunicativo. 2022. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Comunicação Social, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27472 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta